Você sabia que existem cerca de 400 raças de cachorro espalhados por todo o mundo? E o mais legal de tudo é que todas elas possuem características únicas que se destacam. Por isso, é quase impossível não se apaixonar pelas pequenas peculiaridades de cada uma delas, especialmente quando essas “pequenas coisas” incluem pernas curtas.
Essa característica é um charme e pode estar presente tanto em cães pequenos quanto em cães de porte médio. Se você sempre quis um doguinho rebaixado, confira quais são as 10 raças de cachorro com pernas curtas mais famosas e adoráveis!
1) Dachshund
Quando falamos em raças de cachorro de perna curta, é impossível não pensar no Dachshund de primeira. Esse cãozinho possui o corpinho alongado e as patas curtas, deixando ele com o formato de corpo cilíndrico e rebaixado. É por isso que ele é conhecido popularmente no Brasil como cachorro salsicha.
A personalidade do Dachshund é tão encantadora quanto a sua aparência: são cãezinhos leais, amigáveis e dóceis. E apesar de serem baixinhos, são destemidos e adoram uma aventura. Porém, devido ao formato do corpo alongado do Dachshund, eles precisam de alguns cuidados, como não deixar eles pularem de lugares altos. Isso porque eles têm uma maior predisposição a desenvolver a hérnia de disco em cães.
2) Basset Hound
Conhecido por ser um cachorro de orelha gigante, o Basset Hound também possui as patas curtas. Eles possuem o corpo alongado como o Dachshund, mas são bem maiores e mais pesados. Um Basset Hound macho pode chegar a pesar 34 quilos, enquanto o salsichinha deve pesar no máximo 9 quilos.
A personalidade do Basset Hound é bem tranquila. São cãezinhos amigáveis, amorosos, preguiçosos e de fácil convivência. Ele também é um excelente cachorro farejador e era muito utilizado no passado para caça de pequenos animais.
3) Lulu da Pomerânia
O Lulu da Pomerânia está entre as menores raças de cachorro do mundo. Eles possuem uma pelagem exuberante muito parecida com a juba de um leão, e perninhas curtas que combinam perfeitamente. Isso faz com que eles pareçam ainda menores do que são.
Quanto à personalidade do Lulu da Pomerânia, é impossível não se apaixonar. Eles são amorosos, amigáveis, ativos e super brincalhões. Eles também adoram ser o centro das atenções e gostam de passar o tempo ao lado do tutor.
4) Corgi
O Corgi, cachorro da Rainha Elizabeth II, também se destaca quando o assunto são patas curtas. Eles possuem uma pelagem densa, orelhas grandes em formato triangular apontadas para cima e um corpinho alongado irresistível. Podem chegar a pesar 15 quilos, mas quanto a altura, são pequenininhos e medem no máximo 30 centímetros.
O Corgi é um cãozinho companheiro, tranquilo e super inteligente. Apesar de serem parceiros dos tutores, eles são independentes também e ficam de boa na ausência do tutor. Devido ao temperamento, essa é uma das raças de cachorro ideais para famílias com crianças
5) Bulldog Americano
O Bulldog Americano é um cão de porte médio bastante forte e de corpo robusto e musculoso. Apesar disso, eles também são uma das raças de cachorro que possuem patas curtas. Essa característica deixa esses cãezinhos com uma aparência um pouco desproporcional, já que são corpulentos e rebaixados, mas pode ter certeza que é isso que dá todo charme pra raça.
Já a personalidade do Bulldog Americano não condiz em nada com a pose de bravo desses peludos. Eles são calmos e afetuosos, além de serem excelentes companheiros para momentos de descanso em casa. São corajosos, leais, amorosos e fazem de tudo para proteger quem ama.
6) Bulldog Inglês
De corpo robusto e musculoso, o Bulldog Inglês também chama a atenção pelas patas curtas. O rosto e o corpinho dele são enrugados, o que deixa o Bulldog com uma carinha de cachorro bravo. No entanto, eles estão longes de ser uma as raças de cachorro agressivo.
Na verdade, o Buldogue Inglês possui um temperamento calmo e afetuoso que encanta qualquer um. Geralmente, se relacionam bem com outros animais e pessoas desconhecidas, e são considerados uma das raças de cachorro mais preguiçosas que existem. Portanto, se você está em busca de um companheiro para os momentos de descanso, o Bulldog Inglês é uma excelente escolha.
7) Bulldog Francês
Muita gente se pergunta sobre a diferença entre o Bulldog Francês e o Buldogue Inglês, e a resposta a essa pergunta está no tamanho dessas raças de cachorro. O Buldogue Francês é menor que o Inglês, mas são tão adoráveis quanto. Eles possuem orelhas grandes em pé, pernas curtas e um rostinho muito fofo.
Ele é um cão cheio de personalidade, está sempre pronto para brincar e socializar com outras pessoas e animais. O temperamento alegre e carinhoso da raça faz com que esses peludos sejam uma das raças de cachorro mais populares do mundo.
8) O Schnauzer miniatura tem as pernas mais curtas
O Schnauzer miniatura é conhecido pelo bigodinho charmoso e único que o diferencia de todas as raças. Eles também possuem patas mais curtinhas e já foram muito utilizados no passado para caçar ratos e outros roedores. São cãezinhos de porte pequeno, pesam entre 4 e 8 quilos, e medem 35 centímetros de altura.
A personalidade do Schnauzer miniatura também chama bastante atenção. Apesar do tamanho, ele é um cãozinho corajoso, inteligente e cheio de energia. Também são cães leais, amorosos e apegados à família.
9) West Highland White Terrier
O West Highland White Terrier é uma raça de cachorro originária da Escócia que também possui as patas curtas como característica. Eles são conhecidos pela pelagem dupla branquinha e pelo corpo compacto que pode pesar entre 6 e 8 quilos.
Devido à personalidade amorosa, dócil, amigável e brincalhona do West Highland White Terrier, ele é um excelente companheiro para qualquer família. Apesar de serem cães independentes, eles gostam de passar o tempo ao lado daqueles que ama, seja recebendo carinho ou durante brincadeiras.
10) Pequinês
Pequeno, fofo e charmoso, o Pequinês não poderia faltar nessa lista. Ele tem uma pelagem longa e sedosa, corpo compacto e, claro, a pata de cachorro curta. O rosto desse cãozinho é comparado frequentemente com o rosto do Pug devido ao focinho achatado e olhos esbugalhados. São cães pequenos também, medem de 15 a 23 centímetros e pesam até 6 kg.
Apesar de estar entre as menores raças de cachorro, o Pequinês é dono de uma personalidade forte e pode partir para cima de cães maiores quando se sente ameaçado, especialmente se ele não tiver sido socializado adequadamente. Mas fora isso, o Pequinês é um cãozinho tranquilo na maior parte do tempo.