[ad_1]
Você já deve ter se perguntado se as plantas crescem à noite – ou pelo menos ficou se questionando se elas simplesmente “dormem” durante a falta de luz.
Afinal, o que sabemos bem é que toda planta precisa de uma boa fonte de iluminação para se desenvolver, mas isso significa que ela para de crescer quando o sol se põe?
É isso que você vai entender hoje, especialmente se você é um amante de plantas e faz questão de tê-las sempre saudáveis em seu jardim ou dentro de casa! Continue lendo.
Plantas crescem à noite?
A resposta é sim! A ausência de claridade estimula as plantas a crescer mais rápido à noite. No caso, os fitocromos (pigmentos proteicos que absorvem a energia da luz) das plantas detectam a escuridão, incentivando a produção do hormônio do crescimento, fazendo com que a planta se alongue em busca de luz.
O mesmo processo auxilia as plantinhas a orientar sua folhagem para a luz e ajuda as mudas a se esticar em busca de iluminação.
Logo, sabemos bem que as plantas realizam a fotossíntese, não é? Esse processo é notável e fundamental que sustenta toda a vida na Terra.
Com a luz do sol atingindo as folhas, há a ativação de cloroplastos (que são minúsculos) nas células da planta. A clorofila dentro dos cloroplastos agem como se fossem painéis solares miniaturas capazes de coletar e armazenar a energia da luz solar.
Essa energia é usada para converter dióxido de carbono e água em glicose e oxigênio.
Assim, o oxigênio é liberado no ar como um produto residual. Já a glicose (rica em energia) pode ser usada para seu sustento e crescimento ou mesmo armazenada em raízes, folhas ou frutas para uso futuro.
Ou seja, as plantas usam a luz solar fornecida durante o dia a seu favor e produzem o máximo de comida possível, guardando o excesso. Lógico, a fotossíntese continuará enquanto água e luz (suficientes) estiverem disponíveis.
No entanto, o processo fotossintético cessa no escuro – as plantas não conseguem continuar a fotossíntese, mas são capazes de continuar a respiração (processo de conversão dos nutrientes em energia para suas funções biológicas e crescimento).
Então, o que as plantas fazem à noite?
Bom, as plantas não dormem à noite. Isso já é óbvio. Na verdade, você pode até ficar surpreso com tudo que suas verdinhas são capazes de fazer enquanto você descansa!
Elas respiram
As plantas obtêm energia na respiração, pois envolve a ingestão de oxigênio, o metabolismo de nutrientes e a liberação de dióxido de carbono. Todo organismo vivo usa o processo de respiração para se manter vivo.
Como dito, durante o dia (ou, vamos especificar melhor, quando há presença de luz), as plantinhas realizam fotossíntese.
Entenda sobre:
Luz direta ou indireta: o que é melhor para suas plantas?
Sem luz, sem fotossíntese.
Contudo, como nós, as plantas respiram sem parar, dia e noite. Ao mesmo tempo que estão absorvendo oxigênio e liberando dióxido de carbono, elas “queimam” carboidratos armazenados para alimentar seu crescimento e as funções metabólicas que as sustentam.
Elas crescem
A resposta já foi dada e novamente: as plantas crescem à noite – na realidade, o tempo inteiro.
Durante a respiração, a queima de energia abastece a atividade metabólica e, obviamente, essa atividade inclui o crescimento.
Aliás, como as plantinhas crescem pode variar, ok? Na presença de luz, as plantas direcionam seu crescimento para ela. Já durante a noite, ela tende a ser vertical, não afetada pela tendência diurna de “alcançar” a luz.
Por curiosidade, algumas plantas podem até crescer mais rápido à noite, pois durante o dia elas concentram seus recursos energéticos na fotossíntese.
Elas absorvem água (um pouco)
A absorção de água feita pelas plantas durante à noite acontece em um ritmo muito mais lento do que durante o dia.
O motivo é justamente devido ao processo fotossintético, que exige água. Entretanto, é curioso saber que muito pouco da água que a planta absorve é realmente usada para a fotossíntese – grande parte é liberada na atmosfera durante a transpiração.
Por isso, as plantas transpiram – e perdem água – tanto de dia como de noite, porém é bem menor à noite, já que elas perdem menos água por evaporação.
Algumas plantas florescem
Algumas plantas podem florescer à noite. Da mesma forma que as espécies que florescem durante o dia, as noturnas usam suas flores para atrair polinizadores com pistas visuais e aromas.
Dessa maneira, as plantinhas noturnas evoluíram para florescer quando seus polinizadores estão ativos, como mariposas, morcegos, moscas e besouros, por exemplo.
Geralmente, tais flores tendem a ser brancas ou de tons pálidos e seus aromas são fortes: são adaptações para anunciar sua localização em condições de pouca luz.