No último sábado (19), a Digital Foundry publicou um vídeo que traz um comparativo detalhado entre as principais tecnologias de upscaling, focando na novidade da Sony, o PSSR, em comparação com o AMD FSR 3.1 e o Nvidia DLSS.
O jogo escolhido para esse teste foi Ratchet & Clank: Rift Apart, que possui uma versão otimizada para o PS5 Pro, além de um port para PC com suporte a diversas opções de upscaling.
Nas análises, o PSSR já demonstra superioridade em várias áreas em que o FSR (que tem sido muito utilizado em lançamentos recentes) tem dificuldade. Um dos principais pontos fortes da tecnologia da Sony está na estabilidade de objetos em movimento, uma área em que o FSR 3.1 enfrenta problemas notáveis, como o que o pessoal da Digital Foundry chama de “disocclusion fizzle” e inconsistências na renderização de partículas e efeitos de transparência.
O PSSR no PS5 Pro apresenta uma maior consistência temporal e apresenta bordas menos serrilhadas e estáveis. A Digital Foundry também destacou que a nova tecnologia da Sony lida melhor com artefatos visuais, especialmente em elementos como a grama. No geral, o PSSR parece oferecer uma experiência gráfica mais estável que o FSR na maior parte dos aspectos, ao menos nesse jogo.
PSSR é um DLSS da NVIDIA?
Vale à pena conferir a análise completa da Digital Foundry em vídeo, de preferência na resolução mais alta possível e em uma tela grande, para observar as diferenças entre os comparativos.
Mesmo assim, é possível ver que, mesmo que o PSSR não esteja exatamente na qualidade do DLSS, que é o atual rei do upscaling no mercado, o resultado de sua imagem fica muito mais semelhante com a tecnologia da NVIDIA do que com o que o FSR produz.
Se ele eliminar os problemas típicos do FSR em outros jogos, como faz neste, acho que as pessoas verão grandes melhorias na qualidade da imagem em relação às versões básicas do jogo para PS5, mesmo com resoluções básicas semelhantes, embora eu esteja dizendo isso com base em um caso muito específico aqui. A resolução interna é bastante alta nesse jogo e talvez as diferenças sejam diferentes em resoluções de entrada mais baixas.
Alexander Battaglia da Digital Foundry
Apesar disso, o PSSR pode até ter vantagens pontuais sobre o DLSS, como mostra o comparativo, em configurações de qualidade mais baixa, os reflexos de Ray Tracing mostram claramente alguns artefatos, que são menos perceptíveis com o PSSR.
Fonte: Digital Foundry.
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Agradecemos por dedicar seu tempo a explorar os artigos24h.
Esperamos que este artigo tenha proporcionado a você uma experiência informativa e envolvente.
Fique ligado para mais descobertas e histórias fascinantes, pois estamos comprometidos em trazer conteúdo de qualidade 24 horas por dia.
Sua curiosidade é a nossa inspiração, e estamos empolgados em continuar essa jornada de exploração e aprendizado juntos.
Até o próximo artigo, e não se esqueça de compartilhar o conhecimento e a diversão com seus amigos.
Continue explorando, continue aprendendo, continue sendo parte da comunidade artigos24h!