[ad_1]
Publicado – 13 Setembro 2024 – 14h03
Atualizado – 13 Setembro 2024 – 14h03
Por mais que sejam mestres em mascarar o que sentem, os gatos costumam dar alguns sinais quando algo não vai bem com a saúde deles. Mudanças, principalmente no comportamento do animal, são facilmente observadas, ainda mais se você é um pai de pet mais atento.
Às vezes o gato fazendo xixi e cocô no lugar errado, por exemplo, não acontece porque ele ‘desaprendeu’ a usar a caixinha — e sim porque é um pedido de ajuda. A seguir, o Patas da Casa reuniu 7 sinais de que seu gatinho precisa de atenção com a saúde.
1) Gato se escondendo o tempo todo às vezes é sinal de problema
O gato se esconde por vários motivos. Mas, embora muitas vezes esse seja um reflexo dos instintos do animal ou uma tentativa de procurar um lugar tranquilo para descansar, é importante ficar atento se o seu pet não fazia isso, e começou a fazer com frequência.
Quando o bichano busca formas de se isolar e deixa de manter um convívio saudável com a família é porque tem algo acontecendo. O gato doente muitas vezes tenta se esconder para se proteger. Ele não quer ser uma ‘presa fácil’, mesmo que não tenha nenhum predador por perto. Por isso, se você ver seu gato escondido o tempo todo, avalie esse comportamento.
2) Seu gato não quer comer? Pode ser que algo esteja errado!
O paladar felino é exigente e criterioso, mas não significa que o gatinho simplesmente vai deixar de se alimentar de uma hora para outra. Na verdade, quando você passa por uma situação do tipo ‘meu gato não quer comer’ e isso acontece de uma hora para outra, é porque tem um problema por trás.
Várias doenças podem afetar o apetite do animal, e às vezes até causam sintomas gastrointestinais que tiram a vontade de comer. Por isso, é sempre bom investigar se o problema está na ração em si, ou se o gato não quer comer nenhum tipo de alimento. Nesse segundo caso, busque o auxílio de um médico veterinário.
3) Falta ou excesso de ‘higiene’ felina servem como alerta
O ‘banho de gato’ — ou seja, a limpeza que o animal realiza com a própria língua — faz parte dos hábitos de higiene da espécie. Logo, quando você observa que o gatinho parou de se limpar é porque ele não está bem.
A situação contrária também deve ligar o alerta do tutor. Isto é, quando você vê um gato se lambendo muito mais, ou com o comportamento direcionado para uma região bem específica, é sinal de que o bichano necessita de ajuda.
4) Gato dormindo em excesso precisa de atenção
Saber quantas horas um gato dorme por dia pode ser um grande mistério na vida de muitos tutores. Como são criaturas noturnas, esses animais parecem passar boa parte do tempo dormindo ou cochilando. De fato, o ciclo de sono dos gatos é bem alto, e eles podem dormir entre 12 e 16 horas por dia.
No entanto, quando você começa a reparar que tem um gato dormindo muito mais do que essa estimativa, é bom investigar. Tirando filhotes e gatos idosos, que realmente dormem mais, um gato adulto só costuma fazer isso quando está com dor, estressado ou passando por algum problema de saúde.
5) Apatia e humor irritadiço são sinais de um gato doente ou estressado
Cada gatinho tem uma personalidade diferente. Alguns são mais sociáveis e brincalhões, enquanto outros são mais reservados e quietinhos. No entanto, a agressividade não faz parte do comportamento de um pet saudável. Por isso, a qualquer sinal de um gato estressado ou irritado, procure entender o motivo disso.
O mesmo vale para quando o animal se mostra muito apático. Se o gatinho parece perder o interesse por atividades que antes ele gostava, principalmente brincadeiras, é porque ele não está se sentindo bem e você deve descobrir o porquê.
6) Xixi de gato no lugar errado ou com frequência diferente não é normal
Há muitos motivos para o gato fazer xixi no lugar errado. Problemas com a própria caixa de areia ou com o substrato podem ser a causa, mas às vezes o animal faz as necessidades fora da caixa porque está doente. Doenças urinárias e renais podem provocar isso, então é sempre bom investigar.
O mesmo vale para a frequência da micção. Se o gatinho não tem feito xixi regularmente, ou se ele tem feito xixi muito mais do que fazia, vale a pena consultar um médico veterinário para fazer um check-up geral da saúde do bichano.
7) Timbre do gato miando pode mudar quando ele precisa de ajuda
O miado de gato faz parte da comunicação destes animais, e sempre vai existir. Mas você sabia que cada miado pode ter um significado diferente? Quando estão com dor, por exemplo, os pets podem ter uma vocalização diferente da habitual.
Para identificar isso, você provavelmente vai escutar o gato miando alto, de maneira repetitiva e demorada. É totalmente diferente de quando você tem um gatinho que emite um ruído mais tranquilo e calmo, típico do dia a dia.