[ad_1]
Médico e ilustrador criam cartilha sobre coronavírus com recomendações em linguagem acessível para as crianças se protegerem no dia a dia.
Nos últimos dias, o que não faltou no Brasil e no mundo foram informações sobre a epidemia de coronavírus. As notícias chegam sem parar pela televisão, pela internet e pelo celular. E se fica difícil para os adultos assimilar tanta informação, como podemos ajudar as crianças a entender o que está acontecendo e a seguir as recomendações importantes para a saúde neste momento?
O Dr. Márcio Miranda, médico e pesquisador em Cirurgia Pediátrica na Unicamp, criou junto com o ilustrador Fábio Oliveira, que ilustrou diversos livros da Dentro da História, uma cartilha educativa que ensina para as crianças as principais atitudes que devemos tomar para nos proteger e cuidar de quem amamos.
São 10 dicas como não tocar olhos e nariz antes de lavar as mãos, deixar sapatos sujos fora de casa e não compartilhar copos e talheres, entre outras. As recomendações são ilustradas e escritas em linguagem acessível até para os mais novinhos.
Clique abaixo para baixar a cartilha “Xô, Coronavírus!” e a seguir veja mais recomendações do Dr. Márcio para as famílias neste momento.
1 – A cartilha “Xô, Coronavírus!” mostra atitudes que todos podemos tomar para nos proteger e proteger quem amamos do vírus. Existem cuidados especiais para tomar com as crianças?
Dr. Márcio: As crianças são mais resistentes à este vírus mas podem ser portadores assintomáticos. Assim sendo, levarão o vírus sem saber. Precisamos reforçar as medidas de higiene pois elas aprendem fácil e replicam com muita eficiência.
2 – Na sua experiência como pediatra, que dicas daria para os pais explicarem a situação atual para os pequenos, para que consigam entender a importância desses cuidados sem gerar medo ou ansiedade?
Dr. Márcio: Não devemos esconder nem subestimar a inteligência das crianças. Elas devem ser informadas com a linguagem própria de cada idade, utilizando desenhos e histórias. Existe muita informação disponível e é melhor se seja dada pelos pais.
3 – Para as crianças que estão ficando isoladas em casa, às vezes em espaços pequenos, tem alguma recomendação para manter a saúde física e psicológica?
Dr. Márcio: Temos que mantê-las ativas, com atividades didáticas programadas, desenho, leituras e muita brincadeira em família.
Veja também: 20 atividades para fazer em casa com as crianças
4 – E ainda sobre os cuidados com quem amamos, quais são as recomendação sobre contato com os idosos da família?
Dr. Márcio: Devemos manter distância física dos chamados grupos de risco, ou seja, idosos, doentes crônicos, portadores da câncer, mas não podemos nos afastar dos seus corações. Ligue, envie mensagens, fotos e mensagem de vídeo. Vamos usar as mídias para aproximar nossos queridos familiares. Isto tudo vai passar e assim iremos nos abraçar muito.