Enquanto existem raças de cachorro mais carinhosas, como o Golden Retriever, Bulldog e Pug, também existem aquelas raças de cachorro que definitivamente não gostam de muito toque físico. São cães que, geralmente, são mais independentes e, apesar do sólido vínculo com o tutor, eles preferem demonstrar afeto de outras maneiras.
Não quer dizer que o cachorro não gosta de você, viu?! É só que alguns doguinhos realmente não apreciam tantas sessões de carinho quanto outros. Veja abaixo quais são as raças de cachorro que costumam ter essa característica!
1) Chow Chow
A raça Chow Chow exala fofura e lembra um ursinho de pelúcia, por isso parece muito convidativo para fazer carinho. Mas não se engane: por trás dessa carinha peluda, existe um cachorro que não gosta nem um pouco de ser agarrado e acariciado (ainda mais por quem ele não conhece).
O Chow Chow é um parceiro muito leal ao dono, mas ele também tem uma personalidade forte e super independente. Como resultado, ele está na lista de raças de cachorro menos carinhosas — mas até pode aceitar um chamego ou outro dos tutores.
2) Shiba Inu
Outra raça incrivelmente fofa, mas que também não é muito chegada a demonstrações de afeto é o Shiba Inu. Esse cachorro que parece raposa tem origem japonesa, e não é tão ‘dado’ aos humanos quanto outros pets. Por isso, é importante saber como se aproximar da raça Shiba Inu.
Além de ser independente, ele é um cachorro protetor e que costuma estar sempre alerta perto de estranhos. Por outro lado, a relação com a família tende a ser tranquila: o Shiba Inu até gosta de atenção e é incrivelmente fiel, ele só não gosta de colo e de ser muito paparicado.
3) Afghan Hound
O Afghan Hound, também conhecido como cão Galgo Afegão, sempre chama a atenção por ter uma pelagem exuberante, lisa e comprida. É uma das raças de cachorro mais elegantes e charmosas da lista, mas que também não gosta de ser tocada o tempo todo.
Esses doguinhos são bastante independentes, exigem pouca atenção e têm um gênio forte. Por isso, a raça Galgo Afegão pode até parecer um pouco mais distante e reservada do que a maioria dos cães, mas é afetiva do seu próprio jeito e pode ser uma boa companhia para quem procura um pet menos apegado.
4) Lébrel Irlandês
O Lébrel Irlandês (ou Wolfhound Irlandês) é uma das raças de cachorro que menos ‘precisam’ de carinho. Não é que esses cães não gostem de um afago ou outro (moderadamente, claro), mas eles não são do tipo que vão seguir o dono por todo canto em busca de atenção.
Essa raça tem um temperamento dócil e amigável, mas também tem um jeitinho mais independente que explica esse comportamento. Uma dica é sempre passear com cachorro da raça Lébrel Irlandês para deixá-la mais tranquila e receptiva para alguns carinhos, caso você queira um chameguinho a mais.
5) Akita
O cachorro Akita é muito parecido com o Shiba Inu, mas em um tamanho maior. Esses peludos também têm origem no Japão e, apesar de serem relativamente afetuosos com sua família humana, eles preferem o sossego e não ligam muito para receber carinho ou não.
Assim como a raça de cachorro Shiba, o Akita Inu também é independente, com uma personalidade protetora e territorialista. Por isso, se você pensa em já chegar fazendo carinho nesse pet, é melhor ir com calma, porque ele pode não gostar muito disso.
6) SharPei
O cachorro SharPei tem uma aparência peculiar: ele tem o rosto e o corpo cheio de dobrinhas, além de ter a língua azul. O que poucas pessoas sabem é que mesmo parecendo fofinho, essa é uma das raças de cachorro que não ligam e nem gostam tanto assim de afagos.
A raça de cachorro SharPei também é conhecida por ser nada dependente e submisso. É o tipo de pet que só faz o que tem vontade e que exige certo pulso firme do tutor, principalmente na hora do adestramento de cães da raça e da socialização.
7) Cairn Terrier
Embora não seja tão popular por aqui, a raça Cairn Terrier, originária da Escócia, é gentil, enérgica, inteligente e extrovertida. Tem apenas um detalhe: esse é um doguinho que não curte muito carinho e muito menos ficar no colo.
Ele é um cachorro pequeno que tem o tamanho perfeito para se aconchegar nas pernas do tutor, mas não gosta disso. Portanto, é bom respeitar. Apesar disso, o Cairn Terrier demonstra certo apego pelos tutores e gosta de estar pertinho dos humanos, desde que respeitem seu espaço.
8) Basenji
Uma das raças de cachorro que gera muita curiosidade é o Basenji. Ele é um cachorro que não late por causa do formato da laringe, e por isso é um dos cães mais silenciosos que existem. No entanto, emitem alguns rosnados e grunhidos (que é o que eles conseguem vocalizar).
Além dessa característica peculiar, a raça Basenji não é das mais carinhosas e até tem quem pense até que esse cãozinho é indiferente. Mas não é bem assim. O que acontece é que essa é uma das raças de cachorro mais independentes. Apesar do Basenji estabelecer fortes laços com os humanos, ele também valoriza seus momentos sozinho.