[ad_1]
A 2ª temporada de ‘O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder’ ganha mais novidades dia após dia e, recentemente, tivemos a grata surpresa de que um dos personagens mais conhecidos da mitologia eternizada por J.R.R. Tolkien dará às caras no próximo ciclo: Tom Bombadil.
Tendo importância significativa nos romances originais, o personagem foi cortado das adaptações cinematográficas comandadas por Peter Jackson – mas fará seu glorioso début através do aclamado ator Rory Kinnear.
Mas quem é Tom Bombadil?
Ainda que suas origens sejam desconhecidas, sabe-se que o personagem já existia antes mesmo de Sauron chegar a Arda (o território planetário que compreende os fictícios lugares criados por Tolkien) e, mais do que isso, insinua-se que Tom tenha sido a primeira pessoa a tê-la habitado. Dessa forma, ele estava vivo durante a Primeira e a Segunda Eras, tendo presenciado diversos eventos importantes e batalhas grandiosas – ainda que sua participação em tais acontecimentos seja uma incógnita. De qualquer modo, Tom sagrou-se como uma figura sólida nas lendas e nas tradições dos Elfos, dos Anões e dos Homens, recebendo inúmeras alcunhas (como Iarwain, que significa tanto velho quanto jovem; Ben-adar, ou seja, “sem pai”; Orald; e Forn).
Tom Bombadil era ágil, com um humor rápido e brincalhão. Tinha uma atitude alegre e despreocupada, e pouco parecia se deixar levar por atribulações da vida. Ele, às vezes se referia a si mesmo na terceira pessoa e duas vezes se descreveu em suas canções como: “sua jaqueta é azul brilhante e suas botas são amarelas”.
Após se casar com Fruta d’Ouro pouco depois de tê-la encontrado às margens de um lago, Tom estabeleceu seu domínio nos arredores da Floresta Velha e, ao início da Terceira Era, presenciou a ascensão e a queda de Angmar (que foi dominado pelo Lorde dos Nazgûl conhecido como Rei Bruxo de Angmar), a chegada dos hobbits ao local que ficaria conhecido como Condado, e outros eventos. Todavia, uma das narrativas mais memoráveis dentro do arco de Tom é seu encontro com Frodo, o portador do Um Anel que ficou responsável por destruir Sauron e seus asseclas na Guerra do Anel no ano de 3018 da Terceira Era.
Naquela época, Frodo e seus companheiros tiveram um encontro casual com Bombadil na Floresta Velha após um encontro quase desastroso com o Velho Salgueiro-homem. Frodo, que havia fugido da árvore em busca de ajuda, alistou Tom, que estava colhendo nenúfares. Ele, então, acompanhou o jovem hobbit para o local onde Merry e Pippin estavam presos e ordenou a libertação dos prisioneiros. Quando tudo estava resolvido, Bombadil os convidou para casa, onde festejaram e se divertiram; todavia, Frodo inadvertidamente contou a Tom tudo sobre o Um Anel e sua busca, e quando Tom pediu para inspecionar o Anel, Frodo, sem questionar e sem qualquer relutância que tendia a acompanhar a entrega do Anel a outra pessoa, permitiu-lhe tomar em mãos.
Não deixe de assistir:
Tom, então, colocou o Anel em seu dedo, mas ele não apenas não desapareceu, mas o Anel pareceu não ter nenhum efeito sobre ele. Depois de fazer o Anel desaparecer com um truque de prestidigitação, ele o devolveu a Frodo, que, um pouco desconfiado de que não havia feito Tom desaparecer, colocou-o para ter certeza de que era o Anel genuíno. Tom o surpreendeu mais uma vez ao revelar que podia ver Frodo mesmo com o Anel colocado, e disse a Frodo para removê-lo, afirmando que sua mão era mais bonita sem ele.
Mais de um mês depois, Tom se tornou um tema de discussão no Conselho de Elrond. Lá, Elrond, que aparentemente conheceu Tom em tempos passados, relembrou-o brevemente antes de a questão ser colocada ao Conselho sobre se deveria ou não dar o Anel a Tom, pois parecia que Tom poderia ter tido poder sobre o Anel dentro de suas terras. No entanto, Gandalf rapidamente rejeitou a ideia, dizendo que, em vez de Tom ter poder sobre o Anel, o Anel simplesmente não tinha poder sobre Tom. Ele era imune à sua influência, mas não podia alterá-la.
Com a chegada da Quarta Era, depois que o Um Anel foi destruído, Gandalf passou algum tempo com Bombadil. Não se sabe como a reunião envolveu ou o que foi discutido. Gandalf diz, em resposta à pergunta de Frodo sobre como Bombadil estava, que ele está “tão bem como sempre”, “bastante tranquilo” e “não muito interessado em nada do que fizemos e vimos”, exceto talvez seus encontros com os Pastores das Árvores. Todavia, através de dois dos poemas assinados por Sam Gamgee, um dos hobbits que acompanhou Frodo na jornada para destruir o Um Anel, sabe-se que os contos de andança de Tom seriam passados a futuras gerações através do Livro Vermelho de Westmarch (o mesmo livro em que Bilbo, Frodo e Sam assinaram suas aventuras).
Lembrando que a 2ª temporada de ‘O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder’ tem estreia marcada para o dia 29 de agosto no Prime Video.