[ad_1]
A decoração natural, como você pode imaginar pelo nome, tem relação direta com a valorização da natureza no interior de casas e apartamentos.
Esse estilo decorativo cresceu muito durante os anos de pandemia e veio para ficar, principalmente pela forma como é possível “fugir” da rotina do dia a dia e aproveitar um contato maior com a natureza e seus benefícios.
Com mais qualidade de vida, bem-estar e tranquilidade, a decoração natural pode ser facilmente aplicada no seu lar, sem exigir muito tempo ou dinheiro. Entenda agora com essas dicas valiosas e se surpreenda!
Use a madeira na decoração
Primeiro, vamos começar pelo elemento que talvez seja o maior clássico da decoração natural. A madeira é indispensável para quem quer apostar nesse estilo dentro de casa!
Falando nela, leia o post:
Tons de madeira na decoração
Seja qual for o ambiente, como salas ou quartos, a madeira proporciona conforto térmico, charme e uma sensação gigante de acolhimento.
Como é versátil, essa matéria-prima pode ser utilizada em revestimentos (como teto, parede e piso), em móveis e até em objetos decorativos. A ideia é criar uma imagem mais rústica, acolhedora e aquecida.
Uma dica é mesclar os tons mais claros de madeira com os mais escuros para que a decoração fique mais sofisticada.
Inclua cores claras e priorize a iluminação natural
Como o intuito da decoração natural é prezar pelo máximo do que é “natural”, é óbvio que os cuidados com as cores da casa existem.
Logo, para esse estilo, sugerimos a utilização de tons neutros e crus, como é o caso do off-white, cinza, castanho e nude, por exemplo. Outras cores associadas à natureza/floresta são bem-vindas, como o verde, tons terrosos, amarelo, azul e ocre.
Aliás, se você é fã de papel de parede, saiba que as estampas de folhas em alguns detalhes do cômodo garantem um visual ainda mais incrível.
Junto disso, deixe a luz natural entrar em sua casa. Aliada com as cores neutras, a iluminação natural será a combinação certeira para ter um cômodo confortável e muito acolhedor.
Uma sugestão é usar cortinas em tons mais claros e incluir luminárias ou abajures em quartos ou no cantinho de leitura que você possa ter na sala de estar, por exemplo.
Não esqueça das plantas
Claro, na decoração natural, não podemos ignorar o quanto as plantinhas podem ser essenciais para o objetivo principal desse estilo.
Isso porque as folhagens e flores trazem vida ao ambiente de uma maneira única, oferecendo vantagens únicas para a saúde física e mental.
Entre as várias espécies que você pode cultivar em algum espaço de seu lar, recomendamos os lírios da paz, avencas e bromélias. Flores secas também são bem-vindas, como o caso dos arranjos de trigo.
Inclusive, galhos colhidos podem deixar o ambiente ainda mais singular, assim como pedras, troncos e conchas.
Aposte nas fibras naturais
Na decoração natural, não podem faltar as fibras naturais, ou seja, itens decorativos (e até móveis) que possuem esse material em sua estrutura.
Como são de origem natural e artesanal, tais opções combinam muito com esse estilo, dando um ar de tranquilidade e bem-estar ao ambiente.
Um exemplo é o rattan, que é fibra natural trançada, que aparece em cadeiras com assentos ou encostos com tal material, além de jogos americanos ou cestos organizadores.
Cada pequeno detalhe pode fazer a diferença na decoração natural: os tapetes de fibras naturais favorecem uma ideia mais rústica, pois podem até ter textura diferenciada e, claro, são sustentáveis.
Mais uma possibilidade? As cordas! Elas são naturalmente neutras, a não ser que você queira tingi-las de outra cor (embora na decoração natural, o ideal seja a neutralidade), e criam um efeito sensorial ao ambiente onde são colocadas – seja por meio de móveis ou itens decorativos.
Artesanato merece seu lugar
Elementos feitos artesanalmente possuem espaço na decoração natural, afinal o que é feito à mão deixa tudo mais bonito, não é? Sem contar que é um charme muito distinto para o seu lar.
Aqui, estamos falando do crochê, tricô e outros artesanatos que você encontra com facilidade. Para deixar o cômodo mais natural, basta incluir mantas, almofadas, cachepots e outros itens feitos com materiais.
Existem ainda os projetos DIY (do it yourself, ou “faça você mesmo”) que podem estimular sua criatividade e personalizar sua casa.