Você sabia que existem raças de cachorro que são perfeitas para pessoas alérgicas? Para quem gosta de pets, ser alérgico aos animais de estimação é uma grande tristeza, né?! Não poder ficar abraçadinho com o peludo, receber lambeijos e dormir com ele não é nada fácil.
Se você sofre com rinite, asma, bronquite ou recebeu o diagnóstico de alergia a animais de estimação, não pense que é o fim da linha: existem alguns cachorros que podem provocar menos reações alérgicas.
Como funciona a alergia a cachorro?
Muitas pessoas acreditam que a alergia a cachorro é provocada pela pelagem do animal, mas você sabia que isso não é bem verdade? O que provoca a alergia é o alergénio Can f 1, uma proteína que os animais secretam e é encontrada na caspa (pele morta), saliva ou xixi de cachorro.
Mas então as raças de cachorro que não causam alergia nos humanos simplesmente não produzem essa proteína? Não é bem assim. Todos os cães produzem Can f1, a diferença é que algumas raças de cachorro produzem bem menos do que outras. Como consequência, não causam tantas reações a pessoas alérgicas. Vale dizer que a alergia a gato tem um princípio bem parecido, mas, nesse caso, a proteína produzida pelo gatinho é a Fel d1 e liberada nos pelos por meio da saliva durante a autolimpeza com a língua.
Ou seja: o pelo de cachorro não é o culpado da alergia. Na verdade, o problema dos pelos é o transporte de alérgenos pelo ar. Por isso, tanto cachorros peludos quanto cachorros de pelo baixo podem manifestar reações alérgicas nos outros, pois o que importa mesmo é a quantidade de Can f1 que cada raça produz. A seguir, confira as 12 raças de cachorro que provocam menos alergia nos humanos:
1) Bichon Frisé
O Bichon Frisé é uma das raças de cachorro pequeno mais fofo que existe. Eles são pequenininhos e possuem os pelos branquinhos e fofinhos como um algodão. Visualmente, até lembram um pouco o Poodle, mas as duas raças possuem diferenças entre si. A pelagem sedosa, macia e felpuda do Bichon Frisé é grossa e os pelos tendem a crescer ao invés de cair. Devido a característica dos seus pelos, podem ser tosados de diferentes formas.
2) Fox Terrier
O Fox Terrier, conhecido também como Terry Fox, é uma das raças de cachorro mais antigas do mundo. Eles são cães de porte pequeno a médio e podem apresentar dois tipos de pelagem: dura ou lisa. No primeiro caso, os pelos do cachorro Fox Terrier são mais densos, apresentam uma textura áspera e uma camada de subpelo curta e macia. Já na segunda, os pelos também são densos, mas são abundantes e bem colados no corpo. Ele praticamente não solta pelos, por isso são perfeitos para pessoas que sofrem com alergia a cachorro.
3) Labradoodle
O Labradoodle é um cachorro que surgiu do cruzamento entre cães da raça Labrador e Poodle. Como resultado, eles podem ter três tipos de pelo de cachorro diferente: o liso, encaracolado e crespo. O grande diferencial do Labradoodle é que ele é uma das raças de cachorro hipoalergênico, ou seja, não provocam alergias em seus donos. É por isso que essa raça é ideal para pessoas alérgicas.
4) Cão de Crista Chinês
O Cão de Crista Chinês é um cãozinho de aparência um pouco peculiar e grande parte disso deve-se à pelagem dele. Apesar dele ser considerada uma das raças de cachorro sem pelo, o Cão de Crista Chinês pode apresentar dois tipos de pelagem: o Pelado, que consiste em quase todo corpo sem pelo, tirando a região da cabeça, patas e rabo do cachorro; e o Powderpuff, que consiste em uma cobertura de pelagem fina e uma camada subpelo macio de pelos longos. Tanto um quanto outro não provoca tanta alergia nos humanos, pois o Cão de Crista Chinês é considerado hipoalergênico.
5) Poodle
O Poodle é uma das raças de cachorro mais populares do Brasil. A aparência deles é bem parecida com a de um Bichon Frisé, a diferença é que eles apresentam uma variedade de cores e tamanhos, enquanto o Bichon só aceita o padrão de pelo branco. Os pelos de cães dessa raça são um dos pontos que mais chamam a atenção: são exuberantes, encaracolados, mas são bem fininhos e suaves. Eles são ótimos para pessoas com alergia a cachorro.
6) Cão de Água Português
O Cão de Água Português é uma das raças de cachorro com pelo cacheado mais espertas que existem. Os pelos podem ser tanto curtos quanto longos e ondulados. Quando curtos, esses pelos são densos e apresentam pouco brilho, e quando longos, são bem brilhantes e felpudos. São pelos fáceis de cuidar, basta escovar o Cão de Água Português três vezes na semana para evitar a formação de nós. Essa é uma raça excelente para quem tem reações alérgicas porque são hipoalergênicos.
7) Bichon Havanês
Você sabia que o Bichon Havanês é uma raça excelente para quem tem alergia? Pode parecer estranho, afinal, eles são cães super peludos. Os pelos do Bichon Havanês são longos e podem ser lisos ou ondulados, o que dá ideia de que podem se soltar facilmente do corpo do animal. Contudo, eles quase não caem e os pelos ainda são hipoalergênicos, o que significa que eles não dão alergia nos humanos.
8) Schnauzer
O Schnauzer é um cãozinho que pode ter dois tipos de cores de pelagens diferentes: a preta e branca ou a preta e cinza. Os pelos do corpo são curtos e espessos, tirando a cabeça, as patas e o rabo que são maiores. Eles apresentam uma espécie de barba e bigode de cachorro que dão a raça uma aparência única e especial. Para quem sofre de alergia, a boa notícia é que o Schnauzer quase não solta pelos e ainda é considerado um cachorro hipoalergênico. Ou seja, ele pode ser a raça de cachorro perfeita para você!
9) Shih Tzu
O Shih Tzu é uma raça muito querida que está presente em muitos lares brasileiros. São cães simpáticos, meigos e brincalhões, e ainda possuem uma qualidade especial: quase não soltam pelo no ambiente. Além disso, ele faz parte das raças de cachorro hipoalergênico que não provocam reações alérgicas nos humanos. Possuem um pelo sedoso e longo, que se assemelha a um cabelo humano. Devido a essa característica da raça, o Shih Tzu precisa ser escovado diariamente para evitar a formação de nós e manter o aspecto saudável e brilhante dos pelos.
10) Yorkshire Terrier
Outro queridinho dos lares brasileiros, o Yorkshire é perfeito para tutores com alergia a cachorro. Eles são cães pequenos, se adaptam facilmente a diferentes ambientes e possuem uma pelagem que é muito fácil de cuidar. Ela é levinha, longa e sedosa, e quase não cai. Para evitar pelos embaraçados, o ideal é escovar os pelos do Yorkshire no mínimo 3 vezes na semana.
11) Maltês
O Maltês é um cãozinho encantador. É simpático, pequeno, carinhoso e bem fofinho. Ele possui uma pelagem longa, lisa e sedosa e pelos branquinhos que encantam qualquer um. O ponto alto dessa raça é que eles quase não soltam pelos. Como os pelos são longos e finos, é preciso escová-los pelo menos três vezes na semana para deixar a pelagem com aspecto bonito.
12) Airedale Terrier
A pelagem do Airedale Terrier é um pouco parecida com a do Fox Terrier. Eles possuem pelos médios duros e densos, que geralmente são encaracolados. Essa característica da raça, faz com que os pelos sejam basicamente à ‘prova d’água’, ou seja, a água não penetra nos fios. Eles quase não caem do corpo do Airedale Terrier, o que é ótimo para pessoas alérgicas.