Skip to content
Início » Como Usar Esse Composto Rico e Eficiente (e Contraindicações)

Como Usar Esse Composto Rico e Eficiente (e Contraindicações)

Bokashi


Ter conhecimento técnico sobre nutrientes e condições ideais para o crescimento vegetal, é essencial para garantir o cuidado com as plantas. Dentro dessa ótica, surge o Bokashi, um adubo orgânico completo, originário da sabedoria oriental, que traz consigo uma grande riqueza nutricional, prometendo eficiência no cuidado com as mais diversas espécies vegetais.

Se você já ouviu falar, mas não sabe exatamente como esse composto funciona, neste texto vamos tentar esclarecer as propriedades, as formas de utilização e as precauções necessárias ao começar a usar o Bokashi na jardinagem.

O que é o Bokashi?

Bokashi é um adubo oriundo de um meticuloso processo de fermentação que combina resíduos de natureza vegetal e animal.

Sua composição inclui uma série de ingredientes valiosos, entre eles, farinhas, como as de osso e peixe, restos de carne, além de tortas de mamona e de algodão, entre outros. A composição também é enriquecida por algas e, um componente crucial, os micro-organismos eficientes.

Estes agentes biológicos, também conhecidos pela sigla EMs, são selecionados por suas capacidades em potencializar a disponibilização de nutrientes para as plantas. Disponível tanto na forma farelada quanto líquida, há uma versatilidade de uso conforme a necessidade do cultivador e do tipo de planta.

Como usar o Bokashi?

3 18

O Bokashi serve para ajudar a potencializar o crescimento de uma ampla gama de vegetais, como as plantas ornamentais, cactos, suculentas, orquídeas, além de vegetais comestíveis.

A forma mais comum de aplicação é a mistura direta no substrato, contudo, para plantas com particularidades de absorção, como as epífitas ou aquelas de extensa densidade radicular, recomenda-se a diluição em água para a rega.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Em relação à dosagem, a orientação é empregar uma colher de sopa para cada vaso com dimensões aproximadas a 20 cm de diâmetro, ajustando a proporção conforme o tamanho do recipiente.

Para preservar a integridade e aumentar a eficácia desse composto, cobrir com uma camada fina de palha é uma prática aconselhável.

Quais são as contraindicações desse composto para as plantas?

2 19

Ao mesmo tempo que o Bokashi é muito indicado por ter ótimos resultados, é importante reconhecer suas contraindicações para garantir um uso seguro e responsável.

Um dos pontos de atenção está na composição que inclui a torta de mamona, substância tóxica para animais de estimação. Portanto, é essencial evitar a aplicação do Bokashi em áreas acessíveis aos seus pets, ou outros animais.

Outro aspecto importante é a consciência de que, por conter micro-organismos vivos, o adubo tem um prazo de validade e pode perder eficácia caso utilizado após esse período.

Por fim, é preciso cuidar para não dar uma superdose de Bokashi para as plantas, seja por excesso ou pela combinação com outros fertilizantes. Isso pode resultar em danos às plantas, um tipo de efeito rebote, que ao invés de ajudá-las a se desenvolver, as prejudicam.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *