[ad_1]
Está em busca de formas de espantar as energias negativas de seu lar? Então, saiba que dá para fazer isso de maneira simples e ainda renovar a decoração: é só usar plantas em casa.
Inclusive, existem plantas específicas que ajudam a afastar energias ruins e o mau-olhado. A seguir, você confere quais são e descobre como cuidar dessas plantinhas!
Arruda
Quando se fala em plantas para afastar energias ruins, a arruda é uma das plantas mais populares. Ela é considerada uma planta de proteção e pode ser usada em rituais ou simplesmente colocada em um vaso na sala.
Aproveite para conferir:
Plantas para janelas ensolaradas
O melhor? Trata-se de uma planta de cuidados simples, portanto, não terá muito trabalho para mantê-la viva. Além disso, ela dá um perfume agradável para o ambiente.
Dá para cultivar arruda em vasos, bem como diretamente no solo de seu jardim ou horta. Ela deve receber sol ao longo do dia e permanece em bom estado quando cultivada em ambientes quentes, com temperatura acima de 18ºC.
Alecrim
O alecrim é conhecido por suas propriedades de limpeza e proteção. Ele pode ser usado em banhos de ervas, incensos ou cultivado em vasos e solo de seu jardim ou horta.
A planta deve receber três horas de sol por dia, no mínimo. Além disso, seu solo deve permanecer sempre úmido. Essa espécie suporta bem curtos períodos de seca, por isso se se esquecer de regá-la por alguns dias não há problema.
O alecrim pode usar usado em arranjos, caso tenha interesse nessa modalidade. Inclusive, dá para combiná-lo com outras plantas que afastam o mau-olhado, ajudando a proteger ainda mais seu lar.
Sálvia
A sálvia é uma planta que ajuda a purificar o ambiente, afastando as energias negativas. Dá para usá-la na decoração em vasos, mas se preferir também é uma alternativa para cultivo no solo do jardim e em quintais.
Essa espécie prefere um solo bem drenado e precisa receber uma quantidade maior de sol para crescer bonita e saudável. Sobre a rega, depende da espécie de sálvia que você cultiva. Algumas devem ser mantidas em solo úmido, enquanto outras são tolerantes à seca.
É possível cultivar essa espécie a partir da semente, mudas e cortes. Se optar pelas duas primeiras alternativas, nossa dica é que escolha sementes e mudas de qualidade e boa procedência, pois são mais duradouras e resistentes a pragas.
Lavanda
A lavanda é amplamente conhecida por suas propriedades calmantes e relaxantes. Ela pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, o que pode ajudar a afastar as energias negativas.
Curiosamente, trata-se de uma planta que gosta de sol, portanto, procure mantê-la sob a incidência da luz solar. Além disso, ela prefere solos calcários e terra bem drenada.
Sobre a rega, recomenda-se evitar que a terra fique encharcada, pois água demais pode comprometer a saúde da planta, levando ao surgimento de doenças, pragas e ao apodrecimento de suas raízes.
Faça a rega a cada dois dias no verão e uma vez por semana no inverno, que é quando a água demora mais para evaporar e a terra permanece úmida por mais tempo.
Cactos
Algumas espécies, como o cacto rosa e o cacto de cristal, são consideradas plantas de proteção. Por isso, podem ser colocados em casa para ajudar a afastar as energias negativas.
Uma das principais vantagens dos cactos é que são plantas de baixa manutenção. E o que isso quer dizer na prática? Significa que não demandam muito trabalho no dia a dia.
Por exemplo, a planta é muito resistente a períodos de seca, porque acumula água em seu interior. Por isso, não há necessidade de regá-la diariamente, como acontece com algumas espécies.
Outro diferencial é que o cacto não precisa de adubo, embora possa se beneficiar dele, principalmente se for uma espécie que floresce. Além disso, não demanda podas regulares. Por isso, é a planta para afastar mau-olhado perfeita para manter em seu lar se buscar algo que não dê trabalho!
Vale lembrar que essas são somente algumas alternativas de plantas para afastar energias negativas. Existem outras e você pode combiná-las no ambiente, por meio do uso de vasos ou arranjos.
Em cantos específicos, como o quarto, procure usar uma planta que tenha algum benefício extra. A lavanda, por exemplo, é relaxante e ajuda a estimular o sono, além de espantar energias ruins.