[ad_1]
Existem espécies de flores penduradas que podem dar um charme extra ao seu lar, sabia? Não basta tê-la em algum canto do seu jardim: vale muito a pena adotar versões pendentes!
Com sorte, há inúmeras alternativas, como grades de janelas, cercas, muros, pergolados, colunas de sustentação e as próprias cestas suspensas para pendurar tais flores.
O que importa é selecionar suas espécies favoritas e aproveitar para exibi-las desse jeitinho inspirador. Para lhe ajudar, separamos estas x flores penduradas que vão surpreender pela beleza. Entenda as características e cuidados necessários sobre cada uma!
Begônia
Já começamos a lista de flores penduradas com uma queridinha! A begônia é uma planta de fácil manutenção e, por isso, é uma ótima opção como planta pendente.
Você pode encontrar essa espécie em várias cores, como rosa, vermelho, amarelo, branco e laranja, por exemplo, então é ainda possível investir em duas ou mais cores juntas no vaso pendurado para deixar o espaço ainda mais bonito.
Quanto à exposição solar, pode variar de sol pleno a sombra parcial – ela cresce bem nessas duas situações. O solo precisa ser rico, leve, úmido e bem drenado.
Petúnia
A petúnia é outra planta muito conhecida quando o assunto envolve flores pendentes, especialmente pelas inúmeras cores disponíveis, como roxo, lavanda, amarelo, azul-magenta, marrom, rosa, branco, vermelho e até bicolor!
Essa espécie tende a se amontoar e se espalhar pelas laterais dos vasos. Com base nisso, são flores penduradas que chamam a atenção por seu efeito cascata.
Deixe a planta sob sol pleno e preze por um solo leve, fértil, bem drenado e ligeiramente ácido.
Verbena
A verbena traz um ar de delicadeza e pode dar um ar campestre à decoração se usada como planta pendente.
Suas flores miúdas aparecem em vários tons, entre os quais os mais populares são o branco, rosa, roxo, lilás e vermelho-escuro. Aliás, é interessante que você saiba que a planta tem mais de 250 variedades diferentes! Incrível, né?
Cultive essa flor pendurada sob sol pleno e com um solo bem drenado. Certamente, você terá borboletas em seu jardim desse jeito.
Aproveite para ler:
Plantas com flores para jardim: espécies sensacionais!
Lantana
Com pequenos cachos de flores em cores vivas, a lantana é outra planta que merece entrar nessa lista de flores penduradas.
A espécie se espalha com facilidade e, portanto, quando pendentes, ultrapassam as bordas e cobrem as laterais do vaso.
A lantana é resistente à seca, logo prefere sol pleno – se estiver em meia-sombra, você irá notar que não crescerá tantas flores.
Maria-sem-vergonha
Conhecida também como Beijinho, essa planta gosta de sombra e solo úmido. Se ficar longe do solo, deixando-a pendurada, procure atentar-se às regas, pois o solo pode secar com rapidez – tome cuidado para não encharcá-lo cada vez que fizer a rega, ok?
Outro detalhe é que, como está longe da terra, essa planta sofre menos com pragas.
De toda forma, a maria-sem-vergonha é um adendo especial para seu lar quando pendente, pois tem flores abundantes e coloridas.
Crisântemo
Favorito de vários, o crisântemo traz cor ao seu quintal ou varanda com suas flores coloridas. Entre elas, destacamos os tons de amarelo, branco, vermelho e rosa.
Essa espécie gosta de sol, então é ideal que ela receba pelo menos seis horas de luz solar direta. Se receber mais do que isso, não tem problema, pois isso tornará a planta ainda mais resistente.
O solo precisa ser fértil, bem drenado e com regas regulares, mas sem encharcar para não apodrecer suas raízes.
Gerânio
Para adicionar altura e muita cor com seus grandes cachos de flores, nada melhor do que o gerânio. Existem centenas de variedades, assim como cores que agradam qualquer um.
Como é uma planta nativa do sul da África subtropical, os gerânios não suportam climas frios e também não gostam de locais onde há calor por um longo período.
No entanto, eles precisam de seis horas de sol diário. Faça regas consistentes, sem encharcar o solo. A poda pode ajudar a criar ainda mais flores.
Amor-perfeito
Especialmente para o início da primavera ou no outono, o cultivo de amor-perfeito em um espaço suspenso é bem-vindo.
São flores resistentes a temperaturas frias, mas não crescem bem no calor. Assim, como flores penduradas, é uma opção para o início ou final do verão.
O solo deve ser fértil e úmido, nunca encharcado. Na iluminação, garanta que a planta receba seis horas de sol por dia, só que a proteja do intenso calor da tarde.