Publicado – 25 Novembro 2024 – 17h06
Atualizado – 25 Novembro 2024 – 17h08
Todo mundo diz por aí que os gatos são animais sutis e pouco expressivos, mas talvez essa visão popular esteja bem prestes a mudar. Cientistas norte-americanos descobriram que os gatos possuem mais de 200 expressões faciais diferentes, o que vai totalmente contra a ideia de que os bichanos não são animais expressivos. A pesquisa revelou que os gatos podem demonstrar uma série de sentimentos, desde contentamento até desconforto… tudo isso com pequenas mudanças faciais que muitos talvez nem consigam notar.
Estudo revela que gatos possuem mais de 200 expressões faciais diferentes
Se você acreditava na ideia de que os gatos são animais sem expressão, saiba que isso está bem longe de ser verdade. Pesquisadores buscaram entender a linguagem corporal da espécie e revelaram, em artigo publicado na revista científica Behavioural Processes, que os gatos domésticos podem exibir cerca de 247 expressões faciais diferentes para se comunicarem entre si.
De acordo com a pesquisa, a domesticação felina e a relação do animal com os humanos teve um impacto no desenvolvimento dessas expressões faciais. Os pesquisadores acreditam que, por viverem em ambientes mais sociáveis e interativos, os gatos desenvolveram técnicas que os ajudam a fortalecer laços e reduzir conflitos, algo que seria mais difícil na realidade de um gato selvagem.
Como os pesquisadores chegaram a essa conclusão?
Para chegar a essa conclusão, os cientistas norte-americanos analisaram o comportamento de 53 gatos de Pelo Curto Inglês, todos adultos e castrados. Para coletar os dados, eles gravaram vídeos dos felinos em um café de gatos localizado em Los Angeles, nos Estados Unidos. Eles filmaram aproximadamente 195 minutos e conseguiram captar cerca de 186 interações felinas.
Para analisar os sinais faciais, os pesquisadores utilizaram um sistema de codificação facial projetado especialmente para felinos, chamado de catFACS (Facial Action Coding System). Esse sistema identifica os movimentos musculares sutis nos rostos desses animais por meio de ferramentas sistemáticas e padronizadas.
Os gatinhos foram observados durante diferentes tipos de interação, como brincadeiras, autolimpeza, disputas e comportamentos defensivos. Os especialistas analisaram como as expressões variam de acordo com o contexto da interação e concluíram que esse é um dos aspectos mais influentes na comunicação entre os gatinhos. Isso só demonstra que a linguagem dos gatos é muito mais complexa e desenvolvida do que acreditavam por aí.
Veja como compreender a linguagem felina por meio das expressões faciais
Os gatinhos são muito mais comunicativos do que imaginam. Para se comunicar com outros animais, eles utilizam uma série de sinais que expressam o que eles estão sentindo e querendo dizer. Apesar do estudo analisar a interação social entre gatos, os tutores também podem identificar o que eles querem dizer. Mas para isso é importante conhecer muito bem o bichano e ter uma atenção especial ao comportamento dele. Veja como identificar alguns sentimentos felinos de acordo com a expressão facial deles:
- Gato com medo: pupilas dilatadas, orelhas voltadas para baixo, corpo encolhido
- Gato tranquilo: orelhas voltadas para o lado e para baixo
- Gato bravo: um gato estressado apresenta olhos estreitos, orelhas e bigodes voltados para trás
- Gato curioso: orelhas viradas para frente
- Gato feliz: olhos semicerrados e orelhas levantadas