Publicado – 08 Novembro 2024 – 17h20
Atualizado – 08 Novembro 2024 – 17h20
Medir a inteligência das raças de cachorro pode parecer um desafio para algumas pessoas, mas não é impossível. De maneira geral, o critério para avaliar a inteligência canina é baseado na facilidade que o pet tem de assimilar informações e o quanto ele é rápido para aprender comandos.
Algumas raças, no entanto, surpreendem pela capacidade de entender ordens, resolver problemas sozinhas e até aprender truques complexos com facilidade. Essas raças de cachorro são naturalmente mais sagazes e espertas do que outras, então acabam se destacando. Curioso para saber quais são os cães mais inteligentes? Venha conferir as 7 raças de cachorro que se destacam no quesito inteligência.
1) Border Collie
A inteligência do Border Collie com certeza se destaca das demais raças de cachorro. Esse peludo consegue aprender truques e comandos rapidamente, pois apresentam uma excelente capacidade de se concentrar e focar nas atividades que realizam – não é à toa que ele é considerado o cachorro mais inteligente do mundo.
Grande parte dessa esperteza tem a ver com a própria origem do pet: ele foi criado para guiar ovelhas, e cumpria essa obrigação com maestria. O cachorro Border aprendeu a responder comandos complexos com precisão e era capaz de direcionar os rebanhos apenas com o olhar, sem necessidade de mordidas ou latidos. Além disso, o Border Collie apresenta um forte desejo de agradar, o que facilita bastante o processo de adestramento desse pet.
2) Poodle
Apesar de não ser o cão mais inteligente, o Poodle não fica muito atrás do Border Collie no quesito inteligência. Na verdade, ele é considerado uma das raças de cachorro mais inteligentes do mundo, principalmente devido a capacidade do cãozinho de aprender truques com facilidade.
Quem já teve um Poodle pode afirmar com todas as letras que o adestramento de cães da raça é bem tranquilo, principalmente quando vem acompanhado de petiscos como forma de recompensa. Isso acontece porque esses peludos são obedientes e fazem de tudo para agradar o tutor, então se concentram e se dedicam às ordens que lhes são passadas.
3) Golden Retriever
Considerado uma das raças de cachorro mais amadas, o Golden Retriever faz sucesso em qualquer lugar do mundo. E é claro que isso não é à toa: eles são simpáticos, carinhosos, pacientes, leais e super inteligentes, então não há quem resista à fofura e ao jeitinho desse grandão de pelos dourados.
Mas por que será que eles são tão inteligentes? Acontece que o Golden Retriever é uma raça naturalmente obediente, então eles apresentam uma enorme facilidade em aprender comandos e se adaptar a diversas situações. É por isso que ele é perfeito para atuar como cachorro de suporte emocional, pois além de obediente, ele apresenta a personalidade perfeita para a função.
4) Pastor Alemão
É impossível falar sobre raças de cachorro inteligentes sem citar o Pastor Alemão. Afinal, esses peludos são considerados os cachorros mais fáceis de treinar e se empenham bastante para receber elogios do tutor durante o processo.
Eles gostam de ser estimulados mentalmente e fisicamente, e como são bem apegados e leais à família, se empenham em aprender os comandos que são repassados. Ou seja, eles são obedientes e apresentam uma certa facilidade em aprender comandos, por isso costumam atuar como como cão de guarda e cachorro policial.
5) Labrador
O Labrador é uma das raças de cachorro mais pacientes e espertas que você vai conhecer. Muito usado como cachorro terapeuta e cão-guia, esses peludos são inteligentes, amigáveis e mega obedientes. Eles gostam de agradar o tutor e são focados, então conseguem aprender truques e comandos com facilidade.
Quando os tutores utilizam petisco para cachorro durante o adestramento como forma de recompensa, eles tendem a aprender ainda mais rápido. Além disso, os Labradores são bastante adaptáveis e compreensivos, por isso não costumam apresentar dificuldade em obedecer ordens.
6) Doberman
Considerado uma das raças de cachorro mais briguentas, o Doberman surpreende pela sua forte inteligência. Afinal, ele foi criado originalmente para vigiar e proteger territórios, então a raça Doberman apresenta naturalmente uma personalidade mais atenta, o que facilita – e muito – o seu processo de adestramento.
Ele é aquele cãozinho sagaz e focado, então aprende comandos com poucas repetições – especialmente quando são recompensados pela obediência. É por isso que eles se adaptam muito bem como cão de guarda.
7) Pastor-de-shetland
Muito confundido com o Border Collie, o Pastor-de-Shetland faz parte das raças de cachorro mais inteligentes do mundo. Criado originalmente para ser um cachorro de pastoreio, eles são cães sagazes e conseguem guiar rebanhos com facilidade. Isso acontece porque esse peludo apresenta algumas habilidades que se destacam, como a obediência e o forte instinto de proteção.
Por essa razão, o adestramento de cães da raça Pastor-de-shetland costuma ser bem tranquilo, já que eles gostam de obedecer os tutores e tendem a aprender truques com facilidade.