Publicado – 31 Julho 2024 – 12h48
Atualizado – 31 Julho 2024 – 12h48
A variedade de cores de gatos deixa qualquer pessoa fascinada. São tantas possibilidades que é difícil não querer um bichinho de estimação de cada cor. Mas você sabia que as diferentes tonalidades da pelagem do pet têm um significado? Inclusive, a cor de gato pode refletir bastante no comportamento e personalidade do animal. Para entender melhor, reunimos 6 cores de gatos mais comuns e o que elas significam. Confira!
1) Gato malhado
A cor de gato mais fácil de encontrar em qualquer lugar é o gato malhado. Também chamado de gato rajado ou tigrado, esses bichanos costumam ter o corpo coberto por pequenas listras misturadas com a cor de base. Existe uma explicação genética para isso, já que o aspecto malhado é ativado ainda nas células do embrião durante a gestação.
Mas o que significa a cor de gato rajado ou malhado? Bom, do ponto de vista espiritual, esse padrão de cor está ligado a sorte, otimismo e energia positiva. Já quanto à personalidade desses bichanos, você pode esperar um companheiro curioso e ativo, mas tranquilo e de fácil convivência. Eles também são animais geralmente apegados com os humanos.
2) Gato frajola
Uma das cores de gatos mais famosas que existem é, sem dúvidas, o preto e branco. Conhecido popularmente como gato frajola por causa do famoso personagem dos desenhos animados, esses peludos são tão comuns quanto os rajadinhos. E, por incrível que pareça, esse padrão de cor tem um significado que remete ao ‘espírito de criança’ que existe em cada pessoa.
A personalidade do gato frajola é outro ponto que chama a atenção. Esses pets costumam ser super agitados e com um jeitinho mega independente. Eles estão sempre em busca de novas aventuras e, apesar da boa relação com a família, os frajolas podem ser um pouco temperamentais se algo sair do planejado na sua rotina.
3) Gato preto
O gato preto é outra carinha que sempre está por aí, seja nas ruas ou nos lares brasileiros. Essa é uma das cores de gatos que mais sofrem preconceitos porque são, equivocadamente, associados à negatividade e azar. O que poucas pessoas sabem é que esses bichanos têm um significado espiritual que é o contrário disso!
Os gatos pretos, na verdade, têm uma forte relação com a proteção e purificação do ambiente. São bichanos super intuitivos e que ajudam a cuidar da família. Já a personalidade dessa cor de gato é muito amável, confiável e calminha. Os felinos com essa tonalidade são bem carinhosos e amam estar perto dos humanos.
4) Gato laranja
Uma das cores de gatos mais amadas é o gato laranja! É realmente difícil não se deixar levar pelo charme desses bichanos, principalmente por conta do jeitinho brincalhão e sociável deles. Mas qual é o significado por trás de um gato laranja? Do ponto de vista espiritual, esses pets indicam prosperidade, criatividade e autoestima.
O gato laranja costuma ter a personalidade típica do Garfield. São bichanos bem simpáticos e bem humorados, mas que também têm um lado preguiçoso e afável. Gostam de brincar, são super espertos e amam ser o centro das atenções — ainda mais quando isso significa receber um monte de carinho e dengo.
5) Gato branco
Ninguém resiste à beleza de um gato branco. Essa com certeza é uma das cores de gato mais visadas entre os gateiros de plantão. No entanto, nem todo mundo sabe qual é o verdadeiro significado espiritual dos pets com esse padrão de cor. Bom, o bichano de pelagem branca geralmente está relacionado com cura e equilíbrio.
A personalidade do gato branco também é algo que encanta nesses pets. Esses peludos são de fácil convivência, pois costumam ter uma personalidade mais independente dos humanos. Eles também são ativos, mas podem ser um pouco tímidos, especialmente com quem eles não conhecem.
6) Gato Siamês (ou sialata)
O padrão do gato Siamês é outra cor que nunca passa despercebida e acumula vários admiradores. Ele é marcado por uma cor mais clara em todo o corpo, e mais escura nas extremidades (patas, cauda e focinho). O que poucas pessoas sabem é que esse padrão não se restringe somente à raça Siamês — vários vira-latinhas também podem ter essa cor, e por isso eles são carinhosamente apelidados de “sialatas”.
Em relação ao significado espiritual dessas cores de gato, acredita-se que o padrão do Siamês seja sinônimo de sabedoria e sucesso. Já em questão de personalidade, esses pets costumam ser super dóceis, brincalhões e apegados com os donos (podendo até ser um pouco ciumentos). O mesmo vale para os sialatas!
Outras cores de gatos também têm significados diferentes
Além dessas cores de gato mais comuns, conheça as características e o significado de bichanos de outras tonalidades:
- Gato cinza: significa paz e tranquilidade. São gatos com personalidade extrovertida, aventureira e carinhosa;
- Gato bicolor: significa amizade e sabedoria. São gatos com personalidade tolerante, estável e leal;
- Gato tricolor: significa proteção e sorte. São gatos com personalidade dócil, brincalhão e ativa;
- Gato escaminha: significa sorte e prosperidade. São gatos com personalidade reservada e apegada com a família.
Outra possibilidade também é o gato marrom. Mas como essa é considerada uma das cores de gato mais raras, ainda não tem tantas informações sobre o significado ou comportamento desse padrão.