Skip to content
Início » É assim que você deve calcular a idade dos cachorros

É assim que você deve calcular a idade dos cachorros

  • by
É assim que você deve calcular a idade dos cachorros


Cachorro

Publicado – 19 Setembro 2024 – 15h18

Atualizado – 19 Setembro 2024 – 15h20

Uma dúvida comum de muitos tutores é sobre como calcular a idade dos cachorros do jeito certo. Antigamente, acreditava-se que bastava multiplicar a idade dos cães por sete para descobrir quantos anos ‘humanos’ o animal tinha. No entanto, o tempo passou e cientistas observaram que esse cálculo não fazia muito sentido.

Sendo assim, a forma de medir a idade humana dos cachorros passou por algumas modificações, e hoje é possível entender com mais clareza como isso funciona. Ficou curioso? O Patas da Casa esclarece a seguir tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Como funciona a idade dos cachorros?

O envelhecimento de um cão depende de questões como a raça e o porte do animal. Cada raça envelhece em uma velocidade diferente, e o porte é um dos principais fatores que influencia no cálculo da idade humana dos cachorros.

Mas, na prática, como isso funciona? Primeiro, é importante ter em mente que o desenvolvimento dos cães é acelerado nos dois primeiros anos de vida; e, em seguida, o processo de envelhecimento diminui. Para completar, cachorros grandes tendem a envelhecer mais rápido do que os cachorros pequenos.

É necessário levar em consideração todos esses pequenos detalhes para saber as idades dos cachorros. No entanto, segundo a American Veterinary Medical Association, existem algumas bases que podem ser usadas como referência, como:

  • O primeiro ano de vida do cachorro é equivalente a 15 anos;
  • O segundo ano de vida é equivalente a mais 9 anos humanos (o cachorro fica com 24 anos);
  • A partir disso, basta somar, aproximadamente, 5 anos de vida para cada ano canino.

Vale lembrar que, se você tem um cachorro gigante ou grande, esse cálculo pode não funcionar muito bem. É por isso que especialistas no assunto criaram uma tabela que ajuda a medir a idade dos cães.

cachorro grande do lado de cachorro pequeno
A idade humana dos cachorros depende do porte do animal

Idade dos cachorros: tabela pode ajudar a calcular os anos de vida do pet

Não sabe como calcular a idade dos cachorros, ou acha que precisa de uma ajudinha com isso? É só se guiar pela tabela abaixo, criada pelo American Kennel Club:

Idade humana Cachorro pequeno Cachorro médio Cachorro grande Cachorro gigante
1 ano 15 anos 15 anos 15 anos 12 anos
2 anos 24 anos 24 anos 24 anos 22 anos
3 anos 28 anos 28 anos 28 anos 31 anos
4 anos 32 anos 32 anos 32 anos 38 anos
5 anos 36 anos 36 anos 36 anos 45 anos
6 anos 40 anos 42 anos 45 anos 49 anos
7 anos 44 anos 47 anos 50 anos 56 anos
8 anos 48 anos 51 anos 55 anos 64 anos
9 anos 52 anos 56 anos 61 anos 71 anos
10 anos 56 anos 60 anos 66 anos 79 anos
11 anos 60 anos 65 anos 72 anos 86 anos
12 anos 64 anos 69 anos 77 anos 93 anos

Já se você está se perguntando quantos anos vive um cachorro, a resposta vai depender de muitas variáveis, como genética, estilo de vida e cuidados que o animal recebe (além, claro, do porte e raça).

Estudos científicos recentes apontam que as raças de cachorro que vivem mais tempo incluem nomes como o Papillon, Shiba Inu e Dachshund. Já as raças que vivem menos têm nomes como Cane Corso, São Bernardo e Bulldog Inglês.

Cada uma das idades dos cachorros precisa de cuidados específicos

Saber a idade dos cachorros pode ser muito útil para os tutores adequarem os cuidados com o animal de acordo com a fase de vida dele. Um filhote de cachorro, por exemplo, precisa de uma alimentação específica para esta fase que começa com a amamentação, migra para a transição com o papinho e, por fim, chega à ração para filhotes.

Nesta fase inicial, o cachorro filhote também precisa de atenção redobrada com a saúde. As vacinas e os vermífugos devem ser aplicados logo nos primeiros meses, com intervalos indicados pelo veterinário. Próximo do primeiro cio também se recomenda a castração de cachorro.

Na fase adulta, o cãozinho deve ser alimentado com uma ração apropriada para a faixa etária, além de receber petiscos. Ele também deve ser estimulado com passeios e outros tipos de enriquecimento ambiental que o façam se movimentar e gastar energia. Além disso, é importante não esquecer de reforçar as vacinas anualmente, além dos vermífugos.

Por fim, quando chegamos à idade dos cachorros idosos, o tutor deve aumentar a frequência das visitas ao veterinário. Os check-ups são a melhor forma de acompanhar a saúde do pet e tratar qualquer condição que possa se desenvolver. A alimentação também deve ser adequada para essa nova fase de vida, e, embora o cãozinho não tenha a mesma disposição de antes, precisa continuar recebendo estímulos físicos e mentais.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *