Skip to content
Início » +10 Soluções Geniais Para o Seu Projeto

+10 Soluções Geniais Para o Seu Projeto

+10 Soluções Geniais Para o Seu Projeto


Banheiros sem janela são uma escolha popular em casas e apartamentos para otimizar o espaço. Eles permitem layouts flexíveis, aumentam as possibilidades de armazenamento e oferecem privacidade e liberdade na iluminação. 

Mas, o banheiro sem janela apresenta algumas desvantagens, como a umidade e a falta de iluminação. A boa notícia é que nem tudo está perdido e essas questões têm solução! 

A seguir, conheça truques recomendados por profissionais para realçar a luminosidade, combater a umidade e assegurar uma boa ventilação do banheiro sem janela.

Você ainda vai conferir projetos de, Nimo Arquitetura, Mageste & Blinovas Arquitetura, Rafaella Grasnoff – Loft 7 Arquitetura e Fenda Arquitetura

  1. Utilize um exaustor

    fullscreen

    O exaustor é uma solução prática para o banheiro sem janela – Projeto: Mari Milani + Arquitetas | Foto: Erika Urbino

O exaustor apresenta uma hélice que capta o ar do banheiro sem janela e joga para fora por meio de um duto, garantindo uma boa ventilação. Ele funciona conectado à rede elétrica e pode ser instalado no teto ou na parede. 

  1. Grade de ventilação

    imagem 2024 03 19 132959796 fullscreen

    A grade de ventilação é uma solução mais econômica para o banheiro sem janela – Projeto: Mari Milani + Arquitetas | Foto: Erika Urbino

A grade de ventilação é uma escolha inteligente porque, diferentemente do exaustor, opera sem precisar de energia elétrica. 

Além de remover odores e umidade em banheiros sem janelas, ela atua como um filtro que permite a entrada e saída do ar, mas bloqueia objetos e insetos. 

Sua instalação pode ser feita em qualquer abertura de parede, porta ou janela, promovendo a circulação de ar entre diferentes espaços. 

  1. Toalheiro térmico

    imagem 2024 03 19 133025365 fullscreen

    O toalheiro térmico é perfeito para o banheiro sem janela, porque aquece o ambiente – Foto: MetalWorks by Crismoe

O toalheiro térmico acelera a secagem das toalhas, evitando a proliferação de umidade no ambiente. Ele também valoriza a decoração, destacando a elegância do seu banheiro pequeno sem janela. 

Outra vantagem é que o toalheiro térmico pode ser programado para funcionar em horários específicos ou por tempo indeterminado. A temperatura varia entre 35°C e 52°C. 

  1. Capriche na iluminação do banheiro sem janela

    imagem 2024 03 19 133042622 fullscreen

    Bancada de ônix iluminada para o banheiro sem janela – Projeto: Maria Brasil Arquitetura e Interiores

Com a falta da janela, você precisa investir em diferentes tipos de iluminação. Além do teto, inclua pontos de luz ao redor do espelho, nas prateleiras e nichos. Arandelas também podem combinar com o décor.  

  1. Decore seu banheiro com plantas

    imagem 2024 03 19 133051201 fullscreen

    As plantas limpam o ar, diminuem a umidade e tornam o ambiente mais saudável – Projeto: Mageste & Blinovas Arquitetura – Foto: Juliana Novoa

    Viva Decora Profissionais

     

Sim, as plantas para banheiro são perfeitas para fazer parte da decoração do cômodo sem janela, porque, além de embelezar, ajudam a renovar o ar. 

No entanto, não é qualquer tipo que sobrevive a ambientes escuros e úmidos. O ideal é procurar pelas famosas plantas de sombra, como: 

  • Samambaia;
  • Violetas;
  • Zamioculas; 
  • Lírios da paz;
  • Babosa.
  1. Compre móveis resistentes

    imagem 2024 03 19 133100727 fullscreen

    É preciso investir em móveis resistentes à umidade no banheiro sem janela – Projeto: Rafaella Grasnoff – Loft 7 Arquitetura | Foto: Dam Mol

Por conta da umidade, os móveis feitos em MDF deterioram rapidinho, sobretudo o gabinete, porque a água da pia também escorre nele. Você tem, então, duas soluções para esse problema. 

A primeira é investir em móveis feitos de madeiras resistentes à água, como o compensado naval e o MDF ultra. São opções caras, mas que podem durar anos. 

Já a segunda opção, é deixar o armário de lado e instalar nichos e prateleiras para decorar seu banheiro e ganhar um espaço a mais para guardar o que quiser.  

  1. Desembaçador de espelhos

    imagem 2024 03 19 133110076 fullscreen

    Soluções simples podem deixar o banheiro sem janela muito mais confortável – Projeto: Nimo Arquitetura

Em banheiros sem janela, o uso de desembaçadores de espelho é bastante prático. Esses dispositivos funcionam aquecendo o espelho a uma temperatura que previne a formação de condensação. 

Na prática, você instala uma fina película de aquecimento ou um painel atrás do espelho que, quando ligado, mantém a superfície do espelho quente. 

Isso pode ser ativado manualmente ou programado para coincidir com os horários de uso do banheiro, garantindo que o espelho fique claro e livre de neblina após o banho, por exemplo. 

  1. Capriche na decoração

    imagem 2024 03 19 133119173 fullscreen

    Decore o banheiro sem janela com velas, flores, enfeites e um grande espelho para ampliar o espaço – Projeto: Fenda Arquitetura | Foto: Gisele Rampazzo

É importante considerar o layout do banheiro sem janela, mas não esqueça de pensar em incluir elementos decorativos também.  

Coloque velas aromáticas, vasos de flores, enfeites e capriche no tamanho do espelho, afinal, ele amplia os cômodos pequenos.   

O papel de parede também está liberado! É só escolher o seu modelo favorito e deixar o seu banheiro incrível. 

  1. Evite usar gesso

    imagem 2024 03 19 133130521 fullscreen

    O gesso não é resistente à umidade, portanto, deve ser evitado no banheiro sem janela – Projeto: Mari Milani Arquitetas | Foto: Rafael Ramos

Mesmo seguindo todas as dicas que demos aqui, é importante ressaltar que materiais que não são resistentes à umidade devem ser evitados. O gesso se deteriora com o tempo, por isso, não indicamos.  

Prefira revestimentos como azulejos e porcelanatos. São resistentes e fáceis de limpar no dia a dia. Seu banheiro sem janela estará sempre impecável com eles! 

  1. Prefira cores claras

    imagem 2024 03 19 133141686 fullscreen

    Cores claras ajudam a ampliar o banheiro sem janela – Projeto: Fenda Arquitetura | Foto: João Paulo Prado

Para complementar as dicas, prefira cores claras para paredes e pisos. Tons mais claros refletem melhor a luz, seja natural ou artificial, contribuindo para um ambiente mais luminoso e visualmente amplo. 

Agora que você já sabe como deixar seu banheiro sem janela impecável, confira a Viva Decora Shop: a melhor loja para construir e reformar ambientes dos seus sonhos!



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *