[ad_1]
Publicado – 19 Novembro 2024 – 14h29
Atualizado – 19 Novembro 2024 – 14h29
Conquistar o amor de gato nem sempre é uma tarefa fácil. Os bichanos têm um jeitinho mais reservado, prezam muito pelo próprio espaço e por isso uma das maiores dificuldades dos gateiros é saber como fortalecer o vínculo com o pet. Mas acredite: é totalmente possível fazer isso! A seguir, confira 9 dicas que vão te ajudar a estreitar os laços com o seu amigo de quatro patas.
1) Brincadeiras interativas com o gato ajudam bastante
Tirar um tempinho do seu dia para brincar com o gato e se dedicar exclusivamente a ele é uma das melhores maneiras de se aproximar ainda mais do bichano. Procure brincadeiras divertidas e estimulantes, como a varinha para gatos ou o flying cat, que aguçam o instinto caçador do pet e podem entretê-lo por horas.
Brinquedos com catnip, de corda ou até mesmo jogar uma bolinha para gato buscar também são ótimas maneiras de colocar isso em prática. Assim, o animal começa a enxergar o tutor como uma parte divertida e importante da rotina dele.
2) Respeitar o espaço do pet também é importante
Todo tutor deve brincar e dar atenção para o seu gatinho, mas também entender e respeitar os momentos em que o animal não estiver muito a fim de interagir. Se o pet está mais na dele, escondido pela casa ou simplesmente tirando uma soneca, o melhor a se fazer é se afastar e respeitar a privacidade dele. Assim, o gato começa a se sentir mais confortável ao seu lado.
3) A gatificação do ambiente deixa qualquer gato mais feliz
O enriquecimento ambiental para gatos é uma ótima maneira de fortalecer ainda mais o vínculo com o seu amigo. Ao promover um ambiente estimulante e que vai atender a todas as necessidades do animal, você tem um gato feliz e que gosta de onde vive. Uma dica para gatificar o espaço é instalar nichos, prateleiras, arranhadores, camas suspensas e outros objetos que possam ser interessantes para os instintos selvagens do bichinho.
4) Esconderijos espalhados pela casa tornam tudo mais acolhedor
Um hábito que muitos felinos têm é o de se esconder em lugares inusitados, como atrás do sofá ou entre os livros de uma estante. A busca por esses esconderijos faz com que o animal se sinta mais seguro e protegido. Por isso, uma maneira de estreitar os laços com o pet é proporcionando lugares onde o gatinho possa se esconder e descansar, como tocas e caixas de papelão.
5) A ração deve ser de boa qualidade
Cuidar da alimentação do bichano é outro ponto muito importante para criar um vínculo saudável com ele. Isso porque o gato começa a enxergar o dono como o provedor de comida e alguém de confiança, que cuida dele. Além do mais, a alimentação é algo que influencia diretamente na saúde e bem-estar animal.
Por isso, uma dica é apostar sempre em uma ração para gatos de boa qualidade e apropriada para a faixa etária e condições gerais do pet. As versões premium e super premium costumam ser as mais recomendadas nesse quesito.
6) Não esqueça de incluir sachês na dieta felina
O sachê para gatos é um dos maiores aliados na construção de uma relação sólida e saudável com o seu amigo de quatro patas. Além de agradar bastante o paladar felino, ele ainda estimula a hidratação e previne os tão temidos problemas renais. Por isso, se você quer deixar seu gato feliz e conquistar o coração dele, não deixe de incluir sachês no cardápio – eles podem servir como um alimento completo, substituindo a ração seca, ou então como mero petisco.
7) Adestrar o gato com estímulos positivos é uma ótima ideia
Os bichanos adoram ser estimulados fisicamente e mentalmente. Por isso, adestrar gatos não apenas é uma possibilidade, como também é uma ótima maneira de fortalecer ainda mais a relação que você tem com seu pet. Todo o processo fica ainda melhor se você usar associações positivas para isso, como petiscos e brinquedos. Assim, o gatinho vai ficar ainda mais ligado a você!
8) Carinho e piscadas lentas podem conquistar o amor de gato
Quem pensa que os felinos não apreciam uma boa sessão de afago está muito enganado! Porém, é importante saber onde fazer carinho em gato e quais os momentos certos de acariciar o pet. Se ele não estiver muito a fim de ser tocado, é melhor evitar. Mas, se ele estiver mais receptivo, você pode fazer carinho na cabeça, pescoço, peito e costas.
Além dessa dica, uma outra ótima maneira de estreitar o vínculo com o seu pet é por meio de piscadas. Isso mesmo: o gato pisca os olhos para se comunicar com os humanos, e quando ele pisca lentamente, é porque está tentando se conectar com você. Tudo que você precisa é piscar lentamente de volta para ele entender que existe um elo ali!
9) O tom de voz usado com o gato também ajuda a fortalecer vínculos
Sabia que os gatos respondem melhor quando os tutores fazem “voz de bebê” com eles? Então sim: até o tom de você que usa com seu amigo de quatro patas pode influenciar na relação de vocês. Segundo uma pesquisa da Université Paris Nanterre, na França, a frequência da voz de bebê chama mais a atenção dos gatos, e pode melhorar a comunicação entre os tutores e felinos. Por isso, acaba sendo uma outra forma para se aproximar ainda mais do seu pet!