Skip to content
Início » humanos podem afetar o otimismo dos cães

humanos podem afetar o otimismo dos cães

humanos podem afetar o otimismo dos cães


Cachorro

Publicado – 29 Julho 2024 – 14h03

Atualizado – 29 Julho 2024 – 14h04

Existem várias situações que podem deixar o cachorro estressado: mudanças na rotina, tédio, barulhos altos e solidão são alguns motivos. Mas você sabia que um tutor estressado também pode afetar o emocional dos cachorros? Pesquisadores descobriram que o estado emocional dos humanos influencia diretamente no comportamento do animal. No caso do estresse humano, por exemplo, esse sentimento afeta o bem-estar animal e deixa o cachorro menos otimista em relação às diferentes situações do dia a dia. Veja a seguir os detalhes da descoberta e entenda e como os pesquisadores chegaram a essa conclusão.

Cachorro estressado: você sabia que cães reconhecem as emoções humanas?

Você já deve ter percebido que os cães reagem às emoções humanas. Quando o tutor está feliz, por exemplo, é muito comum se deparar com um cachorro feliz e empolgado, como se eles soubessem exatamente como você se sente. E na verdade, eles sabem mesmo. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, os cães reconhecem as emoções humanas e tomam decisões a partir delas. Isso acontece porque os cães são sensíveis ao comportamento humano, eles conseguem detectar feromônios e agentes químicos no organismo do tutor pelo olfato canino, além de reconhecer e associar expressões faciais a certas emoções.

Pesquisa revela que tutor estressado pode deixar o cachorro estressado e pessimista

Um estudo publicado na revista científica Scientific Reports descobriu que o estado emocional dos tutores de cães pode afetar o otimismo dos animais, alterando o comportamento canino diante certas situações. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores conduziram um experimento com 18 cachorros. Eles foram treinados para reconhecer dois locais onde tigelas de comida eram colocadas: em um deles, sempre havia um petisco para cachorro; já no outro, a tigela estava vazia.

Os cães aprenderam a diferenciar esses dois potes e se aproximavam com mais rapidez do local com petisco do que o sem. Então, para testar o nível de otimismo dos cães em relação aos petiscos, os pesquisadores introduziram mais tigelas entre esses dois locais para ver o quão rápido eles se aproximariam. Uma aproximação rápida revelaria um otimismo do animal em relação ao petisco, enquanto uma abordagem lenta indicaria pessimismo.

Cachorro da raça Collie de pelagem caramelo deitado na cama
Pesquisadores fizeram um teste para mapear o cachorro estressado e pessimista

Depois desse treinamento, os testes foram repetidos, mas dessa vez, os cães foram expostos a odores coletados de voluntários durante atividades estressantes e relaxantes. Os 18 cães foram testados em três situações diferentes: uma tigela sem odor, outra com odor de estresse e outra com odor relaxado. O cheiro humano fez com que os cães se aproximassem mais lentamente das tigelas com nenhum odor ou com odor de estresse, enquanto se aproximavam mais rapidamente do local com exposição ao cheiro relaxado. Isso sugere que os cães se sentiam mais otimistas quanto expostos ao cheiro de relaxamento, e mais pessimistas nas outras duas situações. Dessa forma, os cientistas concluíram que o estresse dos tutores realmente pode influenciar no otimismo dos cães e no seu estado emocional. 

Saiba identificar os sinais de um cachorro estressado

Quem convive com um peludo há um certo tempo não tem muita dificuldade em identificar um cachorro estressado. Afinal, esse sentimento transforma o comportamento do cachorro e demonstra que algo está incomodando o animal. Mas além de afetar o bem-estar e comportamento do pet, o estresse ainda provoca a queda da imunidade, o que compromete a saúde do cachorro. Para evitar que o cão adoeça, é fundamental saber identificar esse sentimento e tomar algumas atitudes. Confira alguns sinais que indicam um cachorro estressado: 

Como deixar o cachorro estressado mais relaxado

Diversas situações podem deixar um cachorro estressado, como a falta de estímulos, socialização falha, acúmulo de energia e mudanças bruscas na rotina. Mas existem maneiras de ajudar o cachorro estressado a relaxar. O primeiro passo é descobrir a origem desse estresse para ajudar o animal da melhor maneira possível. Por exemplo, se o estresse estiver sendo provocado pelo excesso de energia e falta de estímulos, passear com cachorro todos os dias é uma ótima dica para ajudar o animal a relaxar e se sentir mais feliz e confortável em casa. As brincadeiras ao lado do tutor também são super recomendadas para aliviar o estresse dos cães. 

Em alguns casos, especialistas recomendam o uso de floral para cachorro para ajudar no relaxamento do pet. Contudo, existem outras razões que podem deixar o cachorro estressado. Como vimos anteriormente, o próprio estado emocional do tutor pode afetar o cão. Para evitar que isso aconteça, quando o tutor estiver se sentindo mais estressado, é importante que ele tente manter a calma para interagir de uma maneira mais tranquila com o animal. Vale lembrar que um cachorro relaxado e livre de estresse tem uma melhor qualidade de vida e é muito mais feliz.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *