[ad_1]
Plantar tomate orgânico em casa é uma solução para ter um alimento saudável e seguro para sua saúde. O melhor? A um preço muito mais acessível do que no supermercado!
Mas como plantar tomate orgânico em casa? A seguir, apresentamos um passo a passo para te ajudar nessa tarefa. Continue a leitura e confira nossas dicas para ter uma colheita de qualidade.
1. Escolha o local perfeito para plantar tomate orgânico em casa
Um dos segredos para que tenha sucesso no cultivo é escolher o local perfeito para plantar tomate orgânico. O ideal é que o lugar tenha boa incidência de luz solar, preferencialmente o sol da manhã, que é mais suave.
Se gosta de ter alimentos em sua horta, veja também:
Como plantar batata-doce?
O clima perfeito para cultivo do tomateiro é o ameno ou quente, com temperaturas que variam entre 20ºC e 26ºC. No entanto, a partir de 15ºC já dá para conseguir tomates bonitos e grandes, mas a temperatura máxima não deve ultrapassar os 35ºC.
Você pode plantar o tomate diretamente no solo de seu jardim ou em vaso. Caso opte por essa última alternativa, o recipiente deve ter furos em sua parte inferior, para escoamento da água da rega.
Se a região onde você vive não tem essas características climáticas, dá para cultivar tomate orgânico em uma pequena estufa.
2. Defina entre plantio por mudas ou sementes
Você pode fazer plantio do tomate usando mudas ou sementes. Por mudas é possível acelerar o processo. Já por sementes é preciso germiná-las usando vasos, sementeiras ou qualquer outro recipiente.
Depois do processo de germinação, deve-se fazer o transplante da muda para o local definitivo de cultivo. Se não quiser ter essa etapa a mais, faça o processo de germinação diretamente no local definitivo de plantio do tomate.
Ao optar pelo cultivo por sementes, é muito importante escolher alternativas de qualidade, pois elas são mais resistentes a doenças e pragas, dando frutos bonitos e saborosos.
3. Prepare o solo para cultivo do tomate orgânico
O solo precisa receber uma atenção especial para garantir que seja adequado para cultivo. Ele deve ter pH entre 5,5 e 7, bem como possuir boa drenagem. Além disso, precisa ser um solo fértil.
Para fazer a preparação da terra, use uma pá ou ancinho para deixá-la fofa. Com isso, a planta conseguirá se enraizar com maior facilidade. Caso a terra não seja fértil, você pode colocar um adubo orgânico nela.
4. Faça o plantio da muda ou semente
Depois do preparo da terra, chegou o momento de fazer o plantio da muda ou semente de tomate. Recomenda-se que faça uma pequena cova na terra, como se fosse uma caminha, e coloque a muda ou sementes germinadas. Se optar pelas sementes, elas não devem ficar muito juntas.
Então, cubra o local com um pouco de terra. Se ainda não colocou o adubo orgânico, esse é um bom momento para utilizá-lo. Dá para usar esterco para forrar o espaço de cultivo, cobrindo a terra com uma camada fina do adubo.
Outra opção é usar cascas de ovos como adubo, basta amassá-las até que virem farinha e jogar o pó sobre a superfície de cultivo. Há, ainda, a possibilidade de reaproveitar a borra de café, utilizando-a como adubo orgânico para sua plantinha.
5. Faça a rega regularmente
A rega é importante para fornecer água ao tomateiro, contribuindo para que consiga se desenvolver e crescer com saúde. Na primeira semana após o cultivo, as regas devem ser diárias, de preferência pela manhã, mantendo a terra úmida.
Depois dessa primeira semana, dá para espaçar a rega, realizando-a sempre que identificar que a terra está ficando seca. É fundamental regar a planta corretamente, para evitar que a plantinha morra.
Mas como fazer esse processo? Simples: coloque água suficiente para deixar o solo úmido e não encharcado. O excesso de água traz problemas como o apodrecimento das raízes do tomateiro, pragas e doenças. Além disso, não molhe as folhas da planta, para evitar fungos. A água deve ser colocada diretamente na terra.
6. Aguarde o período certo para colheita
O tempo certo para colheita varia de acordo com a espécie de tomate que plantou. Tomates que têm crescimento regular podem ser colhidos entre 7 e 8 semanas após a data do cultivo. Já tomates grandes devem ser colhidos entre 10 e 16 semanas.
Para conferir se já estão bons, verifique se estão maduros.