[ad_1]
A cabeceira de cama faz toda a diferença na decoração do quarto! Ela ajuda a dar estilo e personalidade para a decoração, tornando o espaço ainda mais bonito.
Mas não é só isso! Ela evita que sua cabeça fique em contato com a parede fria ao dormir, minimizando o risco de que tenha dor de cabeça logo ao se levantar.
Quer investir em uma cabeceira de cama, mas não sabe como escolher o modelo perfeito? Sem problemas! A seguir, você confere uma lista com cinco dicas para te ajudar. Vamos nessa?
1. Tire as medidas da cama
Antes de iniciar a busca pela cabeceira perfeita é importante conferir as medidas da cama. Essa recomendação é feita porque existem diferentes modelos de cama, com tamanhos variados.
No quarto, vale a pena também entender:
Cores que NÃO devem entrar no ambiente
A cama casal, por exemplo, tem medidas de 1,38m x 1,88m. Já uma cama queen size possui medidas de 1,58m x 1,98m. A cama king size, por sua vez, mede 1,93m x 2,03m.
Mas por que isso é importante? Dessa forma, conseguirá escolher uma cabeceira que seja proporcional à sua cama, garantindo um visual mais bonito.
Ela pode tanto ficar tanto rente à cama como com uma sobra lateral. Tudo depende do efeito que deseja ter na decoração e do espaço disponível para o móvel.
2. Considere o tamanho do quarto
Ao escolher a cabeceira para cama também é importante considerar o tamanho do quarto. Desse modo, conseguirá escolher uma alternativa que caiba no espaço, sem comprometer a área disponível.
Em um quarto pequeno, a dica é que dê preferência para uma cabeceira alta, uma vez que dá a impressão de que o pé direito é alongado. Assim, terá a sensação de que o cômodo é maior.
Agora, se o quarto for estreito, procure usar uma cabeceira baixa, que vai de ponta a ponta da parede. Ela dá a sensação de amplitude, como se a área fosse maior.
3. Escolha o material da cabeceira de cama
O móvel está disponível em uma ampla variedade de materiais, o que possibilita escolher aquele que mais te agrada e tem a ver com a decoração do espaço.
Entre as principais opções, destaque para a cabeceira de cama estofada, que normalmente é revestida com material têxtil e um tipo de enchimento. Dependendo do padrão de costura, o móvel ganha um toque mais romântico ou clássico.
A cabeceira estofada pode ser revestida com linho, veludo e couro. Por ser de tecido, ela é mais macia e oferece um maior conforto ao se encostar nela.
Há, ainda, a cabeceira de madeira, que é perfeita para quartos com decoração rústica. Inclusive, esse material dá um toque mais acolhedor para o espaço, deixando a decoração aconchegante.
Outra opção é a cabeceira de metal, como a aramada, com design no estilo pavão, romano ou até mesmo em biombos. Normalmente, é uma peça que dá um toque romântico ao quarto (dependendo do acabamento) ou um ar mais industrial.
4. Siga o estilo de decoração do quarto
Quer garantir um resultado incrível na decoração do quarto? Então, considere o estilo decorativo do ambiente ao escolher a cabeceira. Se o espaço tiver uma decoração clássica, escolha um modelo com essa característica.
Para uma decoração romântica, aposte em uma cabeceira estofada e em tons claros, como o rosa pastel. Para um espaço predominantemente industrial, invista em um modelo de metal e assim por diante.
5. Defina a cor perfeita para o móvel
A cor é um detalhe importante para conseguir uma decoração bonita e visualmente agradável. De maneira geral, os tons neutros são à prova de erros, pois são fáceis de serem coordenados com outras cores que você utiliza no quarto.
E quais são as cores neutras nas quais você pode investir? Simples: branco, preto e tons de cinza. Se quiser algo atemporal, mas sem apostar nas cores neutras, invista numa cabeceira em tons de bege ou terrosos.
Agora, se você gosta mesmo é de decorações coloridas, aposte em um modelo com uma tonalidade mais vibrante ou aparecida. A dica é que opte por uma cor semelhante ou igual a outra que já está na decoração do quarto.
Por exemplo, se a decoração tiver tons de roxo e lilás, apostar numa cabeceira rosa é uma dica infalível. Assim, conseguirá uma decoração visualmente harmônica e muito mais bonita.