Skip to content
Início » Como identificar a doença do carrapato em cachorro?

Como identificar a doença do carrapato em cachorro?

Como identificar a doença do carrapato em cachorro?


Cachorro

Publicado – 18 Julho 2024 – 19h11

Atualizado – 19 Julho 2024 – 11h28

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, nem sempre é fácil identificar ela no animal: os sintomas da doença do carrapato são inespecíficos, o que significa que eles podem ser confundidos com outras condições que afetam a saúde do pet. Por esse motivo, os veterinários recomendam muita atenção ao observar qualquer coisa diferente na rotina do animal para antecipar e facilitar o diagnóstico. Confira quais são os sinais da doença do carrapato em cachorro e outras características do quadro, de acordo com um especialista.

As principais características da doença do carrapato em cachorro

  • Causa: picada de carrapato infectado com a doença
  • Sintomas: febre, coceira, apatia, cansaço, vermelhidão na pele, mucosas pálidas, vômito, diarreia, perda de apetite, perda de peso, sangramento nasal e alterações oftalmológicas e neurológicas
  • Tratamento: uso de antibiótico para cachorro e remédios anti-parasitários
  • Prevenção: remédios ou coleiras para prevenir carrapatos

A médica veterinária Paula Ciszewski explicou a importância do diagnóstico precoce e o que fazer em caso de suspeita da doença: “Sempre que um carrapato for localizado em seu animal, o tutor deve tomar medidas preventivas para que pare com a infestação e ficar atento ao surgimento de sintomas. A doença do carrapato tem cura, então quanto antes o animal for diagnosticado, maiores são as chances de cura. O recomendado é agir rapidamente e levar o animal ao veterinário logo após o aparecimento dos primeiros sintomas.” 

1) A febre é uma das primeiras manifestações da doença do carrapato em cachorro

Embora o cachorro com febre seja um dos primeiros sintomas que surgem no animal infectado pela doença do carrapato, esse não é um sinal muito óbvio, pois o aumento da temperatura corporal é comum a várias outras enfermidades. A febre ocorre quando as células saudáveis do animal começam a ser atacadas por patógenos, então o corpo reage ativando o sistema imunológico para dificultar a sobrevivência dele no organismo. Isso faz com que a temperatura normal do cachorro aumente, indicando que algo não está certo com ele. Se além da febre você reparar que o cachorro está se coçando mais do que o normal, vale dar uma conferida nos pelos para ver se você não encontra um carrapato nele.

2) Doença do carrapato: sintomas incluem vômitos e diarreia com sangue

O cachorro vomitando é outro sintoma inespecífico que pode estar associado a uma infinidade de doenças ou até ingestão de alimentos proibidos. Mas existe outro sinal que pode ajudar a identificar se os vômitos estão associados ou não à doença do carrapato: o cachorro com diarreia com sangue. Esses sintomas combinados acontecem porque a doença do carrapato em cachorro afeta o sistema gastrointestinal dele, causando danos aos vasos sanguíneos. É por isso que o cocô do cachorro frequentemente apresenta sangue.

3) Sintomas da doença do carrapato em cachorro provoca perda de apetite

É muito comum que o animal doente não sinta vontade de se alimentar, fique mais tristinho e sem ânimo para fazer as atividades preferidas, e o mesmo acontece com doença do carrapato. Sintomas como a perda de apetite, apatia e cansaço podem ser observados no animal infectado com a doença, especialmente porque ele fica mais enjoado que o normal. Como consequência, é possível reparar o cachorro emagrecendo. Essa é uma situação preocupante, pois a falta de nutrientes pode dificultar ainda mais o combate da doença e agravar o quadro.

4) Mucosas pálidas são um dos sintomas da doença do carrapato

Existem outros sinais que ajudam no diagnóstico da doença do carrapato em cachorro. Sintomas como as mucosas pálidas ou amareladas, por exemplo, são indicativos de que o pet pode estar com a doença. É possível observar essas características na parte interna do olhos dos pets e também na gengiva. O sintoma pode ter relação com quadros de anemia. 

olhos vermelhos e remelentos de cachorro
Olhos vermelhos e com secreção podem indicar a doença de carrapato em cachorro

5) A doença do carrapato em cachorro provoca manchas vermelhas na pele

Um outro sintoma clássico da doença do carrapato em cachorro são manchas vermelhas espalhadas por todo o corpo do animal. Elas são chamadas de petéquias e são causadas por uma pequena hemorragia nos vasos sanguíneos. Isso acontece porque o causador da doença do carrapato em cachorro se aloja na corrente sanguínea do animal e destrói as plaquetas sanguíneas, provocando pequenas manchinhas vermelhas.

6) Doença do carrapato: sintomas podem provocar sangramento nasal

Um outro sintoma que pode surgir devido a doença do carrapato em cachorro é o sangramento nasal. Isso acontece devido à diminuição das plaquetas, células essenciais para a coagulação do sangue. Esse é um dos sintomas da doença do carrapato em cachorro mais problemáticos, porque indicam que a doença já está avançada e precisa urgentemente ser tratada. Por isso é preciso ter muita atenção ao comportamento animal e as manifestações que ele apresenta para identificar esse quadro o quanto antes. 

7) A doença do carrapato em cachorro compromete os olhos do pet

Ao ser contaminado pela doença do carrapato, é natural que o corpo do cachorro tente combater essa infecção reagindo a ela. Como consequência, essa resposta imunológica pode afetar o olho do cachorro. Eles ficam mais vermelhos do que o normal, podem ficar mais sensíveis à luz e apresentar secreção. A uveíte e conjuntivite em cachorro são duas condições que podem afetar o olho do pet e indicar a doença do carrapato. Se não forem tratadas adequadamente, esse quadro pode evoluir e deixar o cachorro cego.

8) Alterações neurológicas também podem indicar doença do carrapato em cachorro

Embora seja menos comum, a doença do carrapato também pode provocar alterações neurológicas, já que ele afeta o sistema nervoso do cachorro.  Ao entrar em contato com esse sistema, o pet pode apresentar sintomas neurológicos mais graves, como convulsões, fraqueza, problemas de coordenação motora e até mudanças comportamentais. Esses sintomas são mais raros, pois só surgem na fase aguda da doença, ou seja, quando já está muito avançada. 



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *