Publicado – 27 Setembro 2024 – 13h01
Atualizado – 27 Setembro 2024 – 13h05
A alimentação de um gato filhote é um dos cuidados mais importantes para o desenvolvimento saudável do animal. Nos primeiros meses de vida, os filhotes crescem de modo acelerado, então precisam de uma dieta balanceada que acompanhe esse ritmo. É a alimentação que vai proporcionar ao filhote todos os nutrientes essenciais que precisa para se desenvolver adequadamente.
Além de oferecer uma alimentação de qualidade, é importante que os tutores saibam quantas vezes o gato filhote deve comer por dia, além da quantidade correta de acordo com a idade deles. Entenda a seguir quantas vezes o gato filhote precisa se alimentar por dia, de acordo com os veterinários.
Quantas vezes gato filhote come por dia?
Provavelmente você já se perguntou quantas vezes gato filhote come por dia, especialmente se você é pai ou mãe de pet de ‘primeira viagem’. Essa é uma dúvida normal que acaba surgindo entre os tutores. A ração deve começar a ser oferecida ao filhote durante o período de desmame do gato, que acontece entre os 40 e 60 dias de vida. Eles começam a ingerir uma espécie de papinha e esse processo é fundamental para que o gato filhote se acostume com a ração depois de largar o leite materno.
Depois que o gato filhote já está 100% acostumado a comer ração, é importante ficar atento em quantas vezes o alimento é oferecido ao animal. Veterinários recomendam que os pequenos se alimentem com uma ração para gato filhote entre 4 ou 5 vezes por dia, enquanto adultos entre 2 a 3 vezes. Isso acontece porque o estômago do gato filhote ainda não atingiu o tamanho normal, então eles não conseguem ingerir grandes quantidades de ração de uma vez só. Para garantir que ele receba todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, ele precisa se alimentar mais vezes do que um gato adulto ou idoso, mas em menores quantidades.
Qual é a quantidade de ração indicada para gato filhote?
Outra dúvida super comum que surge entre os tutores é em relação a quantidade de ração que deve ser oferecida diariamente ao animal. Definir uma quantidade exata de ração para o gato filhote é uma tarefa desafiadora, pois isso pode variar de acordo com a idade, o peso e a raça do gato. O ideal é sempre checar as recomendações de quantidade que ficam disponíveis no rótulo do alimento ou consultar um médico veterinário para definir certinho a quantidade ideal de ração. Além disso, vale lembrar que as gramas de ração que um gato come por dia vão aumentando na medida em que ele vai crescendo. Um gato de dois meses, por exemplo, não come exatamente igual um gato de 8 meses.
Qual a melhor ração para gato filhote?
Para que o bichano se desenvolva adequadamente e com todos os nutrientes que precisa para se manter saudável, é importante escolher a melhor ração para o gato filhote. A ração premium ou ração super premium para gato são as melhores do mercado, pois possuem um alto valor nutricional e são produzidas com ingredientes de excelente qualidade.
O alimento deve conter em sua composição um mix de vitaminas, minerais, fibras, gorduras e antioxidantes como ômega 3 e 6. Além disso, essas reações geralmente não possuem corantes e conservantes artificiais que podem fazer mal para a saúde do gatinho.
O sachê para gatos também é uma excelente escolha para a dieta felina e o consumo deve ser incentivado desde o início da vida. Eles são ricos em água, auxiliam na digestão e trazem benefícios para o sistema urinário do gatinho, prevenindo doenças renais. A alta palatabilidade é um incentivo aos pets pela textura, sabor e cheiro mais atrativos.