Publicado – 31 Julho 2024 – 17h20
Atualizado – 31 Julho 2024 – 17h20
Nenhum tutor gosta de ver o próprio cachorro com diarreia, né?! Mas, infelizmente, uma série de doenças pode causar esse sintoma desagradável nos cães. Como essa é uma manifestação comum a vários problemas de saúde, nem todo mundo sabe o que fazer com cachorro com diarreia. Mas aqui vai uma dica: observe se há outros sintomas e corra para o veterinário! Para ter uma noção do que pode causar isso, veja abaixo 8 doenças que podem deixar o cachorro com diarreia.
1) Pancreatite
A pancreatite canina é uma doença inflamatória que atinge o pâncreas do animal e, normalmente, tem relação com uma alimentação inadequada. A principal causa costuma ser a alta ingestão de carboidratos e gorduras na dieta, que acaba sobrecarregando o órgão e provocando esta inflamação. Outra possibilidade tem a ver com doenças sistêmicas crônicas, como a diabetes canina. De qualquer forma, os sintomas geralmente são um cachorro com diarreia (com sangue ou não), febre, vômitos e dor abdominal.
2) Alergia alimentar
A alergia alimentar em cães é outro problema que pode causar isso. Essas reações alérgicas são provocadas por uma hipersensibilidade a determinadas substâncias encontradas em alguns alimentos. O corpo do animal encara aquele ingrediente como algo nocivo, e produz uma resposta imunológica que desencadeia na alergia. Além do cachorro com diarreia crônica, outros sintomas para ficar de olho são vermelhidão, placas de urticária na pele do pet e inchaço.
3) Vermes
Se você tem um cachorro com verme em casa, é bem provável que um dos primeiros sinais que ele vai apresentar é a diarreia em cachorro. Essa é uma das manifestações mais comuns quando o animal é infectado por parasitas intestinais. Também é importante observar se o pet está vomitando, com falta de apetite e perdendo peso nos últimos dias. Para completar, o cachorro arrastando o bumbum no chão ou com a glândula adanal inflamada são outros sintomas do problema.
4) Giárdia
A giárdia canina requer muita atenção! Ela é causada por um protozoário chamado Giardia lamblia que se aloja nas células do intestino canino e exige um tratamento rápido e eficiente. Essa é uma doença que pode levar a quadros severos de desidratação e até ser fatal para os pets, além de ser transmissível para humanos. O sinal mais claro da doença é o cachorro com diarreia e vomitando. As fezes do animal ficam com um aspecto esverdeado e pode acontecer de forma contínua.
5) Gastroenterite
A gastroenterite canina é mais uma das várias doenças que podem deixar o cachorro com diarreia. O quadro pode ser do tipo agudo ou crônico, e pode ser desencadeado por diferentes fatores como infecções virais (parvovirose e cinomose), bacterianas e parasitárias. É uma enfermidade que dificulta a absorção de nutrientes e que também pode causar febre, dores abdominais e desidratação.
Em alguns casos, pode haver um cachorro com diarreia com sangue — nesse caso, o quadro é chamado de gastroenterite hemorrágica. Se perceber fluidos vermelhos nas fezes do pet, o ideal é consultar um veterinário urgentemente.
6) Doença do carrapato
Existem vários tipos da doença do carrapato em cachorro, como erliquiose, babesiose e febre maculosa. No entanto, apesar de serem causados por diferentes agentes, existem alguns sintomas comuns a essas patologias. É aí que entra o cachorro com diarreia, já que esse é um sinal frequente quando o cãozinho é atingido pela doença do carrapato. Por esse motivo, é sempre bom checar o corpo do seu pet após os passeios e usar produtos carrapaticidas para evitar esses parasitas, que podem transmitir várias doenças.
7) Estresse
Acredite: um cachorro estressado também pode sofrer com sintomas gastrointestinais, como a diarreia. Geralmente isso acontece quando ocorre uma mudança muito brusca na rotina do animal, mas a falta de estímulos físicos e mentais também costumam ter esse efeito. Além disso, uma alimentação deficiente ou até mesmo problemas como a ansiedade de separação são pontos de atenção. O ideal é investigar a verdadeira causa por trás do estresse para solucionar isso junto a um veterinário da melhor forma possível.
8) Intoxicação
Por último, é importante ficar atento a qualquer mínima chance de intoxicação. O cachorro intoxicado pode apresentar diferentes sintomas que variam conforme a gravidade do caso, mas a diarreia quase sempre é um indicativo disso. Alimentos proibidos, plantas venenosas, medicamentos administrados erroneamente: tudo isso pode causar uma intoxicação no animal. Fora a diarreia, outros sinais são tremores, convulsões, taquicardia e desorientação.
O que dar para cachorro com diarreia?
Quando você tem um cachorro com diarreia, o que fazer para aliviar o sintoma do pet? Essa é uma questão que pode gerar dúvidas, mas não costuma ser um bicho de sete cabeças. O melhor a se fazer, nesses casos, é buscar orientação veterinária, principalmente se forem observados outros sintomas que indiquem uma doença mais perigosa.
Para evitar a desidratação do pet, também é recomendado dar água para cachorro (com exceção dos casos de intoxicação). Ofereça água limpa e fresca, ou até mesmo uma água de coco geladinha. É importante tentar manter o pet hidratado nesse momento e seguir a risca o tratamento passado por um especialista.