Embalar para Viagem
As tradições de Alagoas estão fortemente influenciadas pelos tempos da colonização e ainda preserva suas tradições folclóricas, culinária e artesanato.
A culinária, o folclore e o artesanato são aspectos importantes da cultura alagoana e são fontes significativas de renda para o estado, através do turismo.
A tradição no artesanato e bordados é forte, e eles são considerados os mais bonitos, variados e valiosos do Nordeste, sendo produzidos.
O artesanato em Alagoas é extremamente diversificado, com peças produzidas a partir de materiais como palha, cerâmica, madeira, couro, casca de coco, fibra de bananeira e bordados.
Estes trabalhos manuais são transmitidos de geração em geração e têm grande procura no mercado nacional e internacional
caracterizando uma grande parte do comércio e da renda na região.
A culinária alagoana também é uma parte importante da cultura local. Além dos artesanatos, a gastronomia é variada e saborosa
com destaque para a qualidade e variedade de frutos do mar, carnes, doces e sucos de frutas tropicais.
O folclore alagoano tem suas raízes na história e nas tradições dos três grupos que formaram o povo brasileiro: negros, brancos e índios.
As festas religiosas incluem o Mané do Rosário, Bandos dos Carnavalescos, Cambindas, Negras da Costa, Samba do Matuto, Caboclinhos, Torés de Índio e Xangô
A Peja (marcação do gado) é outra festa popular e tradicional. Entre as danças típicas, destacam-se o Bate-Coxa e o Coco.