Com tantas raças de gato espalhadas por aí, é muito comum rolar uma confusão entre os bichanos. Até porque muitas raças são bem parecidas fisicamente entre si, o que acaba contribuindo ainda mais para essa incerteza. A explicação para isso é que muitas têm parentesco e surgiram de cruzamentos em comum.
Apesar disso, sempre existe um detalhezinho que torna super possível diferenciar as raças de gato. Seja o formato do corpo, do focinho, dos olhos ou até características da pelagem. Selecionamos 10 pares de gatos muito parecidos entre si e demos algumas dicas para diferenciá-los.
1) Siamês e Tonquinês
Quando se fala em um gato Siamês, é inevitável não imaginar um gatinho com as extremidades mais escuras. Essa é uma das principais características da raça, além dos olhos redondos com um tom de azul penetrante. No entanto, existe outro gatinho que apresenta características bem semelhantes: o Tonquinês. Ele possui uma coloração degradê, que pode variar entre cinza, dourado, bege e branco, além da principal característica do Siamês, que são as extremidades mais escuras em tons de marrom. No entanto, essa manchinha na extremidade do Tonquinês pode ser mais clara que no gato Siamês. Os olhos do Tonquinês também podem ter a coloração azul claro, mas também a verde.
Mas por que eles são tão parecidos? Essa semelhança tem tudo a ver com a origem do gato Tonquinês: o bichano surgiu do cruzamento entre um Siamês e um Birmanês, o que explica porque eles são tão parecidos fisicamente.
2) Siamês e Oriental Shorthair
Outra raça de gato bastante parecida com o Siamês é o Oriental Shorthair, mas nesse caso, é bem mais fácil diferenciar esses dois. Isso porque o Oriental Shorthair apresenta uma estrutura física bem diferenciada de todos os outros felinos. Ele tem um corpo esbelto, quadril estreito, pernas longas e uma musculatura forte, mas o que mais o diferencia mesmo ele do Siamês é o formato da cabeça. O gato Oriental tem a face triangular bem diferente e orelhas grandes e pontudas.
Além disso, o Oriental Shorthair pode apresentar maior variedade de cores de gato, enquanto o Siamês geralmente apresenta o clássico padrão de branco, bege, chocolate ou cinza, com o marrom escuro nas extremidades. Assim como o Tonquinês, o Oriental Shorthair também surgiu de um cruzamento entre um Siamês e outras raças de gato.
3) Gato Himalaia e Persa
O gato Persa é facilmente reconhecido por aí pela carinha de rabugento e bravo. No entanto, existe outra raça de gato que apresenta essa carinha típica do Persa: o gato Himalaia. Ele surgiu do cruzamento entre um gato Persa e um Siamês, e por isso apresenta características de ambas raças de gato. Uma característica herdada do Persa e o focinho levemente achatado. Além disso, a pelagem do Himalaio é cheia, lisa e longa.
4) Sphynx e Don Sphynx
O Don Sphynx e Sphynx são felinos que fazem parte das raças de gato sem pelo, uma característica exótica que sempre chama a atenção de qualquer um. Nesse caso, até o nome das raças é parecido, o que acaba gerando o questionamento: será que esses dois têm origem semelhantes? Apesar do nome similar, o Don Sphynx é um gatinho de origem russa, enquanto o Sphynx é canadense.
Uma das principais diferenças entre eles é que o Don Sphynx é realmente totalmente sem pelo, enquanto o Sphynx é um gatinho que pode apresentar uma leve penugem (no máximo 5 milímetros) em certas regiões do corpo. A ausência de pelos, no entanto, é uma característica que não tem nenhuma relação entre eles. Para nascer sem pelo, o Don Sphynx sofreu uma mutação em um gene dominante, enquanto o Sphynx teve a mutação em um gene recessivo.
5) Maine Coon e Norueguês da Floresta
O Maine Coon é um gato gigante que pode chegar a medir um metro e pesar entre 12 e 14 quilos, uma característica marcante da espécie. No entanto, esses bichanos são frequentemente comparados com o Norueguês da Floresta, outro gato gigante e peludo que chama atenção por onde passa. Mas apesar da semelhança, esses dois felinos não apresentam nenhuma relação entre si comprovado cientificamente.
O Maine Coon é um gato originário do estado de Maine, nos Estados Unidos, enquanto o Norueguês é da Noruega – como o próprio nome já diz. Mas acredita-se que tanto o Maine Coon quanto o Norueguês da Floresta tenham se esbarrado em algum momento em embarcações vikings que espalharam exemplares de gato por toda Europa e até os Estados Unidos. A grande diferença desses dois bichanos está no formato do corpo: o Maine Coon apresenta uma estrutura mais retangular e marcante, enquanto o segundo é mais magro e apresenta cabeça em formato triangular.
6) Gato de Pelo Curto Inglês e Chartreux
Outras duas raças de gato muito parecidas entre si são o gato de Pelo Curto Inglês e o Chartreux. A principal característica que eles compartilham é que ambos são cinzas, uma das cores de gato mais raras que encanta qualquer um. Mas não é só isso. Os dois apresentam um corpo robusto, pelagem de comprimento médio a curto e textura aveludada. A principal maneira de diferenciá-los é pela cor dos olhos. O Chartreux tem os olhos predominantemente dourados ou cobre, enquanto o Gato de Pelo Curto Inglês tem os olhos mais alaranjados.
Porém, apesar das semelhanças, esses gatinhos são de origem completamente diferentes. O gato de Pelo Curto Inglês, conhecido como British Shorthair, é um felino originário da Inglaterra, enquanto o gato Chartreux é de origem francesa.
7) Ragdoll e Sagrado da Birmânia
O Ragdoll é um das raças de gato mais fofas e amadas pela sua aparência e jeitinho meigo. Mas você sabia que o Ragdoll possui um ‘parente’ distante bem parecido com ele? É o gato Birmanês. Ambos apresentam uma pelagem semilonga super sedosa e fofinha. A coloração, no entanto, é diferente entre as duas raças de gato. O Birmanês pode apresentar variações de tons de preto, dourado, cinza e azul, mas as patas sempre são branquinhas, como se ele estivesse de bota. Já o Ragdoll apresenta três padrões aceitos: cores preto e branco que se misturam, mitted e o bicolor.
E existe uma explicação para a semelhança entre esses dois felinos: o gato Ragdoll surgiu do cruzamento entre as raças Angorá, Burmês e Sagrado da Birmânia. Por isso eles são tão parecidos e confundidos por aí.
8) Munchkin e Skookum
Provavelmente você já ouviu falar no Munchkin, o famoso gato salsicha. Mas você sabia que existe outra raça de gato com essa característica? O gato Skookum é um felino de patas curtinhas, e por isso também aparenta ser ‘rebaixado’. Isso tem total sentido quando se descobre a origem dessa raça. O Skookum surgiu do cruzamento entre o gato Munchkin e o Laperm, por isso eles herdaram as patas curtas do gato salsicha. Quanto ao Laperm, o Skookum herdou os famosos pelos cacheados, e essa é uma característica que ajuda a diferenciar essa raça do Munchkin.
9) Laperm e Selkirk Rex
O LaPerm é um gato com pelo cacheado, uma característica que é muito diferente e especial no universo felino, já que poucas raças de gato apresentam os pelos enrolados. Por essa razão, quando outro gato aparece com esse traço, é natural que ele seja confundido com o Laperm. É o caso do Selkirk Rex, uma outra raça que apresenta a pelagem encaracolada.
Apesar de ambas possuírem esse traço exótico, elas não apresentam nenhuma relação entre si. Os dois gatos surgiram de uma mutação genética espontânea, sem intervenção humana, que resultou nos característicos pelos enrolados. A chave para diferenciar essa duas raças de gato está na própria pelagem. O Selkirk Rex costuma ter o pelo bem encaracolado, enquanto o pelo do Laperm é mais ondulado.
10) Don Sphynx e Peterbald
O Don Sphynx, o gato ‘sem pelo’ citado anteriormente, parece muito com outra raça: o Peterbald. Mas diferente do caso do Sphynx e do Don Sphynx, existe uma explicação plausível para a semelhança entre eles. O Peterbald surgiu do cruzamento entre o Oriental Shorthair e o Don Sphynx. Por isso eles apresentam o corpo praticamente sem pelos, com apenas uma camada bem fininha. A melhor forma de diferenciar as duas raças de gato está no formato das orelhas: enquanto o Peterbald apresenta orelhas bem grandes e largas, o Don Sphynx tem a orelha um pouco menor.