Skip to content
Início » Como fazer com que o seu lar fique com a sua cara?

Como fazer com que o seu lar fique com a sua cara?

pratos decorativos


Planejar a área interna de uma casa vai muito além da estética. Além de explorarmos o melhor aproveitamento do espaço e funcionalidade de acordo com as demandas de cada morador, também é importante nos atentarmos aos seus gostos e desejos.

A decoração de interiores é também uma expressão da personalidade e estilo de vida de quem habita o espaço. É a arte de transformar um simples ambiente em um lar acolhedor e repleto de significado.

Mas como garantir que a decoração reflita verdadeiramente quem somos? Como fazer com que cada canto do nosso lar conte a nossa história e transmita a nossa essência? É sobre isso que vamos falar neste artigo.

Autoconhecimento

O primeiro passo para imprimir personalidade na decoração do seu lar é conhecer a si. E não estamos falando apenas sobre suas preferências de cores e estilos de móveis, mas de quem você é em sua essência.

Reflita sobre seus gostos musicais, sobre que tipo de filme ou série gosta de assistir, quais seus passatempos, como é seu estilo de vida e quais são suas crenças.

Falamos sobre tudo isso quando começamos o projeto de um novo o lar, pois considero extremamente importante que você se identifique com o lugar em que habita.

Entender sobre você tornará mais simples a escolha de elementos que irão compor o seu lar, gerando identificação e fazendo com que você sinta que aquele é realmente o seu lugar no mundo.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Veja este exemplo: nossa cliente nos contou que ela amava ver pôr do sol, e que ficava chateada por não ter este visual do seu apartamento. Então inserimos um quadro que trouxesse a lembrança de algo tão importante para ela.

sala de tv azul e rose com escritorio
projeto por @meulugar.arq

O sentir

Já parou para refletir como você espera se sentir na sua casa? É comprovado, os ambientes em que estamos inseridos influenciam na forma como nos sentimos, então precisamos ter cuidado com as escolhas dos elementos que irão compor o nosso lar.

Primeiro você precisa saber como espera se sentir, para depois buscarmos o seu estilo de arquitetura.

Você espera calmaria, leveza e paz em sua sala? Tons mais claros serão os mais indicados para essa situação.

sala sofa bege
@historiasdecasa

E na cozinha? Espera se sentir mais energizada para ter ânimo de cozinhar e fazer as tarefas do dia a dia? Podemos inserir cores para este efeito, o laranja é uma cor super energizante.

cozinha terracota

Estilo de arquitetura

Após entendermos quem é você, e como você espera se sentir em cada ambiente da sua casa, vamos entender qual é seu estilo de arquitetura.

Busque por imagens para que você veja diferentes estilos e compreenda qual lhe agrada mais. Depois que entender o seu estilo, veja muitas imagens deste padrão também, para que assim você compreenda quais elementos costumam ser utilizados, e como você pode inseri-los no seu lar.

Os móveis são os elementos principais de conexão de estilo, então é importante prestar atenção nas escolhas. Se você é fã de design escandinavo, opte por peças mais minimalistas, com inserção da madeira, texturas e metais.

mesa jantar madeira com pendentes estilo escandinavo

Se prefere um estilo mais rústico e aconchegante, móveis de madeira e tecidos naturais podem ser mais adequados.

sala estilo rustico com vigas madeira

Além disso, o layout do ambiente também é importante. Organize os móveis de forma a criar espaços que sejam convidativos e reflitam o seu modo de viver.

Cores e texturas

As cores e texturas são poderosas ferramentas na decoração para expressar personalidade.

Lembra quando falei sobre como você espera se sentir no seu lar? Pesquise sobre a psicologia das cores para entender quais as sensações que cada cor desperta e entenda como você pode aplicá-las em cada ambiente. As cores também irão ter conexão com a sua personalidade.

Se você é uma pessoa vibrante e extrovertida, por exemplo, cores vivas e estampas alegres podem ser uma boa escolha.

sala colorida
projeto por @ajpossato_arquitetura

Já se prefere uma atmosfera mais tranquila e acolhedora, tons neutros e texturas naturais podem ser mais adequados.

sala clara com madeira
projeto por @mca_estudio

Objetos e lembranças

Nada imprime mais personalidade em um ambiente do que objetos e lembranças que contam a nossa história.

Os itens de decoração são a cereja do bolo e é neles que você poderá ver com maior riqueza de detalhes a sua personalidade impressa em seu lar. Busque elementos que você se identifique, como quadros relacionados a viagens marcantes ou que representem algo que você goste muito.

Você também pode utilizar decorações que contenham frases relacionadas às suas crenças, fotos de momentos e pessoas especiais e até mesmo itens que tenham história, como, por exemplo, uma relíquia que pertenceu à sua avó.

decoraçao afetiva

Cada item pode ter um significado especial e ajudar a construir a narrativa do seu lar, gerando assim identificação e pertencimento.

estante livros frases

Decorar um lar com personalidade é um processo íntimo e gratificante. É a oportunidade de criar um espaço que seja verdadeiramente seu, onde cada detalhe conta uma parte da sua história.

Ao se conhecer melhor e expressar sua individualidade através das cores, texturas, objetos e móveis, você transforma sua casa em um lugar único e acolhedor, onde você se sente verdadeiramente em casa. Não tenha medo de ser autêntico e deixe sua personalidade transparecer em cada cantinho do seu lar.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *