[ad_1]
Essa planta é conhecida por ser fácil de cuidar e por trazer beleza aos ambientes, por isso, fazer mudas da zamioculca também é um processo simples.
Na realidade, é possível realizar a propagação da zamioculca por meio de três formas diferentes: estacas de caule, estacas de folhas e divisão.
Além disso, saiba que você pode fazer tais mudinhas em qualquer época do ano, no entanto, é interessante que a planta esteja crescendo de forma ativa (o que geralmente acontece nos meses de primavera e verão).
Tenha em mente que, seja qual for o método escolhido, é preciso ter paciência, pois pode levar alguns meses até que você tenha uma planta completamente nova. Vamos aprender a fazer mudas da zamioculca agora?
Muda de zamioculca com estacas de caule
Fazer mudas da zamioculca através das estacas de caule é bem prático e inclusive é ótimo para plantas de todos os tamanhos.
Siga o passo a passo para realizar do jeito certo:
- Com uma tesoura de poda, corte um caule de sua zamioculca em direção à base dele;
- Num pequeno recipiente de vidro com água, coloque as estacas.
A água deve cobrir o fundo das estacas. Após, deixe o recipiente em um local que receba luz forte indireta, como no parapeito da janela, e troque a água a cada poucas semanas.
- Quando as mudas desenvolverem rizomas e raízes (com pelo menos 2,5 centímetros), o que pode demorar uns 3 ou 4 meses, é hora de você fazer o replantio no solo ou em um vaso.
Para isso, use terra bem drenada e regue as mudas recém-plantadas, permitindo que o excesso de água escorra do vaso.
Por fim, deixe a muda de zamioculca em um espaço com luz indireta. A rega deve acontecer somente quando o solo estiver completamente seco.
Veja também:
Como plantar zamioculca?
Muda de zamioculca com estacas de folhas
Esse método é bom para plantas pequenas que não têm muitos caules de sobra. Então, tudo o que você vai precisar é de uma folha saudável da zamioculca (embora a dica seja começar com várias folhinhas por vez).
Isso porque esse jeitinho de propagar zamioculca é menos confiável do que o anterior.
De toda forma, não perca as esperanças: é possível ter mudas da zamioculca com uma única folha, mas seja paciente e divirta-se vendo o crescimento dela.
Veja como fazer:
- Corte uma ou mais folhas da zamioculca com uma tesoura de poda o mais próximo possível do caule (tente tirar um pouco do caule a cada corte).
Como dito, as taxas de sucesso variam, então comece com 3 a 5 folhas.
- A seguir, encha um recipiente com terra bem drenada e coloque as folhas no solo com a base da folha empurrada para baixo no solo e o topo assentado acima da superfície.
Regue as folhas com cuidado para que o solo fique úmido, mas não encharcado.
- Coloque o recipiente em um local quente de modo a receber luz indireta e brilhante (igualmente, no parapeito da janela é a melhor aposta).
- Procure regar as mudas da zamioculca conforme notar que o soco está seco.
Após uns 3-4 meses, as folhas começarão a desenvolver pequenos rizomas e raízes na base. Com um cuidado contínuo, pequenos brotos irão crescer dos novos rizomas.
Muda de zamioculca por divisão
Essa é a maneira mais fácil de fazer mudas da zamioculca, entretanto exige uma planta madura, isto é, que já tenha múltiplos caules e rizomas.
Entenda como realizar essa tarefa:
- Remova a zamioculca do vaso com cuidado;
- Com as mãos, divida a planta separando os rizomas sob o solo, tentando quebrar o mínimo possível de suas raízes durante o processo;
- Feito isso, replante as novas mudas em vasos separados.
Lembre-se de usar um solo bem drenado (que tenha orifícios de drenagem). A preferência para o plantio de zamioculca é optar por vasos de plástico ou terracota.
Coloque as plantinhas de volta ao local original e faça a rega. A rega pode ser desnecessária caso você tenha feito isso antes de dividir sua zamioculca, já que regá-la demais não é legal.