O gato Chartreux é um felino elegante, charmoso e divertido, que consegue conquistar o coração de todos os gateiros. Grande parte do fascínio pela raça está relacionado à pelagem azul-acinzentada do Chartreux, que é completamente diferente das outras cores de gato.
Além da beleza única deste felino, a personalidade é outro ponto que torna esse bichano tão especial: o Chartreux é dócil, curioso e um excelente companheiro. No entanto, existem várias outras curiosidades interessantes sobre essa raça de gato. Confira 8 curiosidades sobre o gato Chartreux a seguir!
1) A origem do gato Chartreux é incerta
O Chartreux é uma das raças de gato mais antigas da França, mas existem algumas teorias acerca da origem desse bichano. Reza a lenda que o gato Chartreux foi levado do Oriente Médio para a França por cavaleiros que retornavam das cruzadas, expedições religiosas e militares, ocorridas entre os séculos XI e XIII. Essa teoria foi divulgada pelo francês Jean Simonnet no livro “O gato Chartreux”. Ele acreditava que o Chartreux surgiu nas regiões montanhosas da Turquia e do Irã, especialmente devido à pelagem adaptada para áreas úmidas, mas o animal foi levado para a França pela ‘Rota da Seda’ no século XIII.
Outra teoria afirma que esse gatinho foi criado por monges no mosteiro francês Le Grand Chartreux, o que explicaria o nome da raça. Acredita-se que esses gatos ajudavam a caçar pragas e roedores dos mosteiros. Contudo, foi apenas em 1920 que o Chartreux começou a ser criado oficialmente na França, por duas freiras que iniciaram a reprodução seletiva da raça.
Mas não pense que foi fácil o caminho do Chartreux até os dias atuais: eles quase foram extintos durante a 2° Guerra Mundial, mas amantes da raça conseguiram proteger esses bichanos. A TICA (The International Cat Association) reconheceu oficialmente a raça de gato Chartreux em 1987..
2) O pelo azul acinzentado é a principal característico do gato Chartreux
Sem dúvidas, o pelo azul-acinzentado é a característica mais marcante do Chartreux. Gato chama atenção por possuir essa coloração, que considerada uma das cores de gato mais raras. Para nascer com essa cor, o gatinho precisa ter o gene da eumelanina em seu DNA, combinado com um outro gene que controla a intensidade da cor, uma vez que o cinza é uma versão mais suave de cores mais intensas.
Como se não bastasse a cor exótica e marcante, esse gato cinza apresenta uma pelagem dupla, com uma camada densa e macia próxima à pele e outra camada externa um pouco mais grossa, que serve para proteger o animal do frio. Ou seja, os pelos desse gatinho têm uma textura aveludada e macia que é bem gostosa de acariciar.
3) O gato Chartreux parece que está sempre sorrindo
Quer conhecer uma curiosidade engraçada desse gato cinza? Raça parece que está sempre sorrindo por aí, como se o Chartreux fosse um gato feliz o tempo todo. Esse é um traço bem peculiar, já que os gatinhos não costumam ser tão expressivos quanto os cães.
Existe uma explicação para isso: o formato do focinho de gato. O Chartreux apresenta um focinho estreito com “almofadinhas” no bigode de gato, o que acaba causando a sensação de que ele está sempre sorrindo.
4) O comportamento do gato Chartreux é comparado com o de um cão
Outra característica interessante do gato Chartreux é que o comportamento dele é muito parecido com o de um cachorro. Isso porque ele é um gatinho que se apega à família humana, se empenha em agradar os tutores e gosta de estar sempre por perto recebendo um chamego. Ele é aquele gato que segue o dono pela casa, um comportamento muito comum entre os cães. Além disso, a raça costuma ser bem sociável e brincalhona no dia, então não recusa uma brincadeira divertida ao lado do tutor – tal qual os cães.
5) A personalidade do gato Chartreux é super tranquila
De modo geral, a independência e o espírito aventureiro costumam fazer parte da personalidade de um gato cinza. Chartreux também apresenta essas características, mas ao mesmo tempo se destaca por outros traços. Eles gostam da companhia humana, são sociáveis, brincalhões e extremamente dóceis – apesar de valorizarem os momentos sozinho.
Ainda que ele goste de aventuras, o Chartreux é um gatinho calmo, silencioso e que se relaciona muito bem com outras pessoas e animais. Ou seja, é um excelente companheiro para quem busca um gato de temperamento equilibrado e personalidade tranquila.
6) O gato Chartreux se parece com o British Shorthair
É muito comum encontrar pessoas que confundem duplas de raças de gatos que são muito parecidas entre si. O Siamês e o Tonquinês, por exemplo, são bem similares, e quem não está por dentro das raças pode acabar acreditando que os dois fazem parte da mesma raça.
O mesmo pode acontecer com o Chartreux, que é frequentemente confundido com o British Shorthair, pois tanto um quanto outro possuem uma aparência robusta e pelagem densa. A diferença é que o Chartreux tem um corpo esguio, enquanto o gato de Pelo Curto Inglês tem uma aparência mais pesada. Além disso, o British Shorthair pode apresentar uma grande variedade de cores, enquanto o Chartreux só nasce com a pelagem cinza.
7) O gato Chartreux é extremamente inteligente
Você sabia que o Chartreux faz parte das raças de gato mais inteligentes? Esse bichano possui habilidades que nem todos os gatinhos têm, e aprendem comandos com facilidade. De modo geral, adestrar gato não é uma tarefa tão simples quanto adestrar cachorro, mas essa regra não se aplica ao Chartreux. Esse bichano é observador, possui habilidades cognitivas mais desenvolvidas e ainda gosta de agradar o tutor. Por isso, eles apresentam uma maior facilidade em aprender truques como dar a pata e sentar. Quando o adestramento é feito com o auxílio de petiscos para gatos, o processo tende a ser ainda mais satisfatório.
8) O gato Chartreux não apresenta muitos problemas de saúde
Outro ponto positivo do gato Chartreux é que ele tem uma saúde forte e resistente. No entanto, é importante ter uma atenção com possíveis doenças hereditárias. A luxação patelar, que ocorre quando o osso do animal é deslocado, é a condição mais comum na raça, mas esse é um problema que é facilmente resolvido por um veterinário ortopedista.
Além disso, assim como qualquer outro gatinho, eles também podem desenvolver a obesidade felina, especialmente se for um animal sedentário e se a alimentação do Chartreux não for balanceada. Também é importante ter em mente que, apesar de ser geralmente saudável, o gato Chartreux precisa de check-ups regulare, além de manter a vacinação e vermifugação em dia.