Nos últimos dias, foi lançada na Netflix uma série documental intitulada ‘American Conspiracy: The Octopus Murders’ (‘Conspiração Americana: Os Assassinatos da Octopus’), uma série documental que explora a misteriosa morte do jornalista Danny Casolaro.
Em 1991, Casolaro foi encontrado morto em uma banheira no Hotel Sheraton, em West Virginia, com os pulsos cortados entre dez e doze vezes – levando os legistas a acreditarem que ele havia se matado.
Entretanto, o laudo promulgado se tornou bastante controverso após especialistas encontrarem anotações do jornalista sobre um trabalho que chamava de Octopus e que envolvia inúmeras histórias muito familiares aos jornalistas que trabalhavam em Washington nos anos 1980 – incluindo o caso Inslaw sobre um fabricante de software cujo proprietário acusou o Departamento de Justiça de roubar seu produto de trabalho, a teoria da Surpresa de Outubro de que durante a crise de reféns no Irã, o país reteve deliberadamente reféns americanos para ajudar Ronald Reagan a vencer as eleições presidenciais de 1980, o colapso do Banco de Crédito e Comércio Internacional e o Irã-Contra.
Apesar de ter dividido o público, amargando 55% de aprovação no Rotten Tomatoes, a produção fez um sucesso considerável entre a crítica internacional, conquistando 88% de aprovação.
Confira os comentários:
“‘Frustração’ é a palavra que vem à mente…” – Chicago Sun-Times.
“É um corte significativo acima da média dos crimes reais, estética e, principalmente, tematicamente” – Rolling Stone.
“A série de quatro episódios é um estudo envolvente do personagem de um homem possuído e um emocionante thriller de conspiração com implicações de longo alcance” – The Indian Express.
“Envolvente, embora frustrante” – Irish Independent.
Não deixe de assistir:
“‘American Conspiracy’ é uma visão fascinante de um caso que não só tem enormes implicações… Mas também dá muitos insights sobre como os jornalistas podem se aprofundar em histórias que às vezes têm um começo bastante singelo” – Decider.
Relembre o trailer e siga o CinePOP no Youtube:
A série é dirigida por Zachary Treitz.