[ad_1]
O banco é um móvel versátil, que pode ser utilizado em qualquer cômodo da casa. Por isso, é um investimento que compensa, conseguindo usar o móvel de diferentes formas, sem perda de dinheiro.
Não sabe como aproveitar o banco em vários ambientes de seu lar? Sem problemas! A seguir, você confere formas de usar esse móvel, garantindo muito mais beleza e funcionalidade para o espaço. Acompanhe!
Use o banco para aumentar o número de assentos
Vai receber pessoas em casa e precisa de um número maior de assentos para todo mundo? O banco é a solução perfeita, seja de um ou mais lugares! Ele pode ser inserido em cantos vazios da decoração, garantindo maior funcionalidade à área.
Existem bancos confeccionados com diferentes materiais e os de madeira ou metal são mais versáteis. Para garantir um móvel confortável aos seus convidados, prefira os estofados. Outra opção é colocar futon ou almofadas sobre o banco, caso ele não seja estofado.
Para garantir um visual mais bonito na decoração, é importante que o banco e seus complementos estejam em harmonia com o restante dos itens utilizados no espaço.
Se sua sala tiver um estilo de decoração romântico, por exemplo, considere escolher um banco de madeira com detalhes em tons de rosa, branco ou bege, conferindo muito mais charme e elegância para o local.
Vale lembrar que essa ideia pode ser utilizada não somente na sala, mas em outros locais de recepção da casa, como na varanda, jardim, área da churrasqueira, entre outros espaços.
Utilize como mesas acessórias
As mesas acessórias são as de centro e laterais utilizadas na sala, além da mesa de cabeceira. Se o banco for pequeno, ele é mais versátil, podendo assumir o papel de mesa de centro, lateral ou de cabeceira.
Já os modelos de banco grandes normalmente ficam melhores como mesas de centro em salas amplas. Basta posicionar o móvel no local e colocar sobre ele os itens que deseja, como adornos, luminárias e outros objetos de decoração.
Vale ressaltar que essa dica de uso funciona melhor quando o banco não possui parte estofada arredondada, pois permite colocar objetos em sua superfície. Os bancos de madeira são excelentes exemplos.
Transforme o banco em um aparador
Dependendo da altura do banco, ele pode ser utilizado como um aparador, sobretudo se tiver medidas grandes. Sobre ele, dá para colocar itens utilizados na área com frequência, bem como objetos de decoração.
Essa alternativa de uso é perfeita para cômodos como a sala e o home office, ajudando a complementar a decoração com muito mais estilo, além de deixar a área organizada.
Aproveite para ler:
Como usar azulejos na decoração de qualquer ambiente?
Substitua o recamier por um banco
O recamier é um estofado que não costuma ter encosto ou braços. É muito utilizado na sala, em escritórios, no closet e no quarto, especificamente nos pés da cama.
Você pode utilizá-lo nesses ambientes para ter um lugar extra para se sentar ou receber pessoas. Também é uma alternativa que ajuda a complementar a decoração, ocupando espaços vazios com mais personalidade.
Troque as cadeiras da sala de jantar por bancos
Se sua ideia é ter uma sala de jantar mais informal, seja para refeições do dia a dia ou para receber visitas, uma boa opção é substituir as cadeiras desse espaço por bancos.
Para tornar o espaço mais confortável, dê preferência para bancos estofados, pois são mais aconchegantes. Você pode tanto escolher bancos individuais como os coletivos.
Outra boa opção de uso seguindo essa mesma linha é utilizar o banco para montar um canto alemão. Neste caso, mantenha-o encostado na parede, para otimizar ainda mais o espaço e conseguir montar uma área agradável e funcional.
Coloque o banco no banheiro
Se o espaço permitir, considere colocar o banco no banheiro. Ele facilita os cuidados de higiene de crianças e pessoas com mobilidade reduzida, como os idosos e as gestantes.
O ideal é que coloque um banco mais compacto na área, preferencialmente junto à parede. Mas utilize modelos confeccionados com materiais resistentes à umidade e água ou com madeira natural tratada.
Utilize na decoração do jardim
Também existe a possibilidade de usar bancos na decoração do jardim, seja para disponibilizar um móvel para se sentar na área ou para apoio de vasos de plantas.
Como se trata de um móvel que ficará em uma área externa, o ideal é que seja resistente à água da chuva e incidência direta dos raios solares.