Skip to content
Início » +10 Ideias para o Seu Projeto

+10 Ideias para o Seu Projeto

+10 Ideias para o Seu Projeto


A altura ideal da bancada de cozinha é essencial para garantir conforto e eficiência na preparação de alimentos, refeições rápidas e no uso de torneiras

Para te ajudar a determinar a altura perfeita para sua bancada de cozinha, apresentamos dicas valiosas e ideias inspiradoras para o seu projeto. Descubra como otimizar a cozinha dos sonhos com nossas sugestões!

Qual é a altura ideal para bancada de cozinha?

fullscreen

1. Altura de bancada de cozinha pode variar conforme a sua estatura – Foto: Canva

 A altura padrão da bancada de cozinha varia entre 85 cm e 93 cm, considerando o piso. Mas, essa medida pode variar de acordo com sua estatura. 

Se você é uma pessoa alta, vale a pena fazer uma bancada proporcional ao seu tamanho para evitar dores na coluna. A mesma coisa vale para quem é mais baixo.  

Já a profundidade da bancada, pode variar entre 50 cm e 65 cm para garantir um espaço amplo e confortável. 

Como posicionar a bancada de cozinha?

imagem 2024 03 03 202103019 fullscreen

2. Cozinha americana com tons amadeirados e cadeiras de palhinha criam uma decoração atemporal – Projeto: Mandril Arquitetura | Foto: Mariana Orsi

Outro fator que pode influenciar na altura ideal para bancada de cozinha é a posição dela no projeto. Confira os locais mais indicados para instalar uma bancada!

Bancada no centro da cozinha 

imagem 2024 03 03 202116354 fullscreen

3. Considere sempre a acessibilidade e conforto na hora de determinar a altura de bancada de cozinha – Projeto: Jacqueline Fumagalli | Foto: Ronaldo Rizutti

Esse é um dos modelos mais funcionais que você pode incluir na cozinha, pois além de um elemento de apoio, ele serve como mesa para refeições – é a famosa ilha gourmet! 

A altura de bancada de cozinha para banquetas pode variar de 92cm e 100cm. Para ter uma mesa confortável, invista nas banquetas de 70cm a 75cm. 

Entretanto, para ter uma bancada central com banquetas, o espaço da cozinha precisa ser amplo para não bloquear a passagem e permitir a abertura dos móveis baixos. 

Bancada divisória para cozinha americana 

imagem 2024 03 03 202136945 fullscreen

4. A bancada de cozinha também pode ser o local de eletrodomésticos ou enfeites decorativos – Projeto: Mandril Arquitetura | Foto: Mariana Orsi

É comum que apartamentos compactos tenham uma cozinha americana dividida pela bancada. 

Você pode aproveitar esse espaço para colocar eletrodomésticos, como um cooktop, ou um armário para ganhar mais espaço no ambiente. 

A altura de bancada de cozinha americana também pode ter entre 92cm e 100cm. Escolha a medida que for mais vantajosa para seu dia a dia e na preparação de alimentos. 

Caso sua ideia seja usar a altura de bancada de cozinha americana como mesa para refeições, considere as mesmas medidas para as banquetas. 

Bancada de pia 

imagem 2024 03 03 202147400 fullscreen

5. Altura de bancada de cozinha com pia precisa ser confortável para o uso diário – Foto: Deca

Viva Decora Profissionais

A bancada de pia é o local onde lavamos a louça e preparamos as refeições. Por conta disso, ela precisa ter uma altura confortável para quem a usa com frequência. 

A altura padrão de bancada de cozinha não pode ser tão baixa nem tão alta. Então sempre avalie a estatura da pessoa que mais usa a cozinha no dia a dia para escolher a altura para bancada de cozinha perfeita.

Como arrasar no projeto da bancada da cozinha? 

Além de pensar na altura padrão de bancada de cozinha, separamos outras medidas e detalhes importantes para você considerar na hora de fazer o projeto da cozinha. Acompanhe! 

Materiais impermeáveis

imagem 2024 03 03 202159139 fullscreen

6. O porcelanato Apuan BK POL foi especificado na bancada desta cozinha – Foto: Portinari

Invista na pedra para bancada da cozinha que tenha baixa absorção, como granito e quartzo. 

O mármore pode manchar com facilidade, especialmente os tons mais claros, como o branco. A madeira valoriza a estética do ambiente, mas exige manutenção e limpeza frequente.

Além disso, é interessante considerar o porcelanato para bancadas de cozinha, afinal, o material oferece durabilidade, impermeabilidade e fácil manutenção. Marcas como Ceusa e Portinari oferecem uma boa variedade de estilos e cores. 

Bordas e áreas molhadas 

imagem 2024 03 03 202211606 fullscreen

7. Pingadeira de 3cm e rodapia entre 5cm e 18cm evitam danos e escorrimentos – Projeto: Rafaella Grasnoff – Loft 7 Arquitetura | Foto: @thiagoedam.mol

Considere também as medidas da rodapia e da pingadeira, afinal, elas são essenciais para a higienização diária do ambiente. 

Para a pingadeira, deixe no mínimo 3 cm para evitar que a água escorra pelos móveis e eletrodomésticos.

A rodapia impede que a água e outros líquidos escorram por trás da bancada. As mais tradicionais podem ter entre 5cm e 10cm e as modernas até 18cm de altura para bancada de cozinha. 

Acessórios embutidos 

imagem 2024 03 03 202227037 fullscreen

8. Forno, micro-ondas e frigobar embutidos nas bancadas de cozinha – Projeto:
Julia Oliveira – Jota Arquitetura | Foto: Rafael Renzo

Inclua acessórios de embutir na altura de bancada de cozinha, como lixeiras, escorredores e tábuas. Tudo que facilita sua rotina é muito bem-vindo! 

Banquetas modernas 

imagem 2024 03 03 202243385 fullscreen

9. Metal, madeira e plástico resistente são boas opções de materiais para banquetas da bancada de cozinha – Projeto: Mageste & Blinovas Arquitetura | Foto: Henrique Hansmann

Escolha banquetas modernas na altura adequada para a bancada da cozinha. Opte por materiais como metal, madeira ou plástico resistente, que sejam bonitos e fáceis de limpar diariamente.

Em suma, para garantir que a altura de bancada de cozinha fique confortável e funcional, é importante buscar ajuda de profissionais, como designers ou arquitetos, para orientações personalizadas e adequadas às suas necessidades.

imagem 2024 03 03 202255000 fullscreen

10. Profissionais especializados podem ajudar a definir a melhor altura de bancada de cozinha para você – Projeto: CC5 Arquitetura e Interiores | Foto: Ark Fotografia

 

Neste post, você conferiu projetos de CC5 Arquitetura e Interiores, Jacqueline Fumagalli, Julia Oliveira – Jota Arquitetura, Rafaella Grasnoff – Loft 7 Arquitetura e Mandril Arquitetura

Agora que sabe mais sobre o assunto, confira a melhor loja para construir ou reformar a sua cozinha dos sonhos. Visite a Viva Decora Shop!



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *