Temos a tendência de pensar na geladeira como uma ferramenta para conservar alimentos pelo maior tempo possível. Com a maioria dos alimentos, isso é verdade. Sem a geladeira, não poderíamos manter carne, laticínios ou muitos tipos de produtos em casa. As geladeiras realmente revolucionaram a maneira como as famílias comem.
Mas acontece que há certos alimentos que realmente perdem o frescor na geladeira. Às vezes, resfriar os alimentos diminui o sabor ou muda a textura.
Você vai querer rever todos os 15 alimentos da nossa lista para melhorar sua culinária e aproveitar mais sua comida. Se você tem colocado o #9 na geladeira, provavelmente nunca provou a diferença que dá deixá-lo fora da geladeira.
Armazenar os seguintes alimentos em temperatura ambiente pode realmente ajudar você a evitar o desperdício de tantas coisas boas.
1. Batatas
As batatas são melhor armazenadas em um ambiente fresco e escuro, mas a geladeira é muito fria. O frio começa a quebrar o amido das batatas, causando uma textura desagradável de comer.
O amido também começa a virar açúcar na geladeira, afetando ainda mais o sabor.
2. Cebolas
As cebolas estragam mais rápido na geladeira. Elas ficarão mofadas e moles antes que você perceba. É melhor armazenar as cebolas em temperatura ambiente, mas mantê-las longe da luz solar direta.
Depois que a cebola estiver descascada e cortada, você vai querer refrigerá-la. Basta colocar em um recipiente fechado.
3. Alho
O alho tende a perder o sabor quando armazenado na geladeira. Para manter o melhor sabor, mantenha em um recipiente fresco e seco com alguma ventilação.
Um saco de papel é um ótimo exemplo. Mas o alho ainda começa a se degradar depois que a cabeça é quebrada. Certifique-se de usar esses dentes dentro de 10 dias.
4. Melão
Melões inteiros e melancias, têm melhor sabor quando armazenados em temperatura ambiente.
Algumas pesquisas até sugerem que refrigerar o melão degrada a fruta mais rapidamente, então comer em temperatura ambiente também torna a fruta mais saudável. Após o corte, você pode armazenar o melão na geladeira por cerca de 3-4 dias.
5. Mel
O mel cristaliza quando mantido na geladeira. Ele fica granulado e praticamente sólido, então é quase impossível de usar, além de desagradável.
O mel se conserva por muito tempo, desde que seja armazenado em temperatura ambiente. O mel que solidificou pode ser recuperado aquecendo suavemente a garrafa em água morna.
6. Pão
O pão é relativamente perecível em geral; ele simplesmente não dura muito antes de mofar. Algumas pessoas o colocam na geladeira para evitar o crescimento de mofo, e isso ajuda nesse sentido. Mas refrigerar o pão também resseca.
O pão é melhor armazenado em uma gaveta de pão ou na despensa. Se você precisar estender sua vida útil, congele e depois toste as fatias conforme necessário.
7. Nozes
Refrigerar nozes pode prolongar sua vida útil, evitando que os óleos fiquem rançosos. Mas, mesmo assim, você não vai querer comê-las geladas, porque elas tendem a perder seu sabor característico de nozes, bem como absorver os odores de outros alimentos na geladeira.
É melhor armazenar nozes em um recipiente hermético em temperatura ambiente. Para reviver nozes que foram refrigeradas, você pode tostar em uma panela seca antes de comer.
8. Café
Se você ama café, sabe que há uma grande diferença entre um café ótimo e um café ruim.
Refrigerar os grãos, inteiros ou moídos, causará condensação aquosa, o que resulta em uma bebida muito decepcionante. Em vez disso, mantenha os grãos em um recipiente hermético em temperatura ambiente.
9. Tomates
Embora muitos produtos se deem melhor na geladeira, os tomates são melhores quando armazenados fora da geladeira. Resfriar tomates inteiros tira o sabor deles e deixa a textura farinhenta.
Se seus tomates estiverem verdes, coloque em uma janela ensolarada. Se eles começarem a amadurecer demais, é melhor cozinhá-los, depois disso eles podem ser armazenados na geladeira.
10. Molho picante
Não tem problema guardar molho picante na geladeira, mas ele rouba um pouco do ardor picante das pimentas. E não há realmente necessidade de resfriar o molho picante para preservá-lo.
Há bastante vinagre ali que previne o crescimento de bactérias.
11. Creme de chocolate e avelã
Esta pasta saborosa fica ótima com biscoitos, torradas ou frutas, mas quando você a guarda na geladeira ela solidifica e não pode ser espalhada.
A pasta fria de chocolate e avelã também perde um pouco do seu sabor característico. Em geral, recipientes fechados podem ser conservados por dois meses na despensa. Recipientes abertos são seguros por cerca de um mês após a data de validade, mesmo sem refrigeração.
12. Maçãs
Você pode refrigerar suas maçãs se preferir que elas fiquem geladas, mas não há necessidade. Na verdade, resfriá-las tende a quebrar sua crocância.
Maçãs são uma fruta boa para exibir em uma mesa por algumas semanas. Qualquer uma que não tenha sido comida pode ser colocada na geladeira para estender sua vida útil por mais alguns dias.
13. Abacates
Pode ser complicado pegar abacates no pico de sua maturação, e eles não são bons quando estão muito duros ou muito moles. Comer um abacate verde é como morder uma batata crua, e um abacate muito maduro é mole e escurecido.
Ainda assim, só é bom refrigerar o abacate se você tiver um que já amadureceu, mas não está pronto para usar. Isso pode lhe render alguns dias extras.
14. Frutas vermelhas
As frutas vermelhas não duram muito depois de colhidas, então é melhor comprá-las no dia em que você as deseja em vez de armazená-las.
Ainda assim, a geladeira é melhor se você for guardar as frutas por alguns dias. No entanto, a maioria fica mofada muito rápido quando molhada, então nunca lave uma caixa inteira e depois guarde.
15. Frutas de caroço
Frutas de caroço como ameixas, pêssegos, nectarinas e damascos amadurecem melhor em temperatura ambiente. É ideal armazená-las em um saco de papel no balcão ou na despensa para obter o máximo de sabor.
No entanto, se a sua fruta de caroço amadureceu, mas você não pode comê-la imediatamente, o compartimento de frutas da sua geladeira evitará que ela fique mole por mais alguns dias.