Se você está pensando em adotar um cachorro que já é adulto, é importante estar preparado para isso. Existem muitas vantagens de pegar um cãozinho mais velho, como o fato de saber qual é o tamanho final dele e o que esperar do seu comportamento.
No entanto, essa é uma missão que envolve muitas responsabilidades e cuidados. Tendo isso em mente, o Patas da Casa fez uma lista com 7 coisas que você precisa saber antes de adotar cachorro adulto. Dá só uma olhada!
1) Ao adotar cachorro adulto, você já vai saber qual é o porte dele
Uma das principais vantagens de adotar um cachorro adulto é que você já sabe exatamente o tanto que aquele cãozinho vai crescer. Afinal, ele já atingiu a estatura final. É claro que se falarmos de raças de cachorro, isso é algo mais fácil de prever, mas se você pretende adotar cachorro vira-lata, pegar um cão já adulto acaba sendo uma grande vantagem!
Os vira-latas são uma caixinha de surpresa. E, embora existam algumas técnicas usadas para descobrir o porte do filhote de cachorro, às vezes um cão pode crescer mais do que o esperado.
2) Antes de adotar um cachorro, não esqueça de montar o enxoval do pet
Não basta apenas decidir adotar cachorro: você deve estar plenamente preparado para isso. Significa que, além da decisão em si, você tem que pensar em tudo que o cãozinho vai precisar na sua nova casa. Por esse motivo, é aconselhável montar um enxoval para cachorro. Alguns itens indispensáveis nessa lista são:
- Caminha
- Comedouro
- Ração e petiscos
- Bebedouro
- Coleira e guia
- Tapetes higiênicos
- Brinquedos
Assim, quando seu novo aumigo chegar em casa, você não vai precisar se preocupar com muita coisa e ele vai ter o principal à sua disposição.
3) Adotar um cachorro adulto exige check-ups de saúde
A maioria dos cachorros adultos costumam estar vacinados e vermifugados. Mas, de qualquer forma, é sempre bom fazer um check-up geral da saúde do animal ao adotá-lo. Procure se informar sobre o histórico de vacinação do pet, se ele é castrado ou não, se tem predisposição genética para alguma doença, entre outros detalhes.
Caso o cãozinho não esteja com vacinas, vermífugos e antiparasitários em dia, não deixe de fazer isso o quanto antes (sempre com orientação profissional, é claro). A castração de cachorro também é importante, tanto para prevenir fugas e crias indesejadas, como para prevenir doenças perigosas, como o câncer de mama e próstata em cães.
4) Cachorros adultos já costumam ter uma personalidade bem definida
Adotar cachorro adulto é uma experiência incrível, principalmente porque o animal já tem a personalidade moldada e, por isso, acaba tendo um comportamento muito mais previsível. Você já vai saber o que precisa ser corrigido e o que pode ser melhorado.
Além disso, muitas vezes o cão adulto é mais calmo do que um filhote. Os filhotinhos ainda estão conhecendo o mundo e são muito energéticos e curiosos, enquanto os cachorros adultos perdem um pouco dessa disposição e já têm um temperamento mais tranquilo, na maioria dos casos.
5) Se adotar um cachorro mais velho, não deixe de treiná-lo
Alguns cães adultos já foram treinados anteriormente, e por isso não vão ter dificuldades com o adestramento. No entanto, nem sempre essa é a realidade e o tutor precisa começar o treinamento do zero.
Apesar de muita gente achar que esse é um processo difícil, não é bem assim. É claro que costuma ser muito mais fácil adestrar um cachorro filhote, mas cães adultos são igualmente aptos para aprender comandos e truques. Tudo que eles precisam é de um incentivo, paciência e persistência. Por isso, use os petiscos a seu favor e seja gentil com seu aumigo nesta jornada.
6) É importante respeitar as ‘limitações’ de um pet adulto
Adotar um cachorro adulto significa que o animal já tem todo um histórico de vida, e você precisa entender e, principalmente, respeitar isso. Às vezes o animal sofreu abandono ou maus-tratos ao longo da vida, e por isso pode ser medroso, carente ou até desconfiado. Portanto, seja sempre compreensivo com o pet e faça o possível para que ele se sinta confortável e bem na sua nova casa.
7) Pesquise muito bem como e onde adotar um cachorro
Alguns tutores têm vontades específicas durante a adoção, como “quero adotar um cachorro de porte pequeno”. Por esse motivo, uma das principais dicas para ter um cãozinho do jeito que você sempre sonhou é pesquisando muito bem nos abrigos se existe algum pet disponível do jeitinho que você quer e como é o processo de adoção do local.
Por outro lado, é bom ter em mente que às vezes as coisas não saem como planejamos – e pode ser que um outro cachorro, diferente do que você idealizou, roube o seu coração. A dica é não se prender tanto a certas características, e lembrar que todo cãozinho merece um lar com muito amor e carinho.