Publicado – 08 Outubro 2024 – 18h04
Atualizado – 08 Outubro 2024 – 18h05
Já está no imaginário popular a informação de que cachorros grandes vivem menos do que os pequenos. Mas você já se perguntou por que isso acontece? Existem vários fatores que influenciam na expectativa de vida do cachorro, como os cuidados que ele recebe ao longo da vida, predisposição a doenças genéticas e também o porte animal. Para entender melhor a relação entre o tamanho do animal e sua expectativa de vida, o Patas da Casa vai te explicar porque cachorros grandes vivem menos tempo.
Pesquisa revela por que cachorros grandes vivem menos tempo
Muita gente já sabe que um cachorro grande tende a viver menos tempo do que os pequenos, mas ninguém sabe dizer ao certo o porquê disso acontecer. Vários pesquisadores já entraram nessa questão para tentar explicar porque os cachorros pequenos vivem mais tempo do que os maiores, mas ainda há muitas suposições e poucas conclusões.
Um estudo publicado na National Library of Medicine, realizado por pesquisadores da Universidade Colgate, nos Estados Unidos, chegou a uma conclusão que parece fazer total sentido. Eles coletaram amostras de 80 raças de cachorro grande e analisaram as células dos animais em laboratório. Após a análise, eles concluíram que a baixa expectativa de vida de cães maiores pode estar relacionada com os radicais livres, moléculas que são liberadas pelo metabolismo e que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular.
Essas moléculas apresentam elétrons que podem se associar a outras moléculas de carga positiva, reagir e oxidar, o que acaba causando danos às células saudáveis. Segundo os pesquisadores, uma raça de cachorro grande apresenta uma quantidade maior dessas moléculas, o que pode contribuir para o envelhecimento mais rápido e outros danos à saúde do animal.
Cachorros grandes apresentam maior tendência a desenvolver câncer
Você sabia que cachorros grandes têm mais chance de desenvolver câncer do que cães pequenos? Essa informação foi descoberta por pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, que tentavam descobrir porque cachorros de raças grandes vivem menos tempo. Para isso, eles analisaram cerca de 164 raças de cachorro variadas, de um Chihuahua a um Dogue Alemão.
O estudo, publicado na revista American Naturalist, descobriu que, à medida que o peso do cachorro aumenta, a probabilidade do animal desenvolver câncer também aumenta. A explicação, segundo os pesquisadores, está relacionada com a seleção artificial feita por humanos para obtenção de cachorros maiores. Eles acreditam que a relação entre o tamanho do corpo do cachorro e a expectativa de vida pode ser causada por um atraso evolutivo nas defesas contra o câncer, que não acompanham a rápida reprodução seletiva de cães maiores.
O que fazer para que cachorros grandes vivam mais tempo?
Uma das maiores dúvidas de quem sempre sonhou em ter um pet grande é quanto tempo vive um cachorro desse porte. A resposta a essa pergunta pode variar dependendo de vários fatores, como a raça do animal e os cuidados com a saúde ao longo da vida, mas a média de vida de cachorros grandes gira em torno de 10 anos. No entanto, existem algumas coisas que os tutores podem fazer para aumentar a expectativa de vida do cachorro. Dentre elas está oferecer uma alimentação com rações de qualidade, como a premium e super premium. Além disso, é importante controlar a quantidade de comida para evitar a obesidade canina, um fator que contribui para a baixa expectativa de vida do animal.
Fazer check-ups regulares no veterinário é outro fator que pode influenciar a expectativa de vida do cachorro. Isso porque as chances de descobrir uma doença ainda no início é maior – e quanto mais cedo o tratamento começar, mais eficaz ele será.