[ad_1]
Um casal com 3 filhos que vivem fora de São Paulo comprou um imóvel de temporada: um apartamento de 110 m² na capital, localizado na Vila Clementino, para as semanas em que há cursos, eventos e estudos!
Essa alternativa é excelente para passar esses períodos curtos de tempo, mas ainda garantindo a sensação de lar para toda a família.
A arquiteta Marina Carvalho, cujo escritório leva seu nome, reformou esse dúplex e prezou pela usabilidade, com ideias funcionais de acabamentos e marcenaria, tudo cheio de personalidade.
Sobre o projeto
A customização desse apartamento de 110 m² aconteceu sem quebrar paredes e a profissional aproveitou ao máximo todos os espaços usando materiais viáveis, de fácil manutenção!
“Não removemos paredes, mas o mezanino de estrutura metálica é novo. Optamos pelo pacote de personalização da construtora, que entregou a chave com revestimento de piso, automação, iluminação, ar-condicionado, aspiração central, entre outros benefícios”, explica Marina.
Entre as alterações feitas pela arquiteta, as principais estão relacionadas com os layouts, a marcenaria e os acabamentos.
O propósito foi tornar os espaços fluídos, versáteis e ideais para que a família aproveitasse bem.
Além disso, o pé-direito de 5,50 metros foi usado de modo que acabou mudando a metragem do mezanino de 95 para 110 m²!
O destaque vai para a área de vidro do espaço social que permite a entrada de luz natural e o paredão recebeu por encomenda ripas de concreto como revestimento.
Integração de ambientes
Integrar ambientes é uma tendência e mesmo em espaços amplos, essa ideia pode cair muito bem. Nesse caso do apartamento de 110 m², a sala de jantar se destaca pela modernidade e fluidez, estando integrada entre a cozinha e a sala de estar.
Há uma mistura de madeira, concreto e piso de porcelanato, onde o móvel de madeira começa na cozinha e vai até a sala de jantar, gerando uma sensação de amplitude. A mesa de jantar tem 6 lugares e oferece conforto para toda a família e visitas.
Marina apostou na marcenaria planejada para compor o painel de TV para o living, dessa maneira ele é capaz de esconder um pilar existente e proporcionar harmonia e elegância.
Nesse cômodo, o destaque vai para as escadas modernas que levam ao mezanino: a arquiteta escolheu uma estrutura metálica de pintura automotiva. Os degraus são revestidos de réguas de bambu.
Toda a transformação feita na sala de estar foi pensada para que ela ficasse confortável e convidativa – isso é possível notar pelos móveis, a paleta de cores, a marcenaria e os próprios detalhes decorativos.
E se já não bastasse toda a beleza desse ambiente, os janelões piso-teto deixam que a família aproveite a vista.
A cozinha também ganhou atenção
Esse é o cômodo que logo aparece quando a família entra no apartamento de 110 m², então Marina fez questão de deixá-la colorida, moderna e funcional.
Inclusive, a arquiteta informa que esse ambiente foi aquele que mais sofreu alterações. Houve inversão da pia, que antes ficava voltada para a parede.
Veja também:
Qual é a altura ideal para a pia da cozinha?
Marina também projetou uma península onde a parte que fica para a cozinha possui armários para armazenar os utensílios, enquanto a parte que fica voltada para a área social tem um nicho para acomodar uma adega climatizada.
Como é também uma marcenaria sob medida, a península tem profundidade maior do que uma bancada comum, com exatos 82 cm.
Outro detalhe na cozinha é a presença da torre quente, com forno e micro-ondas, bem como a quantidade de armários e o nicho que abriga a geladeira.
E por último, há a porta de serralheria que separa a cozinha e a lavanderia – esta solução virou uma marca registrada do escritório de Marina. Por meio dessa porta, há a divisão dos ambientes sem afetar a iluminação natural.
Mezanino com dupla função
Como comentamos antes, o mezanino é uma área multifuncional, pois serve tanto como home office quanto quarto de hóspedes.
Os dois ambientes estão bem setorizados, portanto, logo que você entra no espaço, você se depara com a bancada que fica de frente para a vista exterior. Além da mesa, há um armário para armazenar objetos e material de trabalho.
Já o quarto de hóspedes possui um sofá-cama de casal e mesa lateral com objetos decorativos que combinam com almofadas, vasos e a obra de arte que está na parede. Ainda, há um banco que vira mesa de centro, trazendo versatilidade ao espaço.
Quarto e banheiro do casal
O quarto de casal passa a sensação de acolhimento pela marcenaria e cores escolhidas (verde e os tons de madeira) por Marina.
A parede é um painel verde frisado que contrasta com a cabeceira de lâmina de carvalho natural.
Há um armário com portas de correr que vai de uma ponta a outra, TV sem painel e móveis laterais sob medida – tudo para não desperdiçar espaço.
No banheiro do casal, faltava um toque de personalidade que Marina logo resolveu usando a marcenaria como cartada. Com uma laca verde-menta, o gabinete otimiza espaço e gera contraste e cor ao ambiente.