Publicado – 04 Setembro 2024 – 17h46
Atualizado – 04 Setembro 2024 – 17h48
O gato idoso passa por algumas mudanças significativas, tanto no comportamento quanto na parte física. Os sentidos — como audição, olfato e paladar — se tornam menos aguçados, e os pelos ficam com uma cor mais esbranquiçada. Mas você já parou para se perguntar se o dente de gato pode cair na velhice?
Para responder essa pergunta, nós entrevistamos a médica veterinária Mariana Lage Marques, que é especialista no assunto. Descubra abaixo o que ela nos contou e saiba quais devem ser os principais cuidados com o dente de gato!
É normal o dente de gato cair na velhice?
Alguns tutores até pensam que o dente de gato cai na terceira idade como se fosse parte de um processo ‘natural’ da vida, mas não é bem assim. O único momento em que isso acontece de forma espontânea é quando o gato troca de dente, geralmente entre três e sete meses de idade.
Conforme Mariana alerta, não é normal o dente de gato cair. “Em geral as quedas acontecem por conta da doença periodontal, que acomete mais de 85% dos animais, principalmente acima dos dois anos de idade, ou por causa de uma outra doença, que é a lesão de reabsorção. Trata-se de uma doença onde a raiz do dente ou parte do dente vai sendo reabsorvido e essa coroa do dente cai”, explica.
Existe ração para gatos idosos que têm problemas dentários?
A ração de gato costuma ser categorizada de acordo com a faixa etária dos pets. Ou seja, existe uma ração específica para filhotes, outra para adultos e outra para idosos. No entanto, conforme a médica veterinária destaca, não existe necessariamente uma ração para gatos idosos com problemas dentários.
Isso significa que não há uma ração que atenda especificamente a essa condição de saúde, principalmente se o dente de gato cai. Mas se a ideia é oferecer um alimento mais ‘molinho’, o sachê para gatos pode ser um grande aliado e que ainda estimula a hidratação felina, afastando doenças renais.
É o que aconselha a médica veterinária: “Em geral, a ausência dentária não faz com que o animal selecione o tipo de dieta. É muito importante que a gente ofereça alimento seco e alimento umedecido para estimular a ingestão hídrica, e o veterinário deve ser consultado para saber qual a dieta mais adequada para o animal.”
Check-ups anuais são essenciais para evitar que o dente de gato caia
Depois que os gatos trocam de dente e ganham a dentição permanente, é fundamental ter muito cuidado com a saúde bucal do seu amigo de quatro patas. Afinal, você não quer que os dentinhos dele caiam do nada, né?
Além de escovar dente de gato com uma certa frequência durante a semana, um hábito que não deve ser deixado de lado, segundo a dra. Mariana, é o check-up anual com um médico veterinário especializado em odontologia. “Com a consulta anual a gente previne os problemas dentários, tanto a lesão de reabsorção quanto a doença periodontal. Esse é o mais recomendado”, orienta.
Dicas para escovar dente de gato e manter a saúde bucal do seu pet em dia
Não importa se você tem um gato idoso, filhote ou adulto: você deve saber escovar os dentes dele. Mas como fazer isso do jeito certo? Além de usar associações positivas, como petiscos e elogios, seguir algumas dicas pode ajudar nesse processo.
“O ideal é que a gente faça a remoção da placa bacteriana utilizando, inicialmente, uma massagem com a gaze. Depois, mais pra frente, a gente faz a substituição dessa gaze por uma escova de dente para gatos de cerda macia (pode ser uma escova pediátrica) para que a gente consiga fazer essa higienização”, sugere a especialista.
O mais importante é acostumar o gato filhote desde cedo com esse processo para que ele não sofra com a perda dentária quando envelhecer. Tenha muita paciência, persistência e não deixe de conversar com um médico veterinário de confiança para tirar possíveis dúvidas.