Skip to content
Início » como aproveitar o espaço e a privacidade

como aproveitar o espaço e a privacidade

layout ideal para cozinha


Atualmente, é muito comum o uso da cozinha conjugada com sala de jantar ou estar, pois criar essa abertura gera amplitude para os ambientes, aproveitando melhor o espaço disponível e melhorando a circulação.

Porém, algumas pessoas ainda preferem manter a cozinha separada dos demais ambientes, pelo fato de a cozinha ser um ambiente com constante uso, apresentando maior desordem, além do cheiro de comida ficar contido neste espaço, sem espalhar para o restante da casa.

Mas a cozinha fechada pode trazer consigo um desafio: como otimizar o espaço disponível? Entender como aproveitar cada centímetro pode fazer toda a diferença na funcionalidade e na estética desse espaço tão importante.

Neste artigo, exploraremos estratégias e dicas para otimizar o espaço em cozinhas fechadas, tornando-as eficientes e agradáveis.

Planejamento e armazenamento eficiente

Um layout funcional é a base para otimizar o espaço em cozinhas separadas. Considere o conceito do triângulo de trabalho, garantindo que a geladeira, o fogão e a pia estejam posicionados de maneira que facilite a circulação e o preparo dos alimentos.

Um design inteligente contribui significativamente para a eficiência da cozinha.

Caso considere utilizar mesa de jantar em sua cozinha, planeje com cuidado o posicionamento dela. Em cozinhas mais espaçosas é possível utilizar até mesmo mesa redonda, mas quando há limitação de espaço, encostar a mesa na parede pode ser uma opção.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

mesa redonda na cozinha cozinha com mesa integrada a marcenaria

Outra estratégia interessante é o uso de bancada retrátil para pequenas refeições. Isso otimiza muito o espaço, pois ela fica armazenada dentro da marcenaria quando não está utilizando.

cozinha com mesa retratil de madeira

Se sua cozinha for pequena, é importante aproveitar muito bem o espaço disponível para armazenamento. Contratar uma profissional para encontrar a melhor solução para você é um ótimo investimento, pois assim você conseguirá extrair o melhor que seu espaço pode proporcionar, tendo uma cozinha funcional e bonita.

cozinha azul

Porta de vidro

Ao optar pela cozinha fechada, considere inserir uma porta de vidro para melhorar a entrada de iluminação. Você também pode utilizar uma divisória ampla, para que assim possa ter flexibilidade em escolher quando a cozinha fica integrada ou fechada.

cozinha com porta de correr de vidro canelado

Balcão de integração

O balcão entre cozinha e sala é super funcional para a integração entre os espaços, principalmente quando recebemos visitas. Enquanto estamos cozinhando, podemos conversar com os convidados que vão se acomodando nas banquetas do balcão.

Se você deseja este tipo de integração, mas não abre mão da cozinha fechada, pode criar uma divisória retrátil bem em cima dele, com porta na lateral. Assim você otimiza o espaço, mantém a integração e ainda tem flexibilidade para abrir e fechar quando desejar.

bancada com divisoria entre cozinha e sala divisoria retratil vidro canelado

Otimizar o espaço em uma cozinha separada dos demais ambientes envolve uma combinação inteligente de planejamento, organização e escolhas que irão elevar o design do seu espaço.

Assim será possível criar uma cozinha que não apenas atenda às necessidades funcionais, mas também se torne um espaço agradável, convidativo e belo.

Lembre-se: sua casa precisa ter a sua cara. Entenda seus gostos, estilo e crie um ambiente único.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *