Publicado – 27 Setembro 2024 – 15h30
Atualizado – 27 Setembro 2024 – 15h30
Além de retirar o cocô e xixi de gato diariamente da caixinha de areia do seu pet, todo tutor também deveria prestar atenção à quantidade de vezes que o animal usa o banheiro. Por mais que pareça um hábito estranho, isso pode revelar muito sobre a saúde felina.
Um felino que faz muito xixi por dia pode estar com algum problema urinário ou renal. Já um gato que às vezes até deixa de fazer cocô provavelmente está com prisão de ventre. Para entender a frequência certa de um gatinho usando o banheiro, o Patas da Casa reuniu algumas informações importantes abaixo.
Quantas vezes por dia os gatos vão ao banheiro?
Como se não bastasse lidar com a limpeza do xixi e cocô de gato, você também deve observar se o seu gatinho faz as necessidades em uma frequência adequada no dia a dia. Geralmente, a quantidade de vezes que um gatinho usa a caixa de areia varia entre três e seis vezes por dia (junto o xixi e cocô).
No entanto, alguns fatores, como a idade do gato, podem interferir nisso. Um gato filhote ou idoso, por exemplo, não tem o mesmo controle da bexiga e do intestino que um animal adulto tem. Por isso, esses pets podem acabar fazendo xixi e cocô mais vezes ao longo do dia.
De toda forma, recomenda-se observar quantas vezes seu gatinho vai ao banheiro para ter uma média diária estipulada, já que isso pode variar de animal para animal. Quando o pet fugir dessa média, é porque pode ter algo de errado com ele.
O que o xixi de gato pode revelar sobre a saúde do seu amigo?
O xixi de gato pode ser um forte indicativo de como está a saúde do animal. Para ser considerado saudável, o xixi deve apresentar um aspecto límpido, com cor que varia entre amarelo-palha e amarelo-ouro. O cheiro, por outro lado, costuma ser forte e desagradável, principalmente se for a primeira urina do dia. Além desses pequenos detalhes sobre o xixi dos gatos, o tutor deve estar atento às vezes que o bichano se alivia.
Quantas vezes ao dia o gato faz xixi?
É normal ver o gato fazendo xixi pelo menos de duas a cinco vezes por dia. Alguns felinos têm um hábito de micção menor, e outros têm um hábito maior – varia de acordo com o pet, por isso a observação do tutor é tão importante para conhecer os hábitos diários do animal.
É normal o gato fazer xixi toda hora?
Uma alta frequência de micção não é considerada normal entre os gatos. Na verdade, grandes volumes de urina várias vezes ao dia costumam estar associados com problemas de saúde bastante perigosos, como a doença renal crônica e diabetes em gato. Já se forem pequenas amostras de xixi de gato muitas vezes por dia, pode ser um indicativo de cistite.
É normal o gato fazer xixi só uma vez por dia?
Não. O ideal é que o gato faça xixi, no mínimo, duas vezes por dia. Uma frequência inferior a essa significa que a ingestão hídrica do animal está muito baixa, e o tutor deve redobrar os cuidados com isso. Se o bichano não beber água em uma quantidade razoável por dia, tende a sofrer com graves problemas renais e urinários no futuro.
O cocô de gato também diz muito sobre a saúde animal
O aspecto de um cocô de gato saudável tem que ter uma consistência firme, de cor marrom e formato alongado e cilíndrico. Ele não pode ser muito duro (pois indica desidratação) e nem muito mole, pastoso ou com revestimento (como muco). Cores diferentes do marrom também precisam de atenção. Além desses detalhes, o tutor deve se atentar às vezes que o gatinho usa o banheiro no cotidiano.
Quantas vezes é normal um gato defecar por dia?
O normal é ver os gatos fazendo cocô pelo menos uma vez por dia. Por esse motivo, as caixinhas de areia devem ser limpas diariamente, garantindo o conforto e bem-estar do animal quando ele precisar usar o banheirinho de novo.
Quanto tempo o gato pode ficar sem defecar?
Os gatos devem evacuar pelo menos a cada 24 horas, ou, no máximo, 36 horas – mas não mais do que isso. Caso contrário, esse é um forte indicativo de que você tem um gato com prisão de ventre. A ingestão de água e de alimentos ricos em fibras, como até mesmo grama para gatos, pode ajudar a resolver o problema.
Quando se preocupar com as fezes do gato?
As fezes dos gatos precisam de atenção quando o pet não evacua diariamente (ou, no máximo, no intervalo de até 36 horas) e quando apresentam alterações fisiológicas na cor, textura, revestimento e aspecto geral. Por isso, se ver que seu gatinho anda fazendo um cocô diferente do considerado ‘saudável’, não hesite em procurar ajuda de um médico veterinário.