Publicado – 01 Agosto 2024 – 13h23
Atualizado – 01 Agosto 2024 – 13h23
O gato Siamês é uma raça queridinha por muita gente. Mas você sabia que existe um bichano muito parecido com ele, que é o Sialata? O gato Sialata, na verdade, é uma mistura de várias raças, mas que costuma ter algumas características do Siamês em evidência. Ou seja, ele é um pet mestiço. Por serem tão parecidos, é normal que muita gente os confunda. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu 8 semelhanças do gato Siamês mestiço e puro. Confira!
1) Padrão de cores do gato Siamês e do Sialata é bem parecido
Uma das coisas que mais chamam a atenção no gato Siamês é a cor dos pelos. Esses pets têm um padrão único que é marcado por uma pelagem mais clara na maior parte do corpo, com as extremidades mais escuras (focinho, orelhas, patas e rabo). Os tons geralmente misturam bege, branco e cinza em tons mais e menos escuros. O mesmo acontece com o gato Siamês mestiço.
2) Aspecto da pelagem dos dois bichanos também costuma ser igual
Tanto o gato Sialata quanto o Siamês não se parecem apenas nas cores, mas no comprimento dos pelos. São bichanos que têm a pelagem curta e rasteira — e uma curiosidade é que eles são gatos que soltam pouco pelo. Ainda assim, a escovação é importante, principalmente nos períodos de troca. Pode haver casos em que o gato Sialata tenha uma pelagem mais comprida por ser misturado com outras raças, mas não é algo tão comum.
3) O gato Siamês, mestiço ou puro, tem um porte médio
O tamanho do gato Siamês puro e do Sialata não difere muito, outro motivo por que tantas pessoas acabam confundindo os dois animais. Em questão de altura, os Siameses e os Sialatas geralmente atingem em torno de 30 centímetros. Já o peso pode chegar a 6 kg, mas muitas vezes fica entre 4 e 5 kg. Eles são pets elegantes e esbeltos!
4) Tanto o gato Sialata quanto o Siamês nascem com pelos brancos
Por incrível que pareça, o gato Siamês filhote e o gato Sialata não nascem com o padrão já estabelecido. Na verdade, esses bichanos nascem completamente branquinhos e a mudança de cor pode acontecer depois de algumas semanas ou meses. Normalmente o escurecimento das extremidades acontece antes do primeiro ano de vida do animal.
5) Alguns problemas de saúde são comuns no gato Siamês e no Sialata
Os cuidados com a saúde do gato Siamês mestiço ou puro não devem ser muito diferentes. Na verdade, esses bichanos costumam compartilhar também algumas patologias que precisam de atenção. Além de problemas mais comuns, como estrabismo, doença renal e doenças respiratórias, um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul alega que a raça Siamesa apresenta maior predisposição para mastocitoma cutâneo, um tipo de câncer de pele em gatos.
Como se não bastasse essa doença, outro estudo da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, também alerta que uma proteína mutante em Siameses pode predispor a problemas neurodegenerativos, como o Alzheimer (ou disfunção cognitiva felina).
6) Expectativa de vida do gato Siamês mestiço e puro é semelhante
Saber quanto tempo um gato vive é uma dúvida de muitos tutores e, embora isso esteja ligado principalmente aos cuidados e condições de saúde do animal, a raça é um fator que pode influenciar nisso. No caso dos Siameses, a expectativa de vida pode variar entre 15 e 20 anos. E, por incrível que pareça, assim como boa parte dos gatos vira-latas, o gato Sialata também tem uma expectativa de vida média de até 20 anos.
7) O gato Siamês puro e o Sialata são brincalhões e dóceis
A personalidade do gato Siamês e do gato Sialata também costuma ser muito parecida. Esses bichanos são conhecidos por serem super ativos, comunicativos e com um comportamento sociável e dócil. São animais que adoram brincar e gastar energia, curiosos por natureza e que vocalizam mais do que o normal para ‘conversar’ com os tutores. Os Siameses e Sialatas amam atenção!
8) Amorosos e apegados, os gatos Sialata e Siamês podem ser um pouco ciumentos
Tanto o gato Siamês mestiço quanto o gatinho puro criam um forte vínculo com seus donos. Eles se apegam com facilidade à família e mostram um lado muito carinhoso com os humanos. Porém, ao mesmo tempo em que isso é ótimo para quem procura um parceiro para todas as horas, é preciso ter uma certa atenção, pois os Siameses e Sialatas também tendem a ser gatos ciumentos.