[ad_1]
Impossível imaginar uma cozinha bem equipada sem pensar neste eletrodoméstico que é básico em qualquer vertente culinária. O liquidificador é prático, versátil, atende às mais diversas faixas de preço e, em todas, facilita suas receitas, dos mais simples sucos às mais elaboradas massas. Mas, como escolher o ideal para você? É para responder a essa pergunta que fizemos uma seleção dos melhores liquidificadores do mercado, considerando desempenho, limpeza, potência, capacidade etc. – tudo que você deve observar para não errar na hora da compra.
Os 7 melhores liquidificadores de 2023
Segredos de liquidificador: resenha completa dos melhores liquidificadores de 2023
Para cada uma das opções acima, selecionamos os detalhes mais relevantes para te auxiliar na escolha do melhor ajudante na cozinha quando o assunto é bater, triturar e misturar ingredientes.
Melhor para a família
Mondial Turbo L1100
- 12 velocidades + pulsar
- 3 litros de capacidade
- 1.100W de potência
O Turbo L-1100W é a escolha perfeita no preparo de receitas tamanho família. Com 3 litros de capacidade total, 12 velocidades e 1.100W de potência, é o modelo ideal para garantir receitas volumosas com rapidez.
No quesito segurança, ele também vai bem: o copo é resistente a quedas, tem sistema de encaixe rápido na jarra e sua base antiderrapante evita que o aparelho escorregue durante o uso.
Outro atributo importante é a função “pulsar”, que mistura sem qualquer dificuldade alimentos pastosos como papinhas de bebê, cremes e smoothies.
Além disso, a função autolimpante auxilia na higienização do copo do liquidificador e das suas lâminas: basta enchê-lo até metade com água e um pouquinho de detergente, apertar o botão pulsar algumas vezes e pronto! As principais queixas ficam por conta do ruído e da trepidação durante o uso.
Pontos positivos
- Alta potência
- Alta capacidade
- Sistema autolimpante
Pontos negativos
- Alto índice de ruído
- Trepidação durante o uso
Um dos melhores da Philips Walita, este modelo ostenta com orgulho atributos que o tornam um dos mais práticos da categoria. O primeiro deles é a jarra inquebrável – “meu filho derrubou da mesa e ela permaneceu intacta”, escreveu uma usuária nos comentários da Amazon. O copo, que comporta um volume de até 3 litros, é feita com TRITAN, o mesmo material utilizado nas janelas dos aviões, super-resistente à queda e variações de temperatura: é possível colocá-lo diretamente no freezer ou usá-lo com líquidos quentes sem que ele rache ou danifique.
A potência é outro ponto interessante. São 1.200W para liquidificar qualquer tipo de alimento em até 12 velocidades, além da função “pulsar”.
No quesito limpeza, o destaque fica por conta das lâminas removíveis, que facilitam a higienização. A queixa mais comum em relação ao produto diz respeito ao encaixe da jarra no corpo do aparelho. Segundo usuários, é preciso mais força do que o normal para acomodá-la com segurança.
Pontos positivos
- Fácil de limpar
- Alta potência
- 2 anos de garantia
“Enfim um liquidificador silencioso”, escreveu um usuário na Amazon e, nas pesquisas do Tua Casa, a avaliação procede: este é um dos modelos da Philips Walita que melhor alinha potência (700W) e conforto sonoro. São 86 decibéis de ruído em 220V e 87 decibéis em 110V. Não é a versão mais potente da marca, nem do mercado, mas nem de longe deixa a desejar no processamento – embora certamente não seja o aparelho ideal para transformar grãos em farinha, por exemplo.
Além disso, tem um tamanho bom, comportando até 2,4 litros e conta com 5 velocidades diferentes, além da função pulsar. As únicas queixas referem-se à dificuldade de bater ingredientes sólidos.
Pontos positivos
- Baixo índice de ruído
- Boa capacidade
Este é o aparelho mais completo do mercado atualmente. Um dos usuários escreveu: “uma obra de arte” – e como o Van Gogh dos liquidificadores, a marca cobra caro. O K400 da aclamada KitchenAid combina tecnologia e design em uma base bastante robusta em metal de ferro fundido e motor com potência de 1.200W. Com capacidade de 1,7 litros e 5 velocidades, além da função autolimpante e outras 3 opções para preparos específicos (gelo, frozen drinks e smoothies), ele conta com garantia de 5 anos.
No quesito tecnologia, uma exclusividade: por meio do sensor eletrônico Intellispeed e do sistema Soft Start, o produto se adapta de acordo com a consistência de cada ingrediente, garantindo não só a textura, mas também o sabor das preparações. Os pontos fracos ficam por conta do peso, devido à base em ferro fundido, do tamanho do copo (considerado pequeno para um liquidificador tão robusto) e das nervuras de difícil higienização.
Pontos positivos
- Alta potência
- Alta tecnologia
- 5 anos de garantia
Pontos negativos
- Aparelho pesado
- Copo pequeno
- Preço
Um dos liquidificadores mais acessíveis do mercado, ideal para preparar receitas rápidas. Tem capacidade de até 1,9 litros na jarra e 2 velocidades, além da função pulsar e autolimpeza. Na potência, são 550W, o que é suficiente para bater bem líquidos, massas e alimentos mais tenros.
O ponto negativo é que deixa a desejar nos sólidos, sendo essa uma das principais queixas sobre o modelo. Ainda assim, pelo preço, faz uma entrega justa no quesito praticidade: é compacto, possui guarda-fio com encaixe para o plugue, conta com sistema de encaixe rápido e base antiderrapante, somando pontos nos atributos de segurança.
Pontos positivos
- Base antiderrapante
- Sistema autolimpante
- Guarda-fio e plugue
Para quem mora sozinho ou não é dado às receitas mais elaboradas, o Blender Oster é um produto fácil de usar e multifuncional. A base é antiderrapante e o modelo traz 2 squeezes com tampa à prova de vazamentos, além de alça para transporte, o que é perfeito para esportistas ou adeptos de academia.
Além de resistentes à queda e temperatura (inclusive para bebidas quentes), os recipientes se destacam pelo design – um dos fortes da marca.
Para além dos sucos e vitaminas, as lâminas do Blender Oster são eficientes na hora de cortar legumes e vegetais que podem compor molhos e recheios, por exemplo. A principal queixa é a dificuldade no encaixe e a fragilidade do motor.
Pontos positivos
- Bom para líquidos
- Design e acabamento
- Copo portátil
Pontos negativos
- Difícil encaixe
- Baixa potência
Este é um dos liquidificadores mais velozes da Oster. É excelente com os sólidos, transformando facilmente grãos em farinha, além de performar superbem na mistura de líquidos que vão de vitaminas a caldos. Além disso, a jarra é de vidro, o que significa que não precisa esperar os ingredientes esfriarem para usá-la.
Aliás, é justamente o vidro que faz deste um dos modelos mais higiênicos do mercado. Outro ponto positivo neste quesito é que você consegue desmontar totalmente a parte da jarra, o que possibilita lavar as lâminas, a borracha de vedação e a base do copo, tudo separadamente. Já para limpar o corpo do conjunto, basta um pano úmido.
Os contras do aparelho ficam por conta do alto nível de ruído e do tamanho do copo. O ruído se justifica pela alta potência do motor. Já o copo de 1,25 litros é uma das maiores queixas dos usuários na Amazon, embora seja consenso que “é mais do que suficiente para um casal ou quem está solteiro”.
Pontos positivos
- Fácil de limpar
- Suporta ingredientes quentes
- Alta velocidade
Pontos negativos
- Alto índice de ruído
- Copo pequeno
O que observar antes de escolher o melhor liquidificador para você
Analisar a potência do aparelho e a facilidade na limpeza são algumas das principais dicas na hora de comprar o seu, mas outros requisitos se destacam na decisão sobre este eletroportátil essencial.
- “Pulsar”: se a sua ideia é lidar com sólidos, o recomendado é que seu aparelho conte com a função “pulsar”. Esta é uma funcionalidade separada das velocidades comuns e faz com que o liquidificador atinja sua rotação máxima com um único toque.
- Capacidade: quanto mais gente na sua casa, maior deve ser o copo. Leve em consideração se as preparações que você costuma fazer exigem grandes quantidades de ingredientes e se você recebe muitas visitas.
- Material: copos de acrílico ou de vidro? O acrílico é mais leve e resistente a quedas, mas é comum acumular resíduos que geram manchas e odores, impactando diretamente na durabilidade do aparelho. Já o vidro é mais higiênico, não solta nenhum tipo de substância ao longo do tempo e não interfere no sabor do alimento, mas requer cuidados devido à baixa resistência a impactos.
- Potência: para um aparelho que consiga lidar com o máximo de ingredientes possível, o ideal é que ele esteja acima dos 500 watts – lembrando que quanto maior a potência, maior o consumo de energia e, possivelmente, o ruído.
- Lâmina: preste atenção na qualidade e na quantidade de lâminas caso pretenda moer grãos ou triturar gelo em grandes quantidades. Alguns modelos contam com mais ou menos folhas, além de filtros que evitam o acúmulo de resíduos ao redor das lâminas.
- Conforto sonoro: na hora da compra, verifique a escala de ruído apresentada pelo aparelho, definida pelo Selo de Ruído, uma iniciativa exigida pelo Inmetro em conjunto com o Ibama. A gradação vai de 1 a 5, sendo que 1 indica um produto mais silencioso e 5, um mais barulhento.
- Garantia: por fim, observe o tempo de suporte que a marca disponibiliza para não ficar na mão caso o aparelho apresente qualquer problema.
Escolher um liquidificador adequado às suas prioridades e necessidades é o primeiro passo para tornar sua vida na cozinha mais simples e prática. Com este hall de dicas e sugestões, é hora de encontrar um para chamar de seu. E, depois do liquidificador, que tal buscar um robô aspirador para a sua casa?