Skip to content
Início » esta é a planta com maior potencial tóxico para o seu pet

esta é a planta com maior potencial tóxico para o seu pet

esta é a planta com maior potencial tóxico para o seu pet


Cachorro

Publicado – 07 Novembro 2024 – 12h25

Atualizado – 07 Novembro 2024 – 12h25

Existem várias plantas tóxicas para cachorro e gato que precisam de atenção. O que poucas pessoas sabem é que algumas são consideradas mais perigosas do que outras. Tem quem pense que quem lidera essa lista é o lírio-da-paz ou a costela-de-adão, mas, na verdade, a pior planta de todas é outra.

Trata-se de uma planta ornamental, que costuma ser muito usada em design de interiores e no paisagismo. Ficou curioso para saber qual é a planta com maior potencial tóxico para cães e gatos? Continue lendo e descubra a resposta!

A pior planta para a saúde de cães e gatos é muito usada em decorações

O lírio-da-paz e a costela-de-adão são, de fato, plantas tóxicas para gatos e cães que podem causar vários problemas ao organismo do seu pet. A costela-de-adão contém oxalato de cálcio, que pode atacar o sistema gastrointestinal dos bichinhos, enquanto o lírio-da-paz pode afetar seriamente o fígado e rins. Mas sabia que elas não se comparam com a pior planta?

A planta mais tóxica para cachorros e gatos é a azaleia. Isso porque essa plantinha, apesar de muito bonita e comumente usada para decorar a casa e os jardins, contém graianotoxina, uma substância tão nociva que causa alterações neurológicas e pode levar o animal até mesmo à óbito.

A ingestão da azaleia por cães e gatos provoca, inicialmente, problemas gastrointestinais como vômito, diarreia e perda de apetite. Porém, sintomas mais graves podem surgir, como salivação intensa, fraqueza, arritmia cardíaca, dificuldade respiratória, tremedeira e convulsões. Dependendo da quantidade ingerida, pode até ser fatal. Por isso, é uma das plantas tóxicas para cachorro e gatos mais perigosas (se não a mais perigosa!).

cachorro e gato perto de um vaso de planta
É bom evitar plantas tóxicas para cachorro e gato

O que fazer quando o cachorro ou gato sofre uma intoxicação?

Lidar com um gato ou cachorro intoxicado não é nada fácil. Há situações tão graves que podem causar a morte do animal, se ele não for socorrido a tempo. Então, o que fazer para ajudar um cãozinho ou um gatinho envenenado?

Bom, o primeiro passo é correr para uma emergência veterinária! Somente um profissional qualificado poderá atender e socorrer o animal de estimação. Em casos onde não é possível ter um atendimento veterinário imediato, a administração de carvão ativado pode ajudar a retardar o efeito das toxinas no organismo do pet, mas não anula a necessidade de um atendimento especializado urgente.

Conheça outras plantas tóxicas para cachorro e gato

Mesmo sabendo que a azaleia é a planta com maior potencial nocivo para a saúde animal, ela não é a única com quem você deve se preocupar. Na verdade, a lista de plantas tóxicas para cachorro e gato é bem grande! Cada uma pode atingir o organismo dos pets de um jeito diferente, mas todas elas podem acabar causando uma intoxicação bem desagradável no peludo.

Por isso, se você convive com um cachorro ou gato em casa, é bom evitar as seguintes plantas tóxicas:

  • Lírio-da-paz
  • Costela-de-adão
  • Espada-de-são-jorge
  • Comigo-ninguém-pode
  • Copo-de-leite
  • Tulipa
  • Dama-da-noite
  • Espirradeira
  • Mamona

Por outro lado, se você quer saber quais são as plantas seguras para gatos e cães, algumas opções que podem fazer parte da decoração da sua casa sem problemas são girassóis, rosas, amor-perfeito, alecrim e camomila.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *