[ad_1]
Publicado – 27 Agosto 2024 – 17h48
Atualizado – 27 Agosto 2024 – 17h49
A alergia a gato pode ser um problema e tanto na vida de quem sempre sonhou em ter um pet. Mas sabia que é possível superar esse obstáculo? Algumas raças de gato costumam ser super indicadas para quem é alérgico — e existe uma boa explicação para isso!
Ao contrário do que muita gente pensa, o que provoca a alergia em algumas pessoas não é exatamente o pelo do gato, mas uma substância que é espalhada pela pelagem desses animais. Para entender melhor como isso acontece e quais são as melhores raças de gato para tutores alérgicos, é só continuar lendo!
Como acontece a alergia a gatos?
A causa da alergia a gato não são os pelos e muito menos o felino em si. Na verdade, o que provoca a reação alérgica é uma proteína chamada Fel d1, que fica presente na saliva desses animais. O problema é que, durante a autolimpeza, a língua do gato acaba espalhando essa substância por toda a pelagem, dando a impressão de que a alergia a gato acontece por causa pelos.
A ideia de que existem gatos hipoalergênicos, porém, não é certa. Os bichanos sempre vão produzir a proteína Fel d1, responsável pelos quadros alérgicos. O que ocorre é que algumas raças de gato produzem essa proteína em menor quantidade, e por isso são pets ótimos para quem sofre com problemas respiratórios. Conheça abaixo 8 raças assim!
1) Sphynx
A raça de gato Sphynx é uma das melhores possíveis para quem tem alergia. Coincidentemente, ele é um gato sem pelo! Isso significa que, além de produzir menos Fel d1, esse bichano acaba soltando menos pelos ‘contaminados’ pela casa, o que diminui bastante as reações alérgicas.
2) Siamês
Peludinho e com um padrão de cores que é facilmente reconhecido em qualquer lugar, o Siamês também está na lista de raças de gato mais indicadas para quem tem alergia. Acredita-se que essa seja uma raça que tem uma baixa produção de alérgenos. Além disso, o gato Siamês solta pouco pelo, o que naturalmente reduz as chances de alergia.
3) Bengal
Considerado um gato híbrido, outra ótima escolha para os alérgicos de plantão é o gato Bengal. Esse felino tem uma pelagem curta de aspecto selvagem, vinda de seus ancestrais (os leopardos asiáticos). Além de produzir Fel d1 em menor quantidade, o Bengal não sofre com tantas quedas de pelos como outros pets, o que explica porque ele é tão indicado.
4) Siberiano
Um gato peludo que pode surpreender por ser uma das melhores raças de gato para quem tem alergia é o gato Siberiano. Mas acredite: embora tenha uma pelagem densa e comprida, esses felinos produzem pouquíssimas quantidades de proteínas que causam alergias. Logo, a raça de gato Siberiano pode ser a companhia ideal para tutores assim!
5) Peterbald
Assim como o gato Sphynx, o Peterbald também é considerado um gato ‘pelado’. Mas, além de pelado, outro fato curioso é que o bichano russo é conhecido por produzir menos alérgenos do que outros felinos. Por isso, a raça Peterbald é uma das melhores raças de gato para quem sofre com as temidas alergias.
6) Azul Russo
A beleza do gato Azul Russo encanta qualquer pessoa. Mas sabia que por trás do charme e pelos curtos (mas densos) desses felinos, existe um pet que é ótimo para quem sofre com alergia? A raça Azul Russo não produz tanta proteína Fel d1, o que explica isso. Para completar, essa é uma das raças de gato que menos perdem pelo.
7) Devon Rex
O gato Devon Rex tem pelos curtos, finos e cacheados que não passam despercebidos pelos gateiros. Com baixa tendência à queda dos fios, essa também é uma das raças de gato que não tem uma concentração tão grande de alérgeno na saliva. Ou seja, se você tem rinite ou outros problemas respiratórios, a raça Devon Rex pode ser uma boa opção!
8) Lykoi
Outra raça de gato que chama a atenção por não causar alergias é o Lykoi. Popularmente conhecido como um ‘gato lobisomem’, esse bichano tem uma pelagem rasteira com falhas por todo o corpo. Essa ausência de pelos é ainda maior em algumas regiões, como patas, barriga e ao redor dos olhos e focinho.
Além das raças de gato, confira outros cuidados que podem amenizar a alergia
Existem algumas dicas básicas que ajudam uma pessoa alérgica a conviver com um gatinho de forma segura. Escovar os pelos do bichano, por exemplo, é algo que pode ser muito útil, assim como evitar dormir agarrado com o pet.
Outra dica que funciona bastante é cuidar da alimentação do animal. Hoje existem opções de ração para gato que ajudam a conter a produção da Fel d1, como é caso da Purina® Pro Plan® LiveClear®, que reduz, em média, 47% do alérgeno no organismo do animal.
Além disso, não deixe de conversar com um médico alergologista de confiança sobre a possibilidade de fazer um tratamento para conter as alergias. A imunoterapia costuma ser recomendada em alguns casos, mas sempre com orientação profissional.