Skip to content
Início » 6 comportamentos estranhos dos gatos que na verdade têm uma explicação muito lógica por trás

6 comportamentos estranhos dos gatos que na verdade têm uma explicação muito lógica por trás

6 comportamentos estranhos dos gatos que na verdade têm uma explicação muito lógica por trás


Comportamento animal

Publicado – 08 Novembro 2024 – 12h48

Atualizado – 08 Novembro 2024 – 12h48

Se você mora com um felino, certamente já deve ter reparado que alguns comportamentos dos gatos são super estranhos e peculiares, como seguir os donos até o banheiro ou deitar dentro de caixas de papelão (não importa o tamanho delas). Mas, por mais que muitos desses hábitos não pareçam fazer muito sentido, tudo tem uma explicação. A seguir, entenda a lógica por trás de 6 curiosos comportamentos felinos!

1) Gato correndo do nada pela casa

Às vezes os gatos têm o que é conhecido como ‘Períodos Frenéticos de Atividade Aleatória’. Também chamados de zoomies, esses períodos são caracterizados por picos de energia que fazem com que o animal fique muito agitado. É por isso que você pode acabar vendo o gato correndo de um lado para o outro do mais absoluto nada: são os ‘zoomies’ atacando.

Não se sabe ao certo o que causa isso nos bichanos. No entanto, uma pesquisa publicada na revista científica Frontiers in Psychiatry relacionou esses períodos frenéticos com a hora de fazer cocô. Ao usarem a caixinha de areia, alguns estímulos intestinais podem atingir o nervo vago e provocam uma reação eufórica nos pets.

Além disso, é importante considerar que os sentidos felinos, principalmente audição e olfato, são muito mais aguçados do que o nosso. Então alguns gatilhos que às vezes passam despercebidos por nós, podem acabar atiçando os zoomies nesses animais.

2) Dar cabeçadas e se esfregar nos humanos

Muitos tutores costumam levar cabeçadas inesperadas dos bichanos. Mas por que os gatos fazem isso? Acredite se quiser, essa é uma demonstração de carinho e também uma forma que eles têm de marcar território. Ao fazerem isso, os felinos deixam o cheirinho deles nos humanos, mostrando para os outros animais que aquele espaço — e aquele humano — já tem ‘dono’. O mesmo acontece quando o gato se esfrega nas nossas pernas.

3) Seguir os donos no banheiro

O hábito de seguir os tutores por todo canto não é nenhuma novidade. Porém, pode ser um pouco incômodo quando essa ‘perseguição’ acontece até mesmo no banheiro. Além de ser uma forma de os gatos expressarem amor e cuidado com a segurança dos donos, também existem outras explicações para o comportamento.

Primeiro, tem a curiosidade. O banheiro normalmente é um cômodo que fica fechado quando não tem ninguém usando, e isso pode fazer com que o gatinho tenha um interesse ainda maior por aquele lugar quando alguém abre a porta. Além disso, no banheiro existem vários estímulos que atraem os gatos: a água corrente, o barulho da descarga, os azulejos geladinhos (que são muito refrescantes nos dias quentes) e muito mais. Esse local é um grande parque de diversão para os felinos!

gato correndo pela casa
O gato correndo do nada pode ser um zoomie

4) Alguns gatos são obcecados por pés

“Meu gato é obcecado pelo meu pé!” Se isso já aconteceu com você, saiba que você não está sozinho. Vários gatinhos amam pés e podem passar horas se entretendo com essa parte do corpo humano. Isso acontece porque os gatinhos gostam dos cheiros que se concentram nesta região, e também por causa da temperatura quentinha que fica ali.

Como se isso não bastasse, o movimento dos dedos dos pés instigam o instinto caçador dos gatos. Ou seja, alguns gatinhos também gostam de brincar com os pés porque encaram nossos dedos como pequenas ‘presas’!

5) Deitar dentro de caixas de papelão

Já se perguntou por que gatos gostam tanto de caixas de papelão? E não apenas gostam de brincar com o objeto, como sempre tentam se enfiar dentro dessas caixas, mesmo que elas sejam bem pequenas! De acordo com pesquisadores da Universidade de Utrecht, na Holanda, quando os gatos deitam nas caixas isso promove uma sensação de proteção e segurança ao animal, diminuindo os níveis de estresse.

Isso provavelmente tem relação com os instintos selvagens da espécie. Na natureza, os felinos precisavam procurar abrigos para se proteger dos predadores. Eles normalmente procuravam lugares pequenos para se resguardar — e as caixas de papelão, hoje em dia, são o local perfeito, mesmo que eles não precisem mais disso.

6) Entregar carcaças de animais mortos para os donos

Os gatos levam presentes para os donos que podem ser assustadores e até um pouco nojentos. É o que acontece quando o animal te entrega uma baratinha morta, ou a carcaça de qualquer outro animal que eles caçaram. Mas, por mais estranho que isso seja, essa é uma das mais claras demonstrações do amor de gato.

Na natureza, a mamãe gata costumava caçar outros animais e levava a carcaça para os filhotes se alimentarem. Mesmo com a domesticação, os felinos continuam reproduzindo esse comportamento com quem eles amam, porque é a forma que eles encontram de expressar carinho.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *