[ad_1]
Uma das etapas mais importantes no planejamento da casa é a seleção do piso ideal. O porcelanato é uma das escolhas mais populares, devido à sua aparência bonita, alta durabilidade e fácil manutenção. Com as informações da arquiteta Danielle Martins, conheça os principais tipos, dicas de como escolher, projetos e mais!
Tipos de porcelanato
Existem vários tipos de porcelanato, com diferentes acabamentos e características. Danielle Martins explica que o que “varia entre eles é o atrito e o brilho”. São eles:
Porcelanato polido
“O polido tem um efeito espelhado e reflexivo”, segundo a arquiteta. Suas maiores vantagens são a fácil manutenção e a sua estética. Entretanto, por causa do polimento, está mais suscetível a manchas. O seu inconfundível brilho traz sofisticação a salas e quartos. Danielle alerta que este tipo não pode ser usado em áreas molhadas, por ser escorregadio.
Porcelanato acetinado
Com um custo mais elevado comparado aos outros tipos, o acetinado é “fosco e pode ser usado em áreas internas molhadas, no piso”, conta Danielle. Este modelo apresenta maior resistência a manchas e riscos, além da variedade de cores. Ideal para quem busca um material discreto e com alta durabilidade, ele pode ser inserido no quarto, sala, cozinha e banheiro.
Porcelanato natural
Como já diz o nome, este porcelanato é natural e sem acabamento. A arquiteta recomenda este tipo de revestimento de superfície fosca para varandas e áreas externas, como espaços gourmet. Entretanto, ele pode ser um pouco escorregadio para ser colocado em bordas de piscina.
Porcelanato esmaltado
A versão do porcelanato esmaltado tem um leve brilho em sua superfície. O que difere este modelo do polido é que neste é aplicado um esmalte, sem o processo de polimento. Liso ou áspero, brilhante ou fosco, o esmaltado pode ser instalado tanto em espaços internos quanto externos de uma casa.
Porcelanato EXT
Caracterizado por ser o mais duradouro e resistente entre todos, o EXT é muito utilizado em espaços externos e da piscina, por não receber acabamento e, assim, não ser escorregadio. Fácil de limpar, esta opção é impermeável.
Porcelanato retificado
O porcelanato retificado passa por um processo adicional de retificação, que deixa suas extremidades retas e precisas. Sua superfície lisa proporciona um acabamento elegante e moderno, podendo ser instalado em locais internos e externos. Uma vantagem é que, por ter menos rejuntes, é mais fácil de limpar.
É importante conhecer pessoalmente cada tipo de porcelanato e verificar cada textura. Escolha aquele modelo que melhor se adeque ao ambiente, que combine com a decoração e que atenda às necessidades do morador.
Porcelanato x Cerâmica
“A cerâmica passa por um processo diferente de produção. Por ser mais simples e tradicional, também é mais barata”, revela Danielle. Já o porcelanato é composto de materiais nobres – “feito de argilas de alta qualidade, minerais e pigmentos”.
A profissional conta que, comparando resistência e durabilidade, o porcelanato é destaque, “especialmente para aplicações no piso”. O piso de cerâmica suja com mais facilidade e exige cuidados extras, enquanto o porcelanato permanece limpo por mais tempo.
Dicas para escolher o melhor porcelanato
Está fazendo uma obra ou uma reforma e ainda tem dúvidas sobre qual porcelanato escolher? Sem problemas! A seguir, confira dicas que vão ajudar na sua decisão:
- Áreas externas: pátios, varandas, garagens e áreas de lazer com piscina – escolha um modelo que tenha um toque levemente áspero, como o EXT e o natural. Opte por texturas mais neutras ou aquelas que imitam madeira – vai ficar lindo!
- Áreas internas: o porcelanato polido é perfeito em salas, cozinhas e quartos, já que dá um toque mais elegante ao espaço. Por ser um piso frio, insira tapetes na decoração, que tornam o ambiente mais aconchegante. Já para o banheiro e lavabos, aposte no acetinado ou esmaltado.
- Valores: Danielle afirma que “o valor está muito ligado ao formato da peça e à exclusividade da estampa”. Entretanto, “em média de R$ 120 a R$ 200 para os formatos 90×90 ou 120×120”. Em relação ao custo-benefício, as melhores “geralmente são as peças de tamanho menor, como o 60×60, por exemplo”.
- Texturas: existem muitas texturas e cores disponíveis, desde porcelanatos que imitam madeira e cimento queimado até porcelanatos marmorizados. A escolha depende do estilo e da preferência do morador. Se deseja um visual mais despojado, o cimento queimado é a aposta certa. Se busca um décor mais sofisticado, considere a textura de mármore.
- Tamanhos: “utilizamos os porcelanatos de 90×90 e 120×120 pelos valores mais atrativos em relação aos grandes formatos e, simultaneamente, por terem um menor número de juntas, deixando o ambiente mais uniforme”, explica Danielle.
De preferência, contrate um profissional para aplicar o porcelanato no seu projeto – “precisa de uma instalação muito criteriosa. Ele não é tão rapidamente instalado se comparado a um piso vinílico, por exemplo, e está suscetível a quebras”.
20 fotos de porcelanato para inspirar o seu projeto
O porcelanato é o queridinho quando se trata de revestimentos para salas, cozinhas, quartos e banheiros. Na sequência, veja diferentes projetos que apostaram neste versátil material e arrasaram na decoração:
1. Selecione a textura que melhor combina com a proposta do ambiente
2. Como o porcelanato que imita madeira, que dá um toque mais quente
3. Ou o porcelanato cinza, que traz um visual mais despojado
4. Esta versão casa muito bem com estilos contemporâneos e industriais
5. O porcelanato polido dá um brilho extra ao cômodo
6. Com ele, o ambiente se torna mais clean e elegante
7. Já o porcelanato acetinado é mais fosco
8. É uma boa opção para quem busca um visual mais discreto
9. Este décor ficou incrível!
10. O porcelanato marmorizado deixou a cozinha mais sofisticada
11. E é uma ótima alternativa para decorações mais luxuosas e clássicas
12. O material é conhecido por sua alta durabilidade
13. E também pela grande resistência
14. Ele pode ser aplicado em ambientes internos
15. Ou na área externa de uma casa
16. O porcelanato na varanda harmoniza com a decoração
17. Outra vantagem é sua fácil manutenção
18. É um revestimento prático para cozinhas e salas
19. Assim como banheiros e lavabos
20. O porcelanato na cozinha ficou deslumbrante!
O porcelanato, independentemente de sua textura ou brilho, faz toda a diferença na decoração. Confira também a matéria de bancadas de porcelanato para cozinhas e banheiros e saiba mais sobre o material.