Skip to content
Início » 8 Plantas contra mosquitos que você deve ter em casa – GosteiSalvei

8 Plantas contra mosquitos que você deve ter em casa – GosteiSalvei

8 Plantas contra mosquitos que você deve ter em casa – GosteiSalvei


Descubra como manter os mosquitos afastados com essas plantas anti-mosquitos. Aprenda quais fatores o tornam mais atraente para eles e proteja sua casa naturalmente. Transforme o seu jardim num espaço livre de insetos com estas opções decorativas e eficazes!

Os mosquitos são responsáveis ​​pela morte de cerca de 475 mil pessoas por ano. Mas eles não afetam apenas os humanos; Também transmitem diversas doenças aos animais.

Você já se perguntou o que atrai os mosquitos? Sempre houve o mistério de por que os mosquitos picam mais algumas pessoas do que outras.

que atrai mosquitos

Para quem ainda está se perguntando, aqui está a resposta: tudo se deve ao dióxido de carbono e ao ácido láctico. Nós os exalamos quando respiramos ou suamos, e os mosquitos são muito atraídos por eles. Quanto maior a quantidade, mais atraentes somos para eles. Sabia?

Existem outros fatores que influenciam as picadas de mosquito. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Controle de Pragas em Yachiyo, Japão, em 2003, o tipo sanguíneo também desempenha um papel importante. Por exemplo, o mosquito Anopheles gambiae têm predileção por pessoas com sangue tipo O.

Além disso, as bactérias que se acumulam nos pés com a falta de higiene ou, pelo contrário, os cheiros florais e frutados dos perfumes, cremes e amaciadores também são muito atrativos para estes insetos.

Agora que você conhece alguns dos fatores que fazem os mosquitos chegarem até você, é hora de descobrir quais plantas conseguem repeli-los.

Quais são as melhores plantas anti-mosquitos?

Abaixo, mostramos 8 plantas que, além de serem lindos elementos decorativos para sua casa ou jardim, repelem os mosquitos do ambiente.

Quanto maiores forem as plantas, maior será o poder repelente que elas terão. Anote estas plantas anti-mosquitos para sua próxima visita à floricultura.

1. Erva-cidreira (Melissa officinalis)

Melissa, planta repelente de mosquitos

A melissa, além de ser uma planta comestível para crescer em casa, possui muitas propriedades benéficas à saúde. É usado na aromaterapia e sua infusão reduz a pressão arterial.

Seu aroma também a torna uma ótima planta anti-mosquito! Para deixar o cheiro mais intenso, coloque as plantas a pleno sol e levante os recipientes para que fiquem mais próximos.

Para cultivá-la, coloque os vasos em local abrigado, como a sombra da parede da casa ou de uma cerca. Apare as plantas com frequência para estimular o crescimento espesso.

2. Rosa-de-ouro (Tagetes erecta)

AD 4nXcb kHE0Mg8fbxZb4GBS16kMtkuBKSwC8F jmq824vvbFupBmQ8Ew1u4yMvRluhwLCpBafd6js7hneHTWjSaWqCW3c 2Z 6ZEXKbFmrrjBNlzGNyzjXKEa69FWDEuSrrDA0Dk

Essa é uma planta com um grande número de benefícios que vão desde ornamentais, medicinais e anti-pragas. Certamente você já os viu plantados no jardim em algum momento e servem para prevenir nematóides!

Exala um cheiro especialmente intenso à tarde que ajuda a repelir os mosquitos. Para cultivar recomenda-se plantá-la a pleno sol, embora também tolere alguma sombra.

Floresce continuamente desde a primavera até ao final do verão, embora em zonas quentes possa florescer mesmo durante o inverno.

4. Hortelã

hortelã de gato

A hortelã é um poderoso repelente contra pulgões, besouros e mosquitos graças ao óleo contido em suas folhas.

Além disso, é utilizada pelos gatos para se esfregarem e é um remédio natural para os seus problemas digestivos devido às suas propriedades antiespasmódicas, adstringentes e carminativas. É totalmente adequado para animais de estimação! Prefere solo úmido, mas bem drenado e pleno sol.

5. Manjericão

O manjericão é uma planta aromática que, além de repelir moscas brancas e mosquitos, pode ser tóxica para suas larvas. Você pode encontrar diferentes variedades: desde folha grande, folha pequena, manjericão limão, manjericão canela…

Deve ser cultivada em local ensolarado, pois não tolera frio. No verão é aconselhável colocá-lo em local com alguma sombra e que necessite de solo úmido e com boa drenagem.

6. Lavanda

AD 4nXdyzga4DS

A lavanda é sempre bem-vinda em casa graças às suas folhas aromáticas, que liberam óleos essenciais quando aquecidas ao sol, e às suas perfumadas flores campestres. Esse cheiro inebriante, que amamos, incomoda os mosquitos.

Cultivar lavanda é muito simples e dura anos se você prestar atenção. No inverno, as variedades em vasos devem ser colocadas sobre uma base elevada para drenar o excesso de água.

7. Citronela (Cymbopogon nardus)

AD 4nXdqNBbrTqrqqUoCTGoWV ImgUoJdqOLXVoHGOq154WWSzAKXKo4zlynm1OlybUpHKNYJKPGYl3Nt7j2hBX4Usor 6Ced4fIsYaDk6N61CODyAh53XgdIO5i1uLhNy2J8dxTVE992cDD

O capim-limão ou citronela é uma planta aromática muito utilizada como repelente natural de insetos e na aromaterapia.

Para cultivá-la, no início do verão, plante-a ao ar livre, ao sol, e regue-a com frequência. No final da temporada, leve as plantas para um canto iluminado da sala, reduza a irrigação e deixe o substrato secar entre as aplicações.

8. Gerânio (Pelargonium graveolens)

gerânio perfumado

Os gerânios perfumados, ao contrário dos gerânios que usamos como flores, possuem folhas que, quando amassadas, exalam um aroma muito intenso que não agrada às moscas e aos mosquitos. O mais comum costuma ser o gerânio-limão, embora um dos nossos favoritos seja a hortelã-pimenta.

Cultivar gerânios perfumados é muito simples. Quando a planta estiver florescendo no verão, regue duas vezes por semana. No inverno, deixe o solo seco entre as regas.

9. Plantas carnívoras

Plantas carnívoras

As plantas carnívoras geralmente crescem em áreas pantanosas. Como não encontram na terra os nutrientes necessários, desenvolveram a capacidade de capturar mosquitos e outros insetos, desintegrando-os internamente para incorporar os nutrientes ao seu corpo.

Uma das mais conhecidas é a Dionaea Muscipula ou Flytrap de Vênus. Para o seu cultivo é necessário manter o terreno alagado. Não são muito exigentes em termos de luz, embora se desenvolvam melhor com maior luminosidade (sem sol direto).



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *